Qual a influência da pós-graduação na empregabilidade? Confira!

ilustração de alcançar o topo para representar texto sobre influência da pós-graduação na empregabilidade

Em um mercado de trabalho altamente competitivo, é preciso ter diferenciais para superar a concorrência e ser escolhido no processo seletivo. Uma das características que ajudam a se destacar é fazer uma especialização, mas será que existe influência da pós-graduação na empregabilidade?

Sabemos que a graduação oferece um primeiro caminho para se especializar profissionalmente e receber melhores oportunidades de trabalho, com base nas áreas de conhecimento adquiridas. Porém, continuar se aperfeiçoando e atualizando também é uma necessidade do mercado atualmente. 

Isso se dá por inúmeros motivos, incluindo a rápida digitalização e inovação tecnológica, que promove renovações constantes nos processos e ferramentas, além de criar novas oportunidades de trabalho em segmentos específicos. 

Também é a forma de direcionar a carreira, em casos como o setor jurídico, de saúde, docente e ainda de recursos humanos. Essas áreas são muito abrangentes e desenvolver-se em uma especialidade permite ter um foco maior na carreira e buscar melhores oportunidades. 

A pós-graduação pode apoiar em todas essas questões, deixando os profissionais mais preparados para as exigências do mercado e ampliando as oportunidades com melhores benefícios, salários e possibilidade de crescimento. 

O que é empregabilidade?

Antes de mais nada, é preciso entender o que é empregabilidade. O termo está relacionado à capacidade dos profissionais de se aprimorar, buscando a adequação às novas e constantes exigências do mercado de trabalho. 

Ou seja, é o que o profissional faz, ao longo da carreira, para evoluir profissionalmente. Trabalhando essa habilidade, ele tem mais chances de conquistar vagas de trabalho e se manter nelas por mais tempo. 

Além disso, cargos de coordenação e liderança exigem um profissional mais qualificado, tanto com experiência acumulado, como em conhecimento e especialização. 

Influência da pós-graduação na empregabilidade

A influência mais notável é justamente nas oportunidades. Quem está cadastrado em sites de vagas, e se mantém de olho no que tem disponível no LinkedIn, vai perceber uma gama maior de possibilidades com uma especialização. 

Ter uma pós-graduação no currículo abre novas portas, e permite que os candidatos busquem posições sênior, contando com uma equipe, e sendo responsáveis por tomar decisões. 

A especialização, seja com pós-graduação ou MBA, ainda oferece salários mais altos. Segundo uma pesquisa da Catho Educação, só em níveis operacionais ou de assistentes, os profissionais com a pós no currículo podem ganhar até 25% a mais. 

Quando se trata de cargos de liderança, como diretor, por exemplo, os mais qualificados chegam a receber até 47,4% a mais nessas posições. Isso porque seu conhecimento permite uma atuação mais assertiva, o desenvolvimento de novas e melhores estratégias e a coordenação de projetos de forma eficaz. 

Todas essas características terão impacto direto nos resultados alcançados pela empresa, e podem garantir melhorias internas, além de aumento da produtividade e vendas.

Como fazer uma pós graduação?

Por mais dedicado que seja, os profissionais esbarram em algumas dificuldades na hora de iniciar uma especialização, seja para conciliar o tempo, seja para administrar o aspecto financeiro ou ainda se comprometer a longo prazo. 

É possível também que as pessoas nesse caminho estejam em um momento da vida em que precisam equilibrar o trabalho e o desenvolvimento profissional com aspectos da vida pessoal, seja a família, casa e outras responsabilidades. 

Mas isso não significa que seja impossível se aperfeiçoar sem entrar em desequilíbrio. Só exige um bom planejamento, e uma instituição que facilite o acesso e ofereça a flexibilidade necessária. 

Esse é o caso da Unopar EAD, que atende todos esses critérios, apoiando os profissionais na busca por melhores oportunidades de trabalho. A primeira facilidade é justamente o fato de ser EAD. Com isso, os alunos podem escolher quando e onde querem fazer suas aulas, podendo adequar os estudos com mais facilidade na rotina. 

Algumas pessoas podem preferir estudar no horário de almoço, ou tarde da noite, depois de concluir as tarefas de casa. Algumas pessoas podem optar pelo horário da manhã ou então se adaptar conforme a rotina da família e dos filhos. Independente do motivo, a opção a distância consegue se adequar a realidade de cada um. 

Além disso, os preços são mais em conta e a forma de pagamento permite que os profissionais possam investir na carreira sem grandes interferências em seu planejamento financeiro. 

Por fim, quem quer desenvolver habilidades e conhecimento avançado sobre determinado tema, mas não tem tempo hábil, ou quer aproveitar uma oportunidade em breve, não precisa se preocupar em passar dois anos estudando. As especializações podem contar com períodos mais curtos, a partir de 4 meses. Isso significa que, em menos de um semestre, é possível se especializar e começar a buscar novas oportunidades de trabalho. 

A qualificação profissional constante é a melhor forma de desenvolver competências e habilidades exigidas pelo mercado e, assim, se destacar da concorrência, competindo pelas melhores vagas. Por isso, não há como negar a influência da pós-graduação na empregabilidade e o crescimento que a especialização oferece na carreira. 

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!