Cinco filmes com mulheres inspiradoras

filmes com mulheres inspiradoras

5 filmes com mulheres inspiradoras

Muitas mulheres fortes estão na indústria cinematográfica, como diretoras, produtoras executivas, atrizes, entre outros cargos. Além disso, a produção mundial, há algum tempo, preocupa-se em destacar essa força em histórias – algumas baseadas em fatos reais, para deixar claro que lugar de mulher também é nas telonas. Isso marca a crescente presença delas em frente e atrás das câmeras.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Por isso, nosso blog destaca cinco grandes produções em que o protagonismo feminino busca estar à altura de seus grandes trabalhos neste mercado. A lista, certamente deixaria Alice Guy Blaché, a primeira mulher a dirigir um filme em Paris, em 1920, com muito orgulho. 

Confira filmes com mulheres inspiradoras

As Sufragistas (Suffragette)

Cinco filmes com mulheres inspiradoras
(Reprodução)

Esse filme de 2015, dirigido por Sarah Gavron e roteirizado por Abi Morgan, retrata a luta para que as mulheres pudessem votar no Reino Unido no início do século XX. Assim, um grupo de militantes formado unicamente por mulheres, decide ir às ruas, quebrar vidros e estabelecimentos, travando uma guerra para que a igualdade fosse instaurada. Apesar da grande pressão policial e familiar, as sufragistas romperam barreiras e instauraram um grande marco na história daquele país e também da história mundial. Destaque para a personagem Maud Watts, vivida por Carey Mulligan, que, mesmo sem formação política, encanta-se com o movimento e ajuda às novas feministas.

Estrelas além do tempo (Hidden Figures)

hidden figures 1
(Reprodução)

Com a forte disputa entre os Estados Unidos e a Rússia durante a corrida espacial, três amigas Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe) formam uma equipe. Dessa forma, neste filme feito em 2016, são elas que têm um papel fundamental no sucesso da missão Mercury-Atlas 6, que levou pela primeira vez, uma nave com tripulação para a órbita em torno da Terra. O filme é especialmente cativante por mostrar a luta para que seus esforços sejam reconhecidos diante de divisões hierárquicas e machistas dentro da NASA. 

Histórias cruzadas (The Help)

The help
(Reprodução)

Realizado em 2011, esta história demonstra situações de afeto, amizade e confiança em prol dos direitos civis norte-americanos. O filme relata os conflitos e dificuldades sobre as questões raciais entre empregadas domésticas e suas patroas. As personagens vividas por Skeeter (Emma Stone), Aibileen (Viola Davis) e Minny (Octavia Spencer) escrevem um livro sobre os afetos e desafetos dessa relação. 

Absorvendo o tabu (Period End of Sentence)

absorvendo o tabu
(Reprodução)

A história documental sobre o uso de absorventes higiênicos para as moradoras das regiões rurais da Índia, rendeu a este filme o Oscar de Melhor Documentário de Curta-Metragem na edição 2020. Feito em 2018, o filme mostra a educação e condições de higiene que, por incrível que pareça, não estão ao alcance de milhares de mulheres daquela região. 

O Sorriso de Monalisa (Mona Lisa Smile)

o sorriso de monalisa
(Reprodução)

Ambientado nos anos 50, este filme de 2002, conta a transgressão de professoras que abrem os olhos dos alunos, principalmente com relação aos costumes machistas da época. Assim, a professora Katherine Watson, vivida por  Julia Roberts, explica às alunas que o casamento não é a única opção da vida. 

Você concorda com a lista? Deixe aqui nos comentários suas indicações de grandes filmes em que a presença feminina foi marcante para você.

Recomendações para você