5 histórias de empresários bem-sucedidos para você conhecer

histórias de empresários bem-sucedidos

Se você está pensando em começar ou já ingressou de alguma forma no mundo do empreendedorismo, algumas histórias de empresários bem-sucedidos podem te inspirar e te ajudar a entender que as conquistas vêm com o tempo.

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

O importante é você continuar a planejar o seu negócio com calma e não desistir no primeiro obstáculo que tomar conta de sua nova empresa. A persistência pode te levar longe, assim como levou estes empresários. Confira!

5 histórias de empresários bem-sucedidos

1 – Jack Ma (Aliexpress)

É muito provável que você não conheça Jack Ma pelo nome, mas talvez já tenha utilizado seu site mais famoso: Aliexpress. Atualmente, trata-se de um dos homens mais ricos do mundo, com uma fortuna avaliada em US$ 27,6 bilhões. No entanto, nem sempre foi assim.

O empresário tentou entrar em Harvard dez vezes e foi rejeitado em todas. Além da sua carreira acadêmica, o ingresso no mercado de trabalho foi um verdadeiro sufoco: o homem chegou a ser recusado em 30 empresas diferentes, incluindo a rede de fast food KFC. 

Para aprender inglês, Ma frequentava o hotel da cidade para guias turistas, de graça. Ele chegou a se tornar professor de inglês antes de fundar o Alibaba e, mesmo depois de criar o comércio eletrônico Alibaba, o lucro levou tempo para surgir e para que a sua situação se revertesse.

2 – Jan Koum (WhatsApp)

O empreendedor Jan Koum nasceu na área rural de Kiev (Ucrânia), na época da União Soviética. Para se ter uma noção, a pobreza era tamanha que a casa não tinha água quente, mesmo durante o inverno, onde chegava a fazer 20 graus negativos.

Sua família se mudou para os EUA e passou a viver em locais cedidos pelo governo. Até a comida que conseguiam vinha de um programa social. Um de seus primeiros empregos foi no Yahoo!, onde conheceu Brian Acton, que futuramente viria a fundar o WhatsApp junto com ele.

O aplicativo foi lançado em 2009, e a premissa original era que indicasse apenas o status (ou seja: se a pessoa podia receber uma ligação no momento ou não). Mas como já é de se esperar, não houve sucesso nessa primeira iniciativa.

O WhatsApp só se tornou o que conhecemos hoje em dia depois que foram implantadas as mensagens instantâneas. Depois de vender o aplicativo para o Facebook, Koum se tornou simplesmente bilionário. 

3 – Konosuke Matsushita (Panasonic)

É muito provável que você já tenha utilizado ou pelo menos visto um dos eletrônicos da Panasonic, certo? O nome por trás desta empresa é  Konosuke Matsushita, que em sua infância viu a família perder tudo o que tinha graças a uma desvalorização repentina das commodities.

Matsushita ingressou em seu primeiro emprego aos nove anos de idade, em uma loja de carvão de Osaka, em 1904. Depois, trabalhou em uma loja de bicicleta até os 15 anos de idade. Em 1917, montou sua própria loja (Matsushita Electric) em um pequeno alojamento.

Levou anos até que a Matsushita Electric se destacasse no mercado através de lâmpadas para bicicleta que operavam por bateria. Posteriormente, a empresa mudou de nome e se tornou a Panasonic, atingindo o posto de maior do Japão no ramo de eletrônicos.

4 – Paul Allen (Microsoft)

Outra história inspiradora é a de Paul Allen, que fundou a Microsoft ao lado de Bill Gates. Durante sua trajetória, ele precisou superar nada menos que um Linfoma de Hodgkin (um câncer no sistema linfático).

Allen fundou a Microsoft junto em Albuquerque, Novo México, em 1975. Ele foi diagnosticado com o linfoma em 1982, tendo que deixar a empresa. O câncer foi curado após vários meses de radioterapia. Entretanto, ele não voltou à Microsoft e começou a se distanciar da companhia. 

Allen renunciou oficialmente ao seu lugar no conselho de administração da Microsoft em Novembro de 2000 e, a participação dele na empresa caiu de 28% para 2%.

Posteriormente, Allen criou uma nova startup: a Stratolaunch Systems, concentrada em fazer transporte aeroespacial mais acessível. Ele também possui um fundo de investimentos, chamado Vulcan. Em 2009, foi diagnosticado com outro câncer do sistema linfático – e, mais uma vez, superou a doença.

Ele também se destacou como filantropo: em 2014, contribuiu com pelo menos 100 milhões de dólares na luta contra o surto de ebola na África Ocidental, fazendo dele o maior doador individual na epidemia da doença.

5 – Ralph Lauren (Polo)

O famoso estilista Ralph Lauren cresceu como um filho de imigrantes pobres: judeus que haviam fugido da guerra na Bielorrússia. Ainda jovem, conseguiu um emprego vendendo gravatas em uma loja chamada Brooks Brothers. Aos 28 anos, quando trabalhava para a fabricante Beau Brummell, conseguiu convencer a companhia a fabricar a sua linha própria de gravatas. 

Em seguida, o empresário fundou sua própria companhia, aderindo não apenas a gravatas, mas também outras peças de vestuário. Hoje o valor da Ralph Lauren Corporation é estimado em US$ 7,3 bilhões.

Como se tornar um empresário bem-sucedido?

Agora que você já conheceu algumas histórias de empresários bem-sucedidos, está na hora de construir o seu próprio negócio. Para isso, adquirir conhecimento é essencial. Algumas especializações podem te ajudar nessa tarefa:

  • E-commerce de Moda
  • MBA em Inovação e Empreendedorismo
  • MBA em Empreendedorismo Contábil
  • Varejo de Moda, E-commerce e Empreendedorismo
  • Empreendedorismo e Inovação em Engenharia
  • Nutrição, Qualidade de Vida e Empreendedorismo

Invista ainda hoje em uma pós-graduação e conquiste todos os seus objetivos profissionais!

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!