O que é a certificação Great Place to Work? Saiba aqui!

sinal de positivo com a mão para ilustrar texto sobre certificação Great Place to Work

Se você tem o hábito de usar o LinkedIn, provavelmente já se deparou com alguma empresa compartilhando sua certificação Great Place to Work (em português, Melhores Empresas para Trabalhar). 

Como o nome já sugere, esse é um selo que indica bons lugares para trabalhar. Tudo isso  é analisado com base em uma série de fatores, incluindo a percepção dos colaboradores sobre a empresa. 

O que é a certificação Great Place to Work?

Essa certificação é um produto da consultoria Great Place to Work, empresa que nasceu na década de 1980 com o objetivo de identificar as principais organizações que oferecem ambientes de trabalho excelentes. O selo é uma espécie de atestado de que aquela empresa é de fato um ótimo lugar para trabalhar e se desenvolver profissionalmente. 

Para as organizações conseguirem essa certificação, elas precisam passar por um longo processo de pesquisa que investiga o que os colaboradores acham do ambiente de trabalho. Por isso, é tão crescente o movimento de tornar o trabalho um ambiente agradável e motivador para os funcionários. 

Quais são as vantagens do selo Great Place to Work?

Como o selo é uma forma de validação da cultura da empresa, ele serve como um atrativo para os melhores profissionais no mercado. Afinal, as chances de candidatos bem preparados se interessarem ainda mais pela vaga aumentam quando ela identifica que a empresa é um Great Place to Work. 

Para além desse status, o selo é uma garantia de que a organização tem uma boa cultura organizacional e um ambiente saudável para o colaborador desenvolver suas habilidades e crescer profissionalmente. 

Isso faz toda a diferença para as empresas se posicionarem no mercado. Com uma certificação como essa, passam a ser bem vistas e tem colaboradores mais motivados, o que impacta diretamente nos resultados.  

Como conseguir a certificação Great Place to Work?

Para uma empresa ser classificada como Great Place To Work, é preciso se inscrever no site da consultora e iniciar o processo de certificação. 

O primeiro passo dessa jornada é a realização de uma pesquisa chamada “Trust Index”, que deve ser feita com todos os colaboradores da organização, e atingir um número mínimo de respostas. Esse valor é calculado com base no número total de funcionários. 

A partir dessa pesquisa, a empresa recebe uma nota. Para ser reconhecida como um ótimo ambiente de trabalho, é necessário atingir nota 70 ou superior. Com essa pontuação mínima, já é possível receber o selo e usá-lo por um período de 12 meses. 

No caso das empresas com pontuação inferior, existe a possibilidade de refazer a qualificação após 4 meses de pesquisa. Nesses casos, uma dica interessante é analisar os resultados para identificar o que pode ser feito na empresa para aprimorar a gestão de pessoas e alcançar melhores resultados no futuro.

Vale ressaltar que é preciso pagar para participar desse processo e conseguir o selo. Para uma empresa iniciar a jornada de certificação, ela deve escolher um dos planos oferecidos pela Great Place to Work e pagar uma quantia. Os valores dos planos são definidos de acordo com o número de colaboradores da organização. Também é necessário pagar para promover a empresa com essa certificação.

Entenda a pesquisa Trust Index

Como comentamos acima, para uma organização receber o selo, é preciso aplicar a pesquisa Trust Index com seus funcionários. Para isso, a área de Recursos Humanos deve garantir que todos os colaboradores respondam um questionário avaliando sua experiência na empresa com relação a cinco dimensões: Respeito, Credibilidade, Orgulho, Imparcialidade e Camaradagem. 

Assim, será possível descobrir qual a pontuação da empresa para receber ou não a certificação. Entenda os detalhes de cada dimensão analisada:

Respeito

Analisa o quanto os colaboradores se sentem respeitados e valorizados na vida profissional e pessoal por seus colegas de trabalho. 

Credibilidade

Busca compreender a visão dos liderados em relação à confiança com seus líderes. Também analisa se os líderes passam competência, integridade e credibilidade por meio da comunicação. 

Orgulho

Mede o grau de engajamento dos colaboradores com a empresa, buscando entender o quanto se orgulham de fazer parte daquela organização. 

Imparcialidade

Avalia se os profissionais reconhecem e tratam todos na empresa de forma imparcial e igualitária. 

Camaradagem

Identifica o companheirismo e a proximidade entre os colaboradores dentro da organização.

Como trabalhar em uma empresa Great Place to Work?

Para quem considera o clima organizacional da empresa um fator importante na hora de se candidatar para uma vaga, busque empresas com a certificação Great Place to Work. E para se destacar no processo seletivo, a dica é montar um currículo ressaltando suas habilidades e experiências profissionais. 

Outro ponto interessante é investir em uma especialização. Afinal, organizações como essas são disputadas pelos melhores profissionais do mercado. Confira as opções de pós EAD Unime para se tornar um especialista e chamar atenção nos processos seletivos. 

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!