O que é uma ação de sampling e 7 estratégias para seguir

mulher pegando uma amostra de comida para ilustrar texto sobre ação de sampling

O marketing está cada vez mais voltado para experiências oferecidas ao público. Por isso, saber o que é uma ação de sampling é fundamental para aumentar a consciência de marca de uma empresa.

Através da oferta de amostras grátis de um produto ou serviço – chamado de sampling -, é possível chamar a atenção de clientes em potencial e transformá-los em consumidores leais à marca.

Conheça agora o que é uma ação de sampling e quais as principais estratégias para fazer um evento como este dar certo!

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O que é uma ação de sampling?

Você sabe o que é uma ação de sampling? 

Quando uma empresa oferece um brinde ou uma amostra de produtos ou serviços a clientes em potencial, isso é conhecido como sampling. 

É uma tática de marketing, particularmente comum no mundo dos bens de consumo de alta rotatividade (por exemplo, alimentos e bebidas), que envolve colocar uma versão do produto nas mãos das pessoas para atingir um objetivo específico. 

Isso pode ser simplesmente para divulgar a marca, incentivar as vendas ou testar a popularidade de diferentes opções de serviços.

Essa amostragem de produtos pode ocorrer em supermercados e lojas, em locais táticos ou como parte de colaborações com outras marcas. 

Por que uma ação de sampling é importante?

Agora que já sabemos o que é uma ação de sampling, é fundamental entendermos por que ela é tão importante para o marketing atual.

Em primeiro lugar, as pessoas – principalmente clientes em potencial – preferem experimentar algo antes de gastar seu dinheiro. 

Mesmo que não façam uma compra naquele momento, a maioria dos consumidores responde de forma positiva e proativa a amostras de produtos nos quais possuem interesse.

Como resultado, o sampling pode desempenhar um papel importante no aumento (ou melhoria) do conhecimento da empresa, educação do cliente, vendas e fidelidade à marca.

Isso pode levar a conteúdo e análises gerados pelo usuário (especialmente online) com efeitos positivos para a organização. 

Essa tática é particularmente poderosa caso a marca esteja lançando um novo item ou tentando ingressar em um novo mercado.

7 dicas de como fazer uma ação de sampling

Agora que está claro o que é uma ação de sampling e qual sua importância, está na hora de darmos uma olhada nas principais estratégias a serem seguidas.

Conheça abaixo 7 dicas de como fazer uma ação de sampling bem sucedida!

1. Estabeleça metas 

A primeira dica é começar descobrindo o que a empresa deseja alcançar com a campanha de amostragem. 

É uma tática de marketing de rotina ou, então, é algo relacionado ao ciclo de vida da empresa, como o lançamento de um novo produto ou aumento da consciência de marca?

As metas devem ser mensuráveis ​​e detalhadas, podendo ser facilmente divididas em etapas menores.

2. Defina um orçamento 

Outra dica é definir um orçamento.

Esse orçamento deve influenciar a escala das metas da empresa e como é possível alcançá-las de forma realista. 

Nesta etapa, as prioridades em relação à ação devem estar claras, já que realizar um evento de amostras nem sempre é barato.

3. Conheça seu público 

É essencial pensar nas necessidades, hábitos e desejos da base de clientes atual e, se aplicável, no novo grupo que deseja ser alcançado.  Alguns questionamentos são:

  • Onde eles passam o tempo? 
  • De quais outras empresas eles compram? 
  • Quando eles são mais acessíveis? 
  • A sazonalidade é um fator? 
  • Que tipo de amostra seria mais útil para eles? 
  • Por que eles hesitariam em comprar seu produto em um ambiente tradicional?

Todas essas são perguntas que devem ser respondidas antes de colocar um plano de sampling em ação.

4. Identifique quais produtos oferecer 

Nesta etapa, é essencial decidir o produto que vai ser colocado nos stands. 

É importante, também, decidir o que e de qual forma esse produto ou serviço vai ser promovido. 

Oferecer amostras de maneira integral pode custar um pouco mais, por exemplo, mas também gerar novos leads e fidelizar ainda mais clientes.

5. Identifique como será a experiência

Considere a experiência geral de amostragem além do produto. 

É possível fazer algo básico ou optar por algo mais experimental – talvez trabalhando com uma agência externa. 

Há uma extensa lista de técnicas de amostragem disponíveis hoje. O importante é escolher um método funcional, um local adequado e um período viável.

6. Gerencie a logística 

É fundamental colocar o plano em ação de maneira objetiva e racional.

Isso significa ter que entrar em contato com locais ou empresas apropriadas, agendar stands, fazer pedidos e enviar produtos, assinar contratos, montar uma equipe para executar a amostragem e assim por diante. 

7. Execute a campanha 

Com todos os preparativos no lugar, é hora de iniciar a ação de sampling. 

Nesta etapa, é essencial ficar atento aos níveis de estoque e certificar-se de registrar as vendas. 

Por fim, é possível implementar um sistema de feedback para os clientes e oferecer algum desconto nos produtos oferecidos.

Se forem realizadas de maneira correta, as ações de sampling dão retornos positivos à maioria das empresas!

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