Acabei a faculdade de Direito, e agora? Saiba o que fazer!

capelo de formatura e itens do direito para ilustrar texto acabei a faculdade de direito, e agora

Acabei a faculdade de Direito, e agora?” Se esta dúvida está habitando os seus pensamentos desde a formatura, não precisa se desesperar. O questionamento é normal e afeta grande parte dos recém-formados, que já podem exercer suas profissões mas ainda não têm clareza sobre seus objetivos de carreira.

Então, como resolver essa situação e escolher um caminho para seguir? O primeiro passo é compreender que você não precisa definir cada passo da sua trajetória agora. É comum não conseguir ter certeza sobre o que você deseja da vida profissional logo após a faculdade. Afinal, você está apenas começando na sua área de atuação.

Por isso, respire fundo e saiba que muitos recém-formados também passam por isso, e aos poucos definem com mais clareza o que desejam seguir. Enquanto isso, você pode optar por uma série de possibilidades diferentes.

Elas vão te ajudar a adquirir experiência, testar novas oportunidades e entender o que você gosta, o que prefere não continuar e que futuro gostaria de construir para a sua carreira. Abaixo, selecionamos 4 possibilidades estratégicas para você considerar – ou quem sabe, escolher até mesmo mais do que uma.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Acabei a faculdade de Direito, e agora? 4 opções de caminhos para seguir

1 – Ingressar no mercado de trabalho

Adquirir experiência nunca é demais, você concorda? Por isso, mesmo sem ter muitas perspectivas do que seguir, de fato, na sua carreira, começar a trabalhar vai te ajudar de qualquer maneira. Assim, você vai encorpar o seu currículo, ter contato direto com a área do Direito e ver de perto as possibilidades disponíveis.

Talvez você descubra a sua paixão em um primeiro emprego, ou quiçá perceba com o que não quer trabalhar de jeito nenhum. A verdade é que você não tem como saber antes de experimentar, sendo assim, ingressar no mercado de trabalho sempre vai ser uma boa jogada para sua caminhada profissional.

2 – Investir em uma especialização

Decidindo ou não por um emprego na área, de qualquer maneira você também pode investir em uma pós-graduação, sabia? Elas podem ser feitas por qualquer pessoa com diploma na graduação. Então, sendo um recém-formado em Direito, você já pode se inscrever em uma das dezenas de opções oferecidas pelas instituições de ensino superior.

Dentro do Direito, você vai encontrar um leque de cursos que cobrem inúmeros assuntos da profissão. Assim, você pode escolher aquele que mais se alinha com seus gostos e fazer um teste, aproveitando para se atualizar, descobrir tendências da área, fazer networking e dar um verdadeiro “up” no seu currículo.

Se você se identificar com o assunto escolhido, já vai sair na frente de muitos outros profissionais. Depois de poucos meses, receberá o título de especialista, adquirindo conhecimentos valiosos para o exercício da profissão.

Para avaliar as possibilidades de cursos, veja as opções de pós Anhanguera Educacional e não espere para se inscrever.

3 – Ou, quem sabe, fazer um MBA

Sabia que profissionais do Direito também podem fazer um MBA? O curso, sigla para Master of Business Administration, também faz parte do universo da pós-graduação. Contudo, ele é voltado para profissionais que querem empreender ou trabalhar em posições de gestão, administração e liderança.

Isso significa que todas as profissões se beneficiam do MBA, que também é excelente para quem ainda tem dúvidas sobre o futuro da carreira. Afinal, ele sempre vai trazer aprendizados e conhecimentos válidos para todas as áreas e posições no mercado de trabalho.

Um MBA em Gestão de Projetos, por exemplo, Gestão Empresarial ou Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas, vai te ajudar a aprender mais sobre a parte de gestão, apresentando novas possibilidades de trabalho e atuação.

4 – Aproveitar as oportunidades com cursos livres

Por fim, pode ser que você ainda não se sinta confortável para uma especialização ou MBA. Isso não significa, todavia, que você não pode continuar estudando, para adquirir mais conhecimentos, testar possibilidades e manter seu currículo atrativo.

Neste caso, uma boa alternativa é apostar nos cursos livres. Estamos falando de cursos rápidos, com 40 horas de duração, que te ajudam a se manter atualizado, descobrir novas tendências e aprender um pouco mais sobre um tema específico. Dessa maneira, você consegue testar inúmeras áreas do seu interesse, e quem sabe encontrar aquela que mais se encaixa com seus desejos.

Alguns exemplos de cursos livres em Direito oferecidos por nossas instituições são:

  • Competência tributária e tributos
  • Direito Processual Civil Coletivo I
  • Contratos imobiliários
  • Direito ambiental internacional
  • Introdução ao Direito de Família
  • Direito autoral: contrato-limitações e proteção jurídica
  • Hermenêutica e Direitos Humanos
  • Direito empresarial e direito aplicado ao comércio

Agora que a pergunta “acabei a faculdade de Direito, e agora?” já saiu da sua cabeça, chegou a hora de fazer a sua escolha e seguir com a sua jornada. Lembre-se que as dúvidas fazem parte da vida de todo recém-formado, e logo logo você terá um pouco mais de certeza sobre o caminho que quer trilhar.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!