Qual o papel do gestor na resolução de conflitos? Saiba tudo!

papel do gestor na resolução de conflitos

O desentendimento no ambiente de trabalho é inevitável, afinal, um time quase sempre terá profissionais com personalidades e pontos de vista bem diferentes. Mas, diante disso, você sabe qual deve ser o papel do gestor na resolução de conflitos?

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Embora algumas empresas ofereçam treinamento sobre como lidar com problemas na equipe, muitos líderes não entendem de fato o que precisam fazer. Dessa forma, os atritos aumentam e deixam um clima péssimo no ambiente capaz de afetar os resultados de todo um setor.

Se você é gestor e quer saber o que pode fazer diante de situações de conflito entre colaboradores, este artigo foi feito para você. Confira.

Afinal, qual é o papel do gestor na resolução de conflitos?

Saber gerenciar situações de conflito no trabalho é uma habilidade essencial para ter uma equipe de sucesso. Alcançar bons resultados só é possível com um time que consegue trabalhar junto, desenvolver estratégias e agilizar processos.

Por isso, é fundamental saber como agir diante de problemas entre os colaboradores. Descubra o que você, como gestor, pode fazer.

Reconhecer o conflito

Saber identificar conflitos e a razão por trás deles é algo que todo gestor deve fazer. E pode-se dizer que o principal motivo nesses casos é a falta ou a falha na comunicação.

Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Harvard, 70% dos problemas que acontecem dentro de uma empresa estão relacionados direta ou indiretamente com a comunicação. Geralmente, esse tipo de atrito se desenvolve quando duas ou mais pessoas não conseguem se entender. 

No entanto, um bom gestor procurará identificar quais são os gatilhos para essas situações e por que essas falhas costumam acontecer. A partir daí, ele deve procurar técnicas, métodos e soluções que previnam esse tipo de desentendimento.

Praticar a escuta ativa

Já reparou que, durante uma discussão, costumamos formular uma resposta na nossa cabeça para responder ao outro ao invés de apenas ouví-lo? 

Isso acontece porque, em situações de conflito, ficamos carregados de emoções, mas é importante prestar atenção e esperar que o outro termine de falar. Apesar de ser bastante comum, um bom líder precisa praticar a escuta ativa e empática.

Mesmo que você não concorde com o que alguma das partes esteja dizendo, é preciso procurar se colocar no lugar da pessoa e compreender que a perspectiva que ela tem da situação é diferente da sua.

Intervir apenas quando necessário

Tão importante quanto identificar a origem de um conflito é saber se você deve ou não interferir. Muitas vezes, os colaboradores envolvidos no problema conseguem resolvê-lo sozinhos, ou ele não é tão relevante a ponto de atrapalhar o trabalho.

Procure intervir apenas quando perceber que as pessoas não estão chegando a um consenso, ou se ele for persistente. Embora você seja o líder, resolver desentendimentos também faz parte do desenvolvimento profissional dos colaboradores.

Saber quando envolver o RH

Às vezes, por falta de orientação ou por não saber lidar com situações de conflito, os gestores costumam recorrer ao RH assim que percebem um problema. No entanto, esses profissionais só devem ser acionados quando todos os seus recursos se esgotarem.

Se o atrito está acontecendo devido a um problema de comportamento, o recomendado é recorrer ao código de conduta e seguir os procedimentos que são indicados por esse documento. Aliás, essa ferramenta deve ser bastante explorada, principalmente por gestores que estão começando em cargos de liderança.

Mas em casos mais graves ou reincidentes, o ideal é contar com a ajuda do departamento de recursos humanos. Documente as conversas, reúna-se com o RH e sugira a implementação de um planejamento.

Quando apenas a conversa não está surtindo efeito, é necessário agir de forma mais profunda, criando um plano e definindo prazos para que os envolvidos apresentem uma mudança no comportamento.

Enfim, ser capaz de solucionar atritos entre a equipe pode ser uma das competências mais difíceis para um líder desenvolver. Mas uma vez que você entende que o papel do gestor na resolução de conflito é avaliar a situação, saber escutar com empatia e identificar o momento certo de agir e pedir apoio, essa missão fica muito mais simples.

E se você quer continuar evoluindo profissionalmente, temos uma última dica para te dar: faça um MBA ou uma especialização EAD, como a pós-graduação Unic.

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