3 dicas para melhorar a comunicação com aluno; veja quais

comunicação com aluno

A comunicação com aluno é um dos pilares mais importantes para o sucesso de uma instituição de ensino.

Por isso, é fundamental que a IES conheça bem o perfil dos seus estudantes e utilize os melhores recursos para construir e manter uma relação duradoura com eles.

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Neste artigo, você entenderá a importância da comunicação com os estudantes do ensino superior e quais estratégias utilizar para melhorar o relacionamento. Saiba mais a seguir!

Qual a importância da comunicação com aluno?

Manter uma boa comunicação na instituição é um grande desafio, afinal, são necessárias diferentes estratégias e ferramentas para conseguir engajar os estudantes e estreitar as relações com eles.

No entanto, todo o esforço e investimento feitos pela instituição podem ter um retorno muito positivo. Quando a comunicação é realizada da maneira correta e adequada ao público, o vínculo com o aluno se fortalece, e isso pode impactar positivamente os objetivos de negócio da instituição.

Dados divulgados pela Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (SEMESP) mostraram que a evasão no Ensino Superior privado foi de 30,7%. Com a chegada da Covid-19, esse quadro se agravou, aumentando para 36%.

Além do impacto da pandemia, esses números também podem ser um reflexo da forma como as novas gerações enxergam a necessidade de cursar o Ensino Superior hoje. Tudo isso contribui para que o desafio de captação e retenção de alunos na instituição aumente cada vez mais.

É por isso que o processo de comunicação com aluno precisa ser muito bem desenhado desde o início. A partir do primeiro contato com o estudante é indispensável comunicar transparência, credibilidade e proximidade. Tudo isso será crucial para determinar a percepção do estudante em relação à IES.

3 dicas para melhorar a comunicação com o aluno

Apostar na tecnologia como aliada na estratégia é essencial para que a instituição se comunique bem com os alunos, mas também existem outras ações que podem ajudar bastante.

A seguir, você conhecerá 3 dicas para melhorar a comunicação com os alunos:

1 – Utilize os canais adequados

Hoje, grande parte dos alunos que estão nas universidades fazem parte da Geração Z (nascidos entre 1995 e 2000) e da Geração Millennials (nascidos entre 1981 e 1995). Isso significa que as principais formas de se relacionar com esses estudantes acontecem online.

Diante disso, os aplicativos para dispositivos móveis, como os smartphones, têm se tornado uma ferramenta de comunicação cada vez mais comum entre os alunos e as instituições de ensino.

Os apps podem ser utilizados de forma muito eficiente para que eles tenham acesso a informações como avisos, calendários, notícias, entre outros. Além disso, os aplicativos garantem mais proximidade, rapidez e dinamismo na comunicação do que os sites.

Outro canal bastante interessante para se comunicar com essa geração são as redes sociais. YouTube, WhatsApp, Instagram e TikTok estão entre as redes mais acessadas pela Geração Z e têm sido utilizadas por algumas instituições para compartilhar conteúdo multimídia e construir uma comunidade.

Canais que não são tão novos, mas que ainda têm grande visibilidade, como o SMS, também podem ser um meio eficaz para enviar mensagens mais urgentes. Já o e-mail, que é considerado um canal mais passivo, pode ser usado para abordar conteúdos informativos, mais longos, e que não sejam urgentes.

2 – Personalize a comunicação 

Assim como cada tipo de informação precisa ser comunicada através do canal adequado, é preciso saber para qual aluno enviá-la.

A segmentação já é bastante conhecida para quem usa o e-mail marketing, mas a verdade é que ela deveria ser utilizada em todos os canais da instituição.

Por isso, é importante ter dados e informações que permitam conhecer essa audiência o máximo possível.

Se a instituição envia mensagens que não costumam se aplicar a um determinado aluno ou que não seja útil para ele, a tendência é que ele passe a não dar importância para elas.

Garantir que as mensagens enviadas sejam relevantes para cada estudante desde o início é fundamental para mantê-lo sempre engajado com a comunicação da universidade.

3 – Busque o feedback dos alunos

Pedir aos estudantes que compartilhem como tem sido suas experiências com a instituição é o meio mais eficaz de melhorar a comunicação com eles. 

Para isso, cale utilizar pesquisas de follow up de satisfação logo após uma interação do aluno com a instituição. Isso pode ser feito após o encerramento de uma disciplina, de uma webinar ou outros tipos de eventos, por exemplo.

Coletar dados e informações sobre os professores, sobre as aulas e a relação do aluno com a equipe da instituição é fundamental para identificar suas necessidades e desejos. 

Ao checar o nível de satisfação e os pontos de melhoria com mais frequência e agir com rapidez para corrigi-los, fica muito mais fácil oferecer um serviço de excelência.

Neste artigo, você viu a importância da comunicação com aluno e como utilizar a abordagem e as ferramentas corretas pode melhorar o relacionamento e fidelizar esse público.Para finalizar, temos uma dica extra para te dar: faça uma pós-graduação a distância na Unopar e torne-se um especialista na sua área em apenas 6 meses. Conheça as opções de cursos no portal Pós, faça a sua inscrição e comece já a acelerar a sua carreira.

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