Passou por um corte de funcionários? Saiba o que fazer!

anotação no papel para ilustrar texto sobre corte de funcionários

O corte de funcionários pode pegar qualquer pessoa de surpresa. Até os profissionais que entregam os melhores resultados podem ser incluídos em uma demissão em massa por motivos de uma mudança na indústria, corte de gastos ou por uma reestruturação na empresa.

Seja qual for a razão, se você se viu obrigado a deixar o seu emprego, é normal que se sinta um pouco perdido ou inseguro em relação ao futuro. Junto a isso, também existe o medo de não conseguir se recolocar, que acaba gerando estresse financeiro e emocional.

No entanto, é fundamental saber que você não está sozinho e que existem ações que você pode tomar para resolver essa situação. Para saber quais são elas, continue lendo este artigo que preparamos para você.

O que fazer depois de um corte de funcionários?

Também conhecido como layoff, o processo de demissão em massa pode causar uma grande preocupação, afinal, você contava com aquele salário todos os meses para pagar suas despesas.

Mas, ao invés de agir por impulso e sair distribuindo seu currículo no dia seguinte, é importante agir de maneira estratégica e eficaz para encontrar novas oportunidades de emprego e seguir desenvolvendo sua carreira. Veja como a seguir.

1 – Dê um tempo para processar o que aconteceu

É comum que você experimente diferentes emoções logo após o corte. Raiva, vergonha e uma certa sensação de traição são sentimentos comuns após uma demissão, mesmo que ela também tenha afetado diversas outras pessoas da empresa.

Nesse momento, é importante que você cuide de si mesmo e procure se recuperar emocionalmente. Estar saudável mentalmente contribuirá para que você consiga buscar novas e boas oportunidades de emprego.

Procure fazer atividades que te ajudem a relaxar, sejam exercícios físicos, seja meditação ou tempo com a família e amigos. Buscar a sua rede de apoio pode ajudar bastante.

Se tiver a possibilidade, procure a ajuda profissional de um terapeuta para lidar com as emoções e sentimentos despertados por essa situação.

2 – Planeje a sua busca por emprego

Depois de processar as suas emoções em relação ao layoff, é o momento de planejar a sua busca por emprego. Isso ajudará a te manter dentro do seu plano de carreira e aceitar apenas vagas que realmente tenham a ver com o seu perfil e objetivo profissional.

Para isso, você pode colocar as seguintes ações em prática:

  • Definir as suas metas profissionais e pessoais;
  • Fazer uma pesquisa de mercado para identificar quais empresas e setores que estão contratando e que precisam das suas habilidades e da sua experiência;
  • Identificar quais empresas e cargos te interessam mais;
  • Criar um cronograma realista para a sua busca por emprego.

Ao fazer isso, você conseguirá focar na sua procura e terá mais chances de encontrar vagas relevantes.

3 – Mostre as suas conquistas anteriores

Tem exemplos concretos de projetos ou de atividades que tiveram bons resultados nas suas experiências profissionais anteriores? Então, inclua-os no seu currículo, perfil do LinkedIn e portfólio.

Garanta que essas realizações demonstrem suas habilidades e que essas entregas sejam relevantes para o cargo ao qual você está se candidatando.

Estas são algumas formas de fazer isso:

Incluindo exemplos de projetos no seu currículo: ao invés de apenas listar suas experiências, inclua o escopo de um projeto do qual participou, as metas que você atingiu e como contribuiu para o resultado final.

Criando um portfólio inteligente: se você é designer, redator ou outro profissional criativo que pode usar um portfólio online para mostrar seu trabalho, capriche na hora de montá-lo. Inclua descrições concisas sobre os projetos e explore elementos visuais e imagens que ajudem a demonstrar suas habilidades.

Dê exemplos durante as entrevistas: sempre apresente exemplos concretos das suas entregas durante as entrevistas. Se participou de um projeto, explique quais foram os desafios, como você os superou, o que fez para cumprir o prazo e atingir o objetivo. 

4 – Ative a sua rede de contatos

Se você tem uma boa relação com os seus ex-colegas de trabalho, é uma excelente ideia manter contato com eles para descobrir oportunidades de emprego que você não saberia de outra forma.

Como atuam no mesmo mercado, as chances de saberem sobre empresas que estão contratando ou de te indicarem uma vaga com o seu perfil serão maiores.

Além disso, considere enviar uma mensagem personalizada no LinkedIn para as suas conexões, explicando sua situação, pedindo ajuda ou orientação na sua busca por um emprego novo.

Outra ação importante é pedir recomendações da forma correta. Para isso, é preciso que você forneça informações relevantes para a pessoa. Dados como experiência profissional, conquistas e habilidades a ajudará a escrever uma boa recomendação.

Lembre-se de que a sua rede de contatos pode ser uma fonte muito valiosa para encontrar um trabalho. 

5 – Mantenha-se ativo no LinkedIn

Manter-se ativo no LinkedIn é fundamental para quem passou por um corte de funcionários. Essa plataforma profissional te ajudará bastante a se conectar com outros profissionais e encontrar boas oportunidades.

Faça o seguinte:

Crie artigos e publicações: compartilhe suas ideias sobre tópicos que sejam relevantes para sua área através de artigos e publicações no LinkedIn. Isso ajudará a te estabelecer como especialista em sua área de atuação e chamará a atenção de recrutadores e empregadores.

Compartilhe notícias relevantes: compartilhar notícias e novidades relevantes para o mercado em que você atua pode ajudar a demonstrar o seu interesse e a sua compreensão do mercado.

Faça perguntas relevantes: procure fazer perguntas relevantes, seja nos grupos de discussão, seja no seu feed do LinkedIn. Ao fazer isso, você poderá iniciar discussões e demonstrar o seu interesse, sua curiosidade e vontade de aprender.

Compartilhe histórias pessoais: compartilhar histórias pessoais sobre a sua jornada profissional ajudará a humanizar a sua presença na rede. Dessa forma, você poderá atrair a atenção de possíveis empregadores que procuram profissionais que se encaixem na cultura de sua empresa.

Enfim, passar por um corte de funcionários pode ser um momento difícil, mas existem algumas ações que podem ajudar a lidar com essa situação. Com essas dicas que você acabou de ver, é possível encarar esse momento e crescer na carreira.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!