Aprendendo inglês? 7 erros comuns que atrapalham o aprendizado

aprendendo inglês

Não é novidade que todas as áreas profissionais precisam de um segundo idioma, principalmente o inglês — que é praticamente obrigatório na maioria das vagas. E, se você está aprendendo inglês ou tem vontade de estudar o idioma, já deve ter cometido alguns erros que são bem comuns.

Para gostar do idioma e conseguir alcançar um nível interessante de aprendizado, é preciso que seja um processo leve e estimulante. Por isso, ter consciência dos erros mais comuns ao estudar uma nova língua facilita os processos e ajuda a não cometê-los.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Para entender os erros mais comuns e conseguir evitá-los, listamos alguns deles neste texto. Continue lendo este artigo para saber mais detalhes!

7 erros comum de quem está aprendendo inglês

Não é uma tarefa fácil aprender uma nova língua, afinal, erros acontecem e é comum com todas as pessoas. Mas é importante lembrar que não existe uma única forma de aprender uma nova língua, pois cada pessoa tem um ritmo de aprendizado. 

Para garantir o sucesso durante o aprendizado no inglês, confira as dicas abaixo:

1 – Falta de um objetivo claro para aprender inglês

Ter um objetivo é importante para tudo que começamos, ainda mais quando o assunto é um novo idioma. Para a língua inglesa, ter um objetivo traçado facilita o aprendizado. O que te motiva a buscar essa fluência? É para incrementar seu currículo ou conseguir uma promoção que sempre sonhou?

Com objetivo traçado, agora é entender suas verdadeiras necessidades e decidir o que precisa focar mais. Isso vai ser um estímulo para conseguir ter mais disciplina e organização no seu aprendizado.

2 – Achar que vai ser rápido

Muitas escolas prometem fluência em poucos meses e isso acaba gerando uma expectativa, afinal, quem não quer sair falando um novo idioma em pouco tempo? A ilusão acaba sendo motivada pela empolgação inicial de quem necessita falar inglês rápido e, aos poucos, isso vai caindo por terra. 

É importante entender que aprender a língua inglesa não é pizza e que não existe nenhum “disk-inglês” para entregar o conhecimento do idioma na sua casa.

3 – Achar que só frequentar as aulas é o suficiente

Frequentar apenas as aulas de inglês, seja particulares, seja em grupo ou em escolas de idioma pode não ser o suficiente para alcançar um bom nível do idioma. É necessário estar em contato com a língua sempre que possível, pois é importante que tenha um comprometimento. 

Faça isso através de livros, revistas, filmes, documentários, séries e entre outras formas — assim, será possível melhorar seu vocabulário e atingir seu objetivo da melhor forma.

4 – Achar que vai aprender inglês no prazo definido pelo professor ou escola

Lembre-se sempre: nem todo mundo aprende no mesmo ritmo, pois cada pessoa tem um processo de aprendizagem. Isso acontece porque além de serem seres únicos, cada um tem um objetivo e é preciso se dedicar para conseguir os resultados que tanto sonha.

5 – Ter vergonha de conversar em inglês

A vergonha, infelizmente, pode ser algo comum e presente quando estamos aprendendo um novo idioma. Não adianta ler apenas livros e praticar a escrita. É preciso conseguir se comunicar e isso só é possível se o treinamento estiver em dia. 

É comum cometer erros no início de um novo aprendizado e isso não é motivo de vergonha. Apenas com o treino você irá aperfeiçoar a pronúncia e outras técnicas.

6 – Desistir na primeira dificuldade do aprendizado

Esse pode ser o pior erro de cometer durante o processo de estudo de inglês — e qualquer outro idioma. Desistir não vai resolver seus problemas. Na verdade, vai te deixar com a sensação de fracasso e objetivo largado pela metade, e em todo estudo é importante persistir.

Busque por métodos diferentes de aprendizado, tenha auxílio de profissionais, crie um cronograma que encaixe na sua rotina e lembre-se sempre do objetivo que você definiu quando iniciou as aulas de inglês. Dedicar-se vai te dar uma recompensa lá na frente.

7 – Culpar o método de ensino 

Se você não se identificou com o método de ensino da escola ou do professor particular, a melhor saída é buscar por outras alternativas porque não adianta levar isso como uma desculpa para não se dedicar aos estudos do idioma.

Admita que talvez você não se dedicou, não estabeleceu uma meta possível de alcançar ou que não está se adaptando com o método que está estudando. Não há nada de errado em dar alguns passos pra trás, repensar e traçar novas metas. Recalcule a rota antes de pensar em desistir.

Esses são apenas alguns erros comuns e que podem travar uma pessoa que está aprendendo inglês, fazendo-a desistir de buscar o aperfeiçoamento em um novo idioma. Além do inglês, investir em uma pós-graduação online é um passo importantes para deixar o currículo mais forte e impulsionar a sua carreira.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!