Como se manter motivado no trabalho? Confira 8 dicas

como se manter motivado no trabalho

A motivação é um fator de extrema importância no cotidiano do trabalho. Sem ela, é complicado conseguir focar, ser um colaborador ativo, realizar as suas tarefas e cumprir com todas as responsabilidades. Contudo, é comum que muitos profissionais percam essa vontade, e caso você esteja se perguntando como se manter motivado no trabalho, saiba que está no lugar certo.

Cientes dessa dificuldade, reunimos 8 maneiras práticas para reencontrar a motivação e conseguir desenvolver ainda mais a sua vida profissional. Com essas dicas, você vai perceber que a sua forma de encarar o expediente vai mudar de forma positiva, e todos ao seu redor vão perceber a diferença.

Como se manter motivado no trabalho? Confira 8 dicas práticas

Veja abaixo como se manter motivado no ambiente de trabalho e fazer a sua carreira decolar.

1 – Encontre o propósito no seu trabalho

Muitas vezes, estar desmotivado é o resultado de não enxergar um propósito maior no seu trabalho. Por isso, busque encontrar esse propósito nas suas atividades, seja em relação à empresa em que trabalha, seja em relação à sua carreira.

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

Por exemplo, você pode identificar uma habilidade nova que está desenvolvendo, e que será essencial para que você consiga assumir posições mais altas no futuro. Ou, quem sabe, perceber que o usar o inglês no dia a dia está melhorando a sua autoconfiança em relação ao idioma, o que vai fazer a diferença em inúmeras situações.

2 – Estabeleça metas que te deixem animado

A falta de motivação pode ser um sintoma de um processo um pouco maior, a falta de um norte para almejar no trabalho. Sendo assim, mude essa situação com o estabelecimento de metas que façam sentido e te deixem animado.

Criar objetivos consigo mesmo é uma opção, mas caso seja possível, tente conversar com seu líder, explicar que você deseja ter metas para se desafiar e desenvolver esse plano junto dele, sem necessariamente dizer que está desmotivado. Assim, você terá o reconhecimento próprio e também do seu gestor quando atingir as metas, o que também ajuda na motivação.

3 – Mude suas táticas de organização

Existem centenas de métodos de organização por aí, e talvez a sua falta de motivação esteja relacionada ao uso da tática errada. Pode ser que a sua maneira de se organizar não faça mais sentido, ou quem sabe você ainda não encontrou a forma ideal de sistematizar e ordenar o trabalho?

Vale a pena fazer testes e até mesmo compreender se você não está organizando demais – ou de menos – o seu cotidiano profissional. Algumas práticas precisam de um toque de improviso e margem para imprevistos, então, ser muito rígido e metódico também pode ser um ponto de frustração, que leva à falta de motivação.

4 – Invista em uma pós-graduação e se desenvolva

Será que o seu sentimento não é apenas resultado de estar estagnado na carreira? Quando você deixa de aprender mais e não consegue executar tarefas novas, a sensação de estar desmotivado é normal. Para resolver isso, é preciso pensar em maneiras de se desenvolver, e a principal delas é a pós-graduação.

Investindo em uma pós você vai conseguir se tornar um especialista, se atualizar, melhorar soft skills, aumentar sua rede de contatos, descobrir tendências e novas possibilidades na sua área e ganhar destaque no mercado. Todos esses fatores podem contribuir positivamente na hora de se sentir bem com o trabalho.

5 – Melhore a sua gestão de tempo

Se você ainda está em dúvidas sobre como se manter motivado no ambiente de trabalho, que tal observar a sua gestão de tempo? Caso esteja procrastinando demais, ou atarefado demais, sem tempo para respirar durante o expediente, é importante avaliar o que te leva a manter esses padrões e tentar mudar esse cenário.

Use técnicas de gestão de tempo, como o método pomodoro, tente unir o gerenciamento do dia com seu novo método de organização e até mesmo cogite conversar com sua equipe para redistribuir tarefas e encontrar o equilíbrio.

6 – Não seja tão crítico consigo mesmo

Estar constantemente frustrado consigo mesmo é a receita perfeita para a desmotivação. Sendo assim, tente ser mais gentil com a sua versão profissional. Lembre-se constantemente de que almejar a perfeição em qualquer área da vida é um movimento em vão, e por mais que buscar ser um profissional melhor seja de extrema importância, você precisa estabelecer limites para não se frustrar.

Inclusive, o caminho em busca da motivação também deve ser leve, sem grandes cobranças e expectativas. Caso contrário, se você demorar para estabelecer essa mudança, o que é plenamente normal, também pode se sentir mal, o que só vai atrapalhar ainda mais o processo.

7 – Valorize o equilíbrio entre vida pessoal e vida profissional

Muitas vezes, a raiz do problema está longe do escritório, sabia? A falta de equilíbrio entre vida pessoal e vida profissional frequentemente leva à desmotivação. Aproveitar os momentos de lazer, ter uma vida social, descansar, dormir bem e praticar exercícios físicos são alguns exemplos de atividades que contribuem para uma vida equilibrada, o que reflete diretamente na carreira.

Se você foca toda a sua energia no trabalho, sem explorar os outros campos da vida, é fácil se frustrar, se sentir insuficiente e não ver um propósito para a carreira.

8 – Buscar novas oportunidades

Por mais que as dicas acima, de como se manter motivado no trabalho, possam melhorar muitas situações e ajudar centenas de profissionais, às vezes o problema está no ambiente de trabalho. É importante reconhecer que nem sempre você é o responsável pela mudança, então, nesses casos, não há nada de errado em observar o mercado de trabalho em busca de novas oportunidades, em locais que te motivem e potencializem seus diferenciais.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!