Vagas em ESG: 7 dicas para encontrar oportunidades na área

cubos com a sigla ESG para ilustrar texto sobre vagas em ESG

Como encontrar vagas em ESG e se posicionar no mercado? Essa é uma dúvida muito comum para profissionais que estão ingressando nessa área tão promissora e cheia de oportunidades. O ESG tomou conta das discussões corporativas nos últimos anos, e saber como descobrir as vagas em Environmental, Social e Governance é fundamental para ser estratégico nas suas buscas por um novo emprego.

Se você está decidido a seguir por esse caminho, saiba que está fazendo um bom negócio. Afinal, a área de ESG está em alta no mercado de trabalho, e essa tendência não deve esfriar nos próximos meses. Muito pelo contrário, a oferta de vagas e oportunidades deve aumentar ainda mais.

É o que aponta a pesquisa “ESG e sua Comunicação nas Organizações no Brasil”, realizada em 2021 pela Aberje, Associação Brasileira de Comunicação Empresarial. Segundo o estudo, o tema ESG aparece como prioridade em 95% das agendas corporativas das 79 grandes organizações que participaram da pesquisa.

Isso significa que o ESG vai continuar relevante, com posições e oportunidades na área surgindo nas organizações.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Vagas em ESG: 7 dicas para encontrar vagas na área

Nesse contexto, não basta saber que as oportunidades existem. Você precisa dominar todas as maneiras de localizar e se candidatar a elas, aumentando as suas chances de conseguir uma boa colocação na área.

Para te ajudar, elaboramos uma lista com 7 dicas práticas que vão te ajudar nessa jornada. Confira todas elas abaixo.

1 – Use o LinkedIn e os sites de vagas

O primeiro passo é usar as ferramentas usuais de buscas de vagas. O LinkedIn, tanto na parte de Vagas quanto nas buscas manuais, sites como Catho, Vagas.com e InfoJobs são alguns exemplos de plataformas que te ajudam a localizar oportunidades de empregos.

Para obter melhores resultados, entenda todas as ferramentas de buscas, use os filtros de forma estratégica, faça tentativas usando todas as possibilidades de palavras-chave e lembre-se das peculiaridades do ESG.

Por exemplo, se você deseja trabalhar especificamente com diversidade, vale incluir a palavra nas buscas, bem como “sustentabilidade”, “governança” e outras variáveis incluídas no universo ESG.

2 – Encontre grupos e fóruns específicos para a área

Contudo, os sites de emprego não são a única maneira de localizar vagas na internet. Hoje em dia. Em diversas plataformas e redes sociais, como Facebook, WhatsApp e Instagram, você pode entrar em grupos e fóruns de vagas de emprego específicas para ESG, ou seguir páginas que divulgam oportunidades.

Assim, você amplia as opções de procura e aumenta as chances de localizar vagas que combine com o seu perfil e objetivos profissionais.

3 – Amplie e cultive o seu networking em ESG

“Como entrar em grupos e fóruns especializados?” Você deve estar se perguntando, não é mesmo? Muitos deles podem ser encontrados por meio de buscas simples, porém, uma quantidade significativa dessas comunidades só são acessadas por membros.

Você só consegue entrar em alguns grupos no WhatsApp, por exemplo, se tiver links ou for adicionado por outros membros. Isso mostra uma das vantagens de ser bem relacionado e conhecer pessoas que também são da área do ESG. Elas podem te ajudar a localizar tais grupos, mas esta é apenas a “ponta do iceberg” de todos os benefícios do networking.

Cultivar relações com outros profissionais da área é fundamental para trocar informações importantes, participar de debates, receber dicas, indicações e conselhos, e estar exposto a inúmeras oportunidades. As pessoas da sua rede podem te indicar para vagas e avisar sobre processos seletivos, e o importante é lembrar que tudo precisa ser uma via de mão dupla.

Fazer a sua parte no networking é fundamental, afinal, o principal objetivo desse movimento não é conseguir vantagens, mas criar uma rede sólida baseada em trocas e fortalecimento profissional mútuo.

4 – Participe de eventos, palestras e cursos da área

Tanto para ampliar o networking quanto para se aprimorar e ficar mais próximo das oportunidades da área, frequente eventos, palestras e cursos de ESG. Tais situações são ótimas para conhecer pessoas novas, se atualizar e ficar cada vez mais próximo de pessoas que podem lembrar de você na hora de abrir um processo seletivo.

Assim, a busca por vagas se torna um processo indireto, que tenta cobrir todas as possibilidades viáveis para “estar no radar” de outros profissionais e conhecer pessoas novas.

5 – Faça uma pós-graduação para se especializar

Pensando na parte técnica da sua candidatura, como está a sessão de “educação” do seu currículo? Porque encontrar oportunidades em ESG também significa tornar o seu perfil atrativo para recrutadores e profissionais de RH.

Então, comece agora a se movimentar para aprimorar suas habilidades técnicas. Uma opção ótima, que pode ser considerada obrigatória para qualquer profissional, não apenas em ESG, é fazer uma especialização.

Os cursos, como a pós-graduação EAD, garantem conteúdo de qualidade para você se atualizar, se tornar um especialista em um tópico específico, melhorar suas habilidades técnicas e, por conta disso, ganhar os holofotes do mercado de trabalho. 

Leia também:

6 – Desenvolva as habilidades mencionadas nas vagas de emprego

Além disso, também vale a pena direcionar seus esforços de acordo com as vagas de emprego. Leia com atenção a descrição das oportunidades, e identifique as habilidades que as empresas buscam em profissionais de ESG.

Assim, você vai conseguir analisar se você já possui tais competências, adicionando-as em seu currículo para facilitar a identificação, ou quem sabe descobrir que ainda precisa lapidar algumas habilidades. Como resultado, você pode montar planos de ação para desenvolver o que faz sentido para você e para as posições que deseja atingir, deixando sua candidatura ainda mais chamativa para as organizações.

7 – Coloque as soft skills como prioridade

Por fim, não se esqueça das soft skills. Elas provavelmente também vão estar na lista de habilidades das descrições de vagas, e são de suma importância na área. Afinal, as empresas precisam de muita humanidade, consciência, empatia e senso crítico para estar em conformidade com os padrões, e se você quer conquistar vagas em ESG, é fundamental desenvolver tais competências emocionais.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!