Como fazer um resumo profissional no LinkedIn: saiba aqui

celular com LinkedIn para ilustrar texto sobre como fazer um resumo profissional no LinkedIn

Se você está em busca de uma nova colocação no mercado, já deve ter percebido como o LinkedIn é uma ferramenta essencial para fazer networking e encontrar oportunidades de emprego atualmente. Não há dúvidas de que um perfil bem completo e atrativo faz a diferença. Saber como fazer um resumo profissional no LinkedIn é essencial, já que essa é a porta de entrada para o seu currículo disponível na rede. 

No resumo, estão as principais informações sobre a sua carreira, além de ser o espaço de primeiro contato dos recrutadores com você. Pensar esse espaço de forma estratégica é importante, afinal, hoje os profissionais levam apenas alguns segundos para definir se um perfil no LinkedIn é ou não adequado para determinada vaga. 

O erro de muitos profissionais está em usar o espaço de maneira superficial, sem destacar suas competências e habilidades de maneira atrativa. Dessa forma, aumentam as chances do seu perfil ser descartado no início de um processo seletivo. 

Se você deseja melhorar o seu resumo no LinkedIn para tornar o seu perfil mais atrativo, este artigo é para você. Continue lendo e confira algumas dicas para usar a rede social de maneira mais eficiente. 

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

O que é o resumo do LinkedIn?

O resumo do LinkedIn é o espaço que aparece logo após suas informações principais: nome, empresa, descrição e botões para conexão. O objetivo é utilizar esse espaço para escrever sobre suas competências e experiências profissionais de forma estratégica, já que está em uma posição privilegiada no seu perfil. 

Você pode escrever até 2 mil caracteres. A dica é concentrar as principais informações nas três primeiras linhas, já que alguns navegadores mostram uma visualização de apenas 300 caracteres do que consta no resumo. 

Nesse espaço, é interessante mostrar as suas habilidades, áreas de atuação e principais cargos ocupados, além de ressaltar seus diferenciais enquanto profissional. Dependendo da sua área, é indicado colocar um link para o seu site ou portfólio. 

Como fazer um resumo profissional no LinkedIn?

Saber como fazer um bom resumo profissional no LinkedIn é o primeiro passo para chamar a atenção dos recrutadores com um perfil completo e atrativo. 

Confira abaixo algumas dicas para fazer o seu resumo no LinkedIn da melhor forma: 

1. Organize as informações

Para resumir as suas habilidades e experiências, é preciso dominar bem quais informações você deseja destacar. Para te ajudar nesse processo, o primeiro passo é organizar todas as informações sobre você. Uma dica é fazer uma lista com suas habilidades, experiências profissionais, certificados e diferenciais.

Listar os destaques do seu currículo é importante para você ter uma visão inicial de como pode ser o seu resumo profissional. Busque sempre evidenciar quais são os seus diferenciais em relação aos outros profissionais da mesma área que você. Outro ponto importante é saber qual o seu objetivo ao escrever esse resumo: conseguir uma nova oportunidade de emprego, fazer networking ou conquistar novos clientes, por exemplo. 

2. Pesquise perfis de referências 

Uma dica interessante para fazer um bom resumo profissional é pesquisar o perfil de pessoas que você considera bem-sucedidas e referências na sua área. Analise de que forma esses resumos foram escritos do ponto de vista de conteúdo e linguagem, além das estratégias utilizadas para evidenciar os diferenciais desses profissionais. 

Se você estiver procurando emprego, é interessante buscar o perfil de pessoas que trabalham nas empresas que você busca oportunidades. 

3. Utilize palavras-chave

As palavras-chave são grandes aliadas na hora de montar seu perfil no LinkedIn, já que elas aumentam as chances de você aparecer nos resultados de busca dos recrutadores. 

Por isso, lembre-se de incluir algumas palavras estratégicas no seu resumo profissional. Geralmente, são termos relacionados à sua profissão e área de atuação. Para ajudar, analise os termos que mais se repetem nas vagas de emprego que você busca. 

4. Mostre a sua personalidade

No resumo do LinkedIn, você vai falar sobre a sua trajetória profissional destacando suas habilidades, diferenciais e principais resultados. Também é importante falar sobre seus interesses e conquistas. Para se diferenciar dos demais, você deve mostrar a sua personalidade nesse texto. Lembre-se que o objetivo da rede social é gerar conexões, então é importante que as pessoas se conectem com você ao ler o texto. 

5. Revise o conteúdo

Antes de publicar o seu resumo, é importante fazer uma revisão do que você escreveu. Com muita atenção, verifique possíveis erros gramaticais e tenha a certeza de que você destacou as suas melhores habilidades e realizações profissionais. O fato de você conseguir se comunicar bem por texto pode somar pontos positivos com o recrutador. 

Agora que você já sabe como fazer um resumo profissional no LinkedIn, é hora de colocar as dicas em prática e completar o seu perfil da melhor forma. Lembre-se de citar as suas competências e valorizar as suas conquistas no trabalho. Dessa forma, você conseguirá se destacar na rede social.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!