O que são equipes autogerenciáveis e quais suas características

equipes autogerenciáveis

As equipes profissionais, como as conhecemos hoje, são formadas por um grupo de colaboradores e um líder responsável por sua supervisão. Entretanto, devido às constantes evoluções do mercado de trabalho, a existência de equipes autogerenciáveis tem sido cada vez mais comum.

De menores custos a maior engajamento profissional, a formação de equipes autogerenciáveis oferecem inúmeros benefícios, tanto para os colaboradores quanto para a empresa.

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Hoje, vamos abordar a concepção de equipes autônomas, suas principais características e os benefícios que oferecem à organização e a seus membros.

Confira!

O que são equipes autogerenciáveis?

As equipes autogerenciáveis são um grupo de funcionários que opera, na maior parte das vezes, completamente por conta própria, sem uma supervisão consistente de um líder.

Esse tipo de equipe difere da estrutura organizacional tradicional, na qual um gerente delega tarefas aos colaboradores, sendo responsável pela concepção do produto final.

Ao invés disso, as equipes autogerenciáveis lidam com a elaboração de um produto ou o gerenciamento de um projeto, por exemplo, com pouca ou nenhuma supervisão de um chefe de setor, determinando os prazos, horários e meios de comunicação mais adequados.

Quais as características de uma equipe autogerenciável?

Quando as equipes autogerenciáveis são implementadas corretamente, elas se tornam altamente eficazes, inovadoras e motivadas.

Além do fato de não possuírem um líder ou gestor, confira abaixo as principais características que definem uma equipe autogerenciável.

1 – As equipes autogerenciáveis são autônomas

A principal característica das equipes autogerenciáveis é a autonomia.

Afinal, os times trabalham em conjunto, colaborando entre si e movendo-se em direção a um objetivo central e comum diariamente. 

Eles sabem quais as principais metas do grupo e quais etapas devem ser seguidas para alcançá-las, criando um ambiente cooperativo e de motivação mútua. 

De maneira autônoma e independente, os membros de uma equipe autogerenciável realizam suas tarefas sem a necessidade da supervisão de um gerente ou chefe de  setor.

2 – Elas costumam ser altamente coesas

As equipes autogerenciáveis são unidas e devem estar sempre em sincronia para trabalharem bem. 

Seus membros costumam sentir-se à vontade uns com os outros, compartilhando suas ideias livremente e auxiliando no fomento de ideias e soluções criativas.

Essa coesão existente nas equipes autogerenciáveis motiva os colaboradores a fazerem sempre o seu melhor, gerando diversos benefícios para a empresa e para seus clientes.

3 – As decisões são tomadas em conjunto pelos membros da equipe

Apesar da liderança ser algo essencial para as equipes autogerenciáveis, nenhuma pessoa assume o papel de líder de maneira individual. 

Ao invés disso, todos contribuem para as decisões de maneira igual, criando processos de deliberação confiáveis e altamente eficazes. 

4 – As equipes são autoconscientes

Os membros das equipes autogerenciáveis são bastante autoconscientes, sempre buscando maneiras de melhorar seu desempenho e otimizar seus processos. 

Por conta disso, essas equipes sabem reconhecer seus esforços e resultados, principalmente quando eles não são concluídos de maneira satisfatória.

5 – Os membros possuem boas habilidades comunicativas

Fazer parte de uma equipe autogerenciável significa valorizar e priorizar a comunicação aberta entre seus membros. 

Devido a isso, essas equipes costumam ter habilidades comunicativas acima da média, já que estão acostumadas a contribuir para as discussões levantadas pelo time de maneira eficaz e inteligível.

Quais os benefícios de uma equipe autogerenciável?

Quando uma empresa investe na formação de equipes autogerenciáveis, os benefícios costumam impactar diversas áreas da organização, incluindo seus colaboradores e clientes.

Entre as principais vantagens profissionais de uma equipe autogerenciável estão:

– Maior engajamento profissional: as equipes autônomas geram maior engajamento por parte de seus membros, ao incluí-los em seus processos e em suas tomadas de decisões;

– Menor supervisão: nessas equipes, não há a necessidade de uma supervisão constante por gerentes ou líderes de outros setores, já que os membros seus membros têm seus próprios processos e metodologias de trabalho;

– Custos reduzidos: em empresas maiores, as equipes autogerenciáveis podem auxiliar na redução de custos gerais, já que a organização não precisa contratar gerentes para supervisioná-las;

– Tomadas de decisões mais eficazes: quando as equipes tratam cada membro como colaboradores e iguais, todos podem se sentir à vontade para oferecer sua opinião, criando um ambiente acolhedor e participando das tomadas de decisões.

Depois de entender como funcionam as equipes autogerenciáveis, suas principais características e os benefícios que elas oferecem às empresas e aos colaboradores, que tal preparar-se para fazer parte de uma?

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