Líder deve garantir o bem-estar da equipe: o que fazer?

duas mulheres conversando para ilustrar texto sobre bem-estar da equipe

Um bom líder desempenha diferentes papéis dentro da empresa. Além de gerir um time com eficiência, garantir o bem-estar da equipe é fundamental. Isso porque um ambiente de trabalho agradável é capaz de aumentar o engajamento e a produtividade dos colaboradores. Quando a saúde física e mental é pautada pela empresa, os profissionais sentem-se mais motivados a “vestir a camisa”. 

Mas, como fazer do bem-estar um pilar da empresa? Vale dizer que essa é uma responsabilidade não apenas da liderança, mas também do departamento de recursos humanos. Juntos, esses profissionais devem pensar em como melhorar o bem-estar da equipe para garantir que os colaboradores tenham suporte e trabalhem em um ambiente agradável. 

As consequências disso são positivas. Quando as pessoas encontram bem-estar no trabalho, elas são mais felizes, focadas e dedicadas às atividades. Por isso, é importante oferecer programas de bem-estar e promover o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Afinal, todos são beneficiados com as boas práticas: empresa e colaboradores. 

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Como promover o bem-estar da equipe?

Já deu para notar o quanto é importante promover o bem-estar dos colaboradores, não é? Para te ajudar a colocar isso em prática, reunimos 5 dicas essenciais que fazem a diferença no dia a dia dos profissionais. Confira: 

1 – Incentive hábitos saudáveis

Criar uma política de promoção de hábitos saudáveis na rotina é o primeiro passo para incentivar o bem-estar da equipe. Nesse sentido, é fundamental que os líderes compreendam o quanto a saúde física e mental dos colaboradores tem impacto na produtividade e, consequentemente, nos resultados.

Profissionais ativos e com uma alimentação balanceada conseguem ter uma boa disposição e foco no trabalho. Pensando nisso, a empresa deve estimular a prática de exercícios físicos e hábitos mais saudáveis. Para isso, é possível criar um programa de ginástica laboral, fazer parceria com academias, oferecer frutas e snacks saudáveis, além de criar um bicicletário para os funcionários.  

2 – Seja mais flexível com a rotina

Atualmente, muitas empresas têm adotado rotinas de trabalho mais flexíveis, em que os colaboradores se autogerenciam e cumprem suas demandas da forma como consideram mais efetiva. 

Isso não significa que os prazos deixaram de existir ou que o profissional não tem mais o respaldo da liderança. Na verdade, ele passa apenas a ter mais autonomia para trabalhar de uma maneira que mais se adequa ao seu perfil. 

Por exemplo, se o colaborador funciona melhor de manhã, ele pode acordar mais cedo para realizar suas atividades nesse período. Já para quem funciona melhor à noite, pode trabalhar nesse horário. Essa é uma forma de valorizar e respeitar as particularidades dos profissionais e proporcionar um ambiente de trabalho mais agradável.

3 – Incentive o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal

Para muitas pessoas, o trabalho ocupa grande parte da rotina e encontrar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional pode ser um verdadeiro desafio. Isso acontece principalmente porque as tecnologias romperam certas barreiras entre trabalho e vida privada. Hoje, é possível contatar um funcionário rapidamente a qualquer hora do dia, o que torna o dia a dia muito mais estressante. 

Por isso, é muito importante que as empresas compreendam e respeitem o horário de trabalho dos colaboradores, garantindo um ambiente favorável para que sejam focados e produtivos durante o expediente, mas tenham tempo livre para a vida pessoal. Incentivar esse equilíbrio é uma das principais formas de garantir o bem-estar dos colaboradores. 

4 – Promova o bem-estar financeiro

É inegável que problemas financeiros são uma fonte de estresse na vida de uma pessoa e isso impacta em todas as outras áreas. Nem sempre as empresas pensam sobre isso, mas o bem-estar financeiro também está relacionado ao trabalho. Como empresa, você pode oferecer salários adequados e compatíveis com o mercado. Mas não é só isso. 

O departamento de recursos humanos também pode oferecer outras formas de promover esse bem-estar financeiro, como buscar parcerias com profissionais para orientar os colaboradores sobre gestão de finanças, além de custear despesas de home office, como internet e luz. 

5 – Estimule que os colaboradores tirem férias

Embora todos os profissionais tenham direito a férias em determinado período do ano, nem sempre eles se sentem à vontade para pedir os dias de folga. Muitas vezes, sentem-se sobrecarregados e responsáveis pelo trabalho de tal forma que as férias não parecem uma opção possível. 

Para que isso não aconteça na sua empresa, garanta um ambiente que estimule e favoreça o descanso dos colaboradores. Lembre-se que é papel da liderança garantir que as atividades continuem, mesmo que um profissional esteja de folga. Para isso, estruture bem sua equipe e crie um clima saudável. 

Dessa forma, você evita que os profissionais trabalhem até o esgotamento, o que pode acarretar em uma série de consequências negativas. 

Agora que você já sabe como garantir o bem-estar da equipe, que tal buscar mais formas de aprofundar o conhecimento para gerir seu time? Confira as opções de pós-graduação e torne-se um líder ainda mais preparado para gerir sua equipe!

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!