7 técnicas para desenvolver o autoconhecimento: veja quais são

técnicas para desenvolver o autoconhecimento

Seja para o lado pessoal, seja para o profissional, saber técnicas para desenvolver o autoconhecimento é fundamental para conseguir entender mais de si mesmo, compreender seus gostos e motivações e ter clareza do que você deseja para o seu futuro. Mas quais são, exatamente, essas táticas?

Antes de mais nada, que tal esclarecermos o que é, exatamente, autoconhecimento? Essa palavra ganhou todos os holofotes nos últimos anos, mas nem sempre sua definição é fácil de ser compreendida.

Quando o assunto é o autoconhecimento, isso significa conhecer a si mesmo a fundo, indo além das questões básicas de gostos e desejos, e também passando por um processo de descobrir a origem de comportamentos, os motivos por trás das suas vontades e o pleno entendimento da sua personalidade.

Agora, você pode estar pensando: “o que devo fazer para ter esse conhecimento?” Por mais que não exista uma única maneira de buscar o autoconhecimento, listamos algumas técnicas que podem te ajudar. Confira todas elas abaixo.

7 técnicas para desenvolver o autoconhecimento

1 – Ter tempo para si mesmo

O primeiro passo é organizar a sua rotina para conseguir alguns períodos livres, que você vai dedicar a si mesmo. Sem tempo para “olhar para dentro”, cuidar de você e refletir sobre tudo que envolve a sua existência é mais complicado desenvolver essas novas percepções.

Por isso, priorize momentos dedicados a você, durante os quais será possível fazer atividades que você gosta, pensar sobre suas vontades, aproveitar o silêncio e ter mais clareza para tomar as próximas decisões.

2 – Buscar profissionais qualificados

Psicólogos que atuam como psicoterapeutas são especializados em processos de autoconhecimento, então, para potencializar ainda mais essa jornada e contar com profissionais qualificados, não hesite em buscar esse suporte.

A conversa e orientação com um psicólogo fazem toda a diferença, em especial porque você terá um acompanhamento profissional para os momentos de dúvida, confusão, realizações desconfortáveis e decisões importantes.

3 – Procurar novas vivências e experiências

Você já ouviu falar no conceito de alteridade? Ele pode ser definido como o que há de diferente no outro, ou a percepção de que o outro é uma pessoa singular e diferente de você. Essa experiência pode te ajudar a identificar mais características de você mesmo por meio do encontro do diferente.

Para encontrar o novo e enxergar ainda mais de si, você precisa se permitir viver novas experiências. Siga a sua curiosidade, experimente o novo, viaje, entre em contato com pessoas que não fazem parte do seu círculo social, visite outros bairros e consuma novas formas de cultura.

Além de adicionar uma valiosa bagagem de vida e empatia à sua trajetória, esse exercício vai revelar muitas características da sua personalidade que, talvez, você ainda não tenha reconhecido.

4 – Se questionar

O processo de autoconhecimento é um verdadeiro mergulho em si mesmo, e ele não pode acontecer se você continuar com as mesmas convicções e certezas. O processo de autoquestionamento é normal e importante para todas as pessoas, sendo uma excelente ferramenta para entender as origens de alguns comportamentos, opiniões e vontades.

Além disso, o incômodo de ter que responder às suas próprias perguntas, e encarar as dúvidas sobre seus sentimentos e emoções, ajuda a construir uma personalidade mais flexível e aberta às possibilidades da vida.

5 – Ser gentil consigo mesmo

O processo de questionamento pode levar a um momento crítico, em que você pode não aceitar que se conhecer também é mudar. Sendo assim, não se esqueça nunca de ser gentil consigo mesmo, porque o ser humano está em constante estado de transformação e busca por novas formas de ver o mundo.

Poder mudar de opinião é lindo e uma forma incrível de vivenciar novas experiências e pontos de vista, então, não precisa ser duro ou inflexível com esse movimento.

6 – Fazer exercícios de reflexão sobre a sua trajetória

Olhar para o passado é uma ótima maneira de compreender melhor as suas escolhas e maneiras de enxergar a vida. Ao observar a vida em retrospecto, você vai conseguir identificar padrões e momentos de ação que fizeram toda a diferença para o presente e futuro que está construindo, além de ver com mais clareza os erros, formas de corrigi-los, maneiras de lidar com frustrações e o racional para tomar decisões.

7 – Entender que esse é um processo contínuo

O ser humano está em constante estado de transformação, e por isso, se autoconhecer é um processo que nunca tem fim. Parece assustador, não é mesmo? Mas na realidade, é muito interessante e inspirador entender que você pode mudar, se adaptar e trocar de ideia quando quiser.

O autoconhecimento ajuda a estabelecer limites, conhecer seus desejos e compreender suas origens, mas não é uma caminhada “engessada”. Pelo contrário, ela vai abrir inúmeras novas portas para você, que aos poucos vai descobrir todas as suas potencialidades, sejam elas pessoais ou profissionais.

Falando em vida profissional, agora que você já está colocando em prática as técnicas para desenvolver o autoconhecimento, outra maneira de se desenvolver na carreira é por meio de uma pós-graduação. Um MBA a distância, por exemplo, pode criar um grande impacto positivo na sua vida, além de contribuir para o processo de olhar para si mesmo.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!