6 dicas para bom relacionamento no trabalho: veja aqui

equipe reunida para ilustrar texto dicas para bom relacionamento no trabalho

Ter uma convivência harmônica no ambiente de trabalho é um dos pilares para ter uma relação saudável com seu emprego. Logo, seguir algumas dicas para bom relacionamento no trabalho é sempre um ganho, evitando que você cometa gafes que possam colocar esta boa convivência em risco. 

Para além da convivência saudável, ter uma boa relação com seus colegas de trabalho é importante para fortalecer seu networking, que pode ser uma peça fundamental para o seu crescimento no mercado. 

Trabalhar seu relacionamento interpessoal é algo fundamental se você quer ser considerado um bom profissional. A mistura de ambiente profissional com arrogância e isolamento costuma ser fatal para uma carreira, visto que as chances de você ficar com a imagem manchada no mercado são muito maiores desta forma. 

Confira abaixo 6 dicas que todo profissional deve seguir para manter um bom relacionamento com seus colegas!

As principais dicas para bom relacionamento no mercado

1 – Pratique a escuta ativa

Não tem nada mais desmotivador do que conversar com alguém que não demonstra interesse na conversa, olhando para o celular, computador ou mal reagindo ao que você está falando 

Não só no ambiente de trabalho mas em todo tipo de conversa, seja educado e pratique a escuta ativa, olhando diretamente nos olhos do seu interlocutor e realmente ouvindo o que ele tem a dizer. Ter essa demonstração clara e afetuosa com as pessoas fortalece seu vínculo com ela, exaltando que há respeito entre vocês e construindo um laço de confiança.

2 – Aceite os apontamentos sobre o seu trabalho como conselhos, e não como críticas

No ambiente de trabalho, é comum receber feedbacks constantes sobre nosso trabalho, não só dos nossos gestores como também de colegas e pessoas que acompanham nosso desenvolvimento profissional de perto. 

Não interprete esses apontamentos como crítica. Ao invés disso, escute atentamente o que a pessoa tem a te dizer e reflita sobre essas considerações. Muitas vezes, elas trazem pontos positivos para você melhorar na sua atuação, para se tornar um profissional ainda mais completo e preparado para o mercado. 

Além disso, é de bom tom agradecer o profissional que te deu o “toque” e dizer que vai pensar sobre o aconselhamento. Na grande maioria das vezes, esses colegas só desejam que você se aprimore ainda mais profissionalmente e, mesmo que a intenção não seja essa, é você quem deve utilizar o que foi dito como algo positivo para você. 

3 – O respeito precisa ser mútuo no trabalho

Respeito gera respeito, então aja de forma gentil e respeitosa com seus colegas para que eles te tratem da mesma forma e juntos vocês possam criar um bom ambiente de trabalho

E o respeito aparece nas mínimas ações. Não falar mal de colegas pelas costas deles, não criticar de forma pejorativa ou menosprezar o trabalho dos outros, respeitar o espaço pessoal de cada um e ouvir o que os colegas têm a dizer são atitudes simples, mas que demonstram um enorme respeito seu pelos outros profissionais e o espaço de trabalho. 

4 – Saiba se comunicar

Ter uma boa comunicação no trabalho é um benefício que deve ser muito bem aproveitado, principalmente para fortalecer os laços de confiança com os seus colegas. Uma boa comunicação evita desencontro de informações e facilita sua integração com o time. 

Um bom comunicador também sabe expor seus sentimentos e pensamentos de forma mais clara e assertiva, evitando falar algo que não exponha exatamente o que ele está sentindo. Este equívoco comunicacional pode gerar problemas de convivência, como dificuldade de dizer algo que está te incomodando e precisa ser mudado, ou comunicar algo em um tom que pode ser interpretado como “mal educado” por outras pessoas. 

Não deixe que uma chateação se prolongue por muito tempo. Não resolver essa questão pode gerar mágoa e acabar criando um clima nada amistoso entre você e seus colegas.

5 – Invista na sua inteligência emocional

Um profissional com inteligência emocional não só consegue se adaptar às mais desafiadoras situações no mercado de trabalho como fortalecer seu vínculo com os colegas, criando um ambiente harmonioso e de bons relacionamentos. 

A inteligência emocional evita que você pense apenas com o coração, se deixando levar por acontecimentos insignificantes e criando antipatia pelos seus colegas por conta de coisas que poderiam ser resolvidas com uma conversa. 

Pensando racionalmente, você possui mais clareza sobre o que é certo e o que é um equívoco, tomando as decisões mais acertadas e agindo “com a cabeça fria”, reduzindo as chances de você entrar em conflito com seus colegas. 

6 – Reconheça o esforço dos seus companheiros

Reconhecimento todo mundo gosta de receber, então não hesite ao ter a oportunidade de elogiar um colega e reconhecer o esforço que ele está dedicando ao projeto. 

Demonstrar reconhecimento fortalece seu vínculo com os colegas, pois eles terão a impressão que você valoriza o esforço que eles empregam no projeto. Na posição de gestor, esta dica precisa ser ainda mais usada, pois um time se sente mais engajado quando o líder reconhece o trabalho feito pela equipe. 

Para cultivar um laço de confiança com colegas de trabalho, é necessário demonstrar parceria e reconhecimento com frequência, para que o vínculo se renove constantemente. Nunca deixe de elogiar os profissionais para que o seu esforço também seja reconhecido por eles.

Depois dessas dicas para bom relacionamento no trabalho, anote esta dica para melhorar o seu relacionamento com o seu lado profissional: faça uma pós-graduação e fortaleça seu currículo, se tornando um profissional mais preparado para os desafios do mercado.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!