Palestra sobre trabalho em equipe: como engajar colaboradores?

palestrante para ilustrar texto sobre palestra sobre trabalho em equipe

Ao conduzir uma palestra sobre trabalho em equipe, o principal objetivo é engajar os colaboradores. No entanto, essa tarefa pode não ser fácil. Por isso, algumas dicas podem ajudá-lo a prender a atenção do público e manter a motivação enquanto passa a mensagem.

Antes de tudo, é válido apontar que uma palestra sobre trabalho em equipe pode auxiliar na criação de uma cultura organizacional que seja agradável, consistente e que priorize os relacionamentos internos e externos. Por meio da palestra, é possível também integrar as habilidades dos colaboradores.

Os reflexos positivos na empresa são inúmeros e vão desde o favorecimento de resultados à instauração da motivação, do respeito e da responsabilidade como algo do cotidiano na organização. O palestrante deve ter em mente o estímulo da união.

Uma ideia que deve ficar clara na palestra é que, caso surja algum problema a ser resolvido na rotina organizacional, a equipe precisa estar preparada para solucioná-lo de forma clara, respeitável e sem delongas que afetam o público.

Palestra sobre trabalho em equipe

A palestra pode ser um meio de facilitar as mudanças internas. A proposta é mostrar como o trabalho em união é um passo a mais na direção de um objetivo em comum, que favorece todas as partes. 

Normalmente, o conteúdo contempla assuntos como qualidade de vida no trabalho, relação interpessoal construtiva, gerenciamento de conflitos, comunicação eficiente, proatividade, inovação, respeito entre os colaboradores, entre outros.

É importante investir em uma palestra como essa em uma empresa, principalmente se houver algum clima hostil entre os colaboradores, ou uma competitividade que atrapalhe a integração do time como um todo. Pode ser necessário mostrar aos membros da equipe que há espaço para todos.

A palestra também traz à tona os benefícios do investimento na comunicação em equipe, e em como fortalecer a proximidade das pessoas pode resultar em um cenário não apenas harmonioso, como também eficiente.

Dentre as mudanças de perspectiva instauradas pela palestra em questão, podemos citar a percepção do potencial em ajudar o outro. A depender do conteúdo, também é possível despertar a reflexão do colaborador em relação a seu papel no cenário corporativo.

Esse tipo de palestra também promove uma comunicação eficiente entre os integrantes da equipe, além da confiança mútua entre os colaboradores e satisfação na participação de decisões. O palestrante também pode incentivar fatores como a segurança do trabalho, proatividade, melhora do desempenho da equipe e a adesão à criatividade e à inovação.

Por meio desse recurso, a empresa pode alcançar equipes mais eficientes, ao apostar no desenvolvimento de competências entre seus funcionários e na criatividade no desenvolvimento de projetos.

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Como engajar colaboradores 

Por mais que a palestra sobre trabalho em equipe tenha potencial para impactar positivamente a relação entre os colaboradores, pode ser difícil a tarefa de mantê-los engajados na sua proposta. Por isso, seguem algumas dicas de como prender a atenção do público.   

1 – Conheça bem o público-alvo

A palestra pode girar em torno do mesmo conteúdo, mas o público sempre vai ser diferente. Uma coisa é apresentar para um time de vendedores, outra completamente diferente é apresentar para um time de marketing, por exemplo. 

Levando isso em consideração, é primordial saber como é a situação do seu público e como funciona a relação entre a equipe, na prática. Adaptar-se a diferentes contextos é o segredo para uma palestra que conversa com as pessoas, e não é genérica.

2 – Seja objetivo

Um erro do palestrante é prolongar a apresentação de maneira desnecessária. Quanto mais prolixo você for — ou seja, adepto a um discurso cheio, complicado, desnecessariamente longo ou rebuscado — mais difícil se torna a tarefa de engajar a plateia. Por isso, a dica é apostar em mensagens objetivas, que sejam de fácil compreensão.

3 – Tenha as mensagens bem estabelecidas e claras

Nessa mesma linha de raciocínio, as mensagens precisam ser bem estabelecidas, apresentadas com clareza. Mensagens mais elaboradas, que precisam de rodeios para se chegar a uma conclusão, podem se perder. O público não fica engajado diante de um assunto que não compreende.

4 – Peça feedbacks para os participantes

Uma forma de entender a visão do público em relação à sua palestra é pedir por feedbacks, assim fica mais fácil de mensurar o nível de engajamento e estabelecer pontos que precisam de melhorias. Para isso, é importante deixar o público à vontade para expor suas opiniões sem medo.

5 – Faça com que o celular seja seu aliado

O principal inimigo de um palestrante é o celular. Por mais que se peça, é uma tarefa praticamente impossível fazer com que as pessoas não fiquem mexendo no dispositivo. Então por que não transformá-lo em seu aliado? 

Uma dica é utilizar um app com o conteúdo da palestra para que as pessoas acompanhem, por exemplo. Você também pode pedir para que subam alguma hashtag nas redes sociais ou que acessem um QR code que dá acesso a algum conteúdo complementar.

6 – Incentive a participação direta

Uma forma de manter o público engajado é com a participação direta em sua palestra, seja por meio da coleta de alguns relatos, seja de dúvidas, por exemplo. É importante que os colaboradores se sintam parte do que está acontecendo. Uma palestra totalmente expositiva pode perder a atenção da plateia com o tempo.

Agora que você já sabe conduzir uma palestra sobre trabalho em equipe, pode se aprofundar nos assuntos corporativos através de uma pós-graduação a distância em 6 meses.

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