O que fazer antes de sair de férias do trabalho? Saiba aqui!

praia para ilustrar texto sobre sair de férias do trabalho

Finalmente chegou o aguardado momento de sair de férias do trabalho. Todo mundo gosta de poder curtir os dias de folga tranquilamente, sem ter que ficar pensando em atividades pendentes, ou se preocupando com o andamento das tarefas. As férias são o momento de desacelerar e recarregar as energias. 

Para a atuação profissional, esse descanso é necessário até para melhorar a produtividade. O excesso de trabalho pode colocar as pessoas em um estado de estresse elevado, além de aumentar a estafa, o que acarreta na diminuição do rendimento e até na qualidade das atividades. 

Portanto, ter um tempo para não se preocupar com trabalho também contribui para trabalhar melhor. Esse período fora do trabalho é tão importante que está previsto na legislação. Segundo a lei trabalhista brasileira, todo profissional que atua em regime de CLT tem direito a 30 dias de férias a cada um ano de trabalho concluído. 

Mas, antes de tirar as merecidas férias, há muito a ser feito em relação às atividades recorrentes, já que dificilmente as tarefas poderão ficar paradas. E, se o profissional não fizer um bom planejamento, pode acabar sendo acionado e vai ter que realizar tarefas durante o recesso.  

Como se preparar para sair de férias do trabalho

Para evitar ter que resolver questões de trabalho nas férias, veja como se preparar e deixar as tarefas em ordem:

Instrua bem quem ficará em seu lugar

Reserve um tempo na sua agenda e do colaborador que fará suas atividades para ensinar o passo a passo do que deve ser feito. Em geral, a pessoa já terá uma ideia por atuar na mesma área, mas mesmo se esse for o caso, existem pormenores das atividades que são individuais. 

Atente-se a tarefas que são muito específicas ou contém muitos detalhes e, se for o caso, faça uma espécie de roteiro, ou guia, para ser consultado em sua ausência. É importante também fazer isso com antecedência para que a pessoa possa se familiarizar com os processos e tirar dúvidas enquanto você está lá.

Conclua as pendências

É comum que pequenas pendências ou alguns afazeres que não são prioridade passem muito tempo na lista de tarefas. Aproveite para concluir essas questões, evitando que o substituto tenha que resolver isso. Se for preciso, acione coordenadores e outros responsáveis para ajudar no direcionamento das questões e agilizar o processo. 

Esvazie a caixa de e-mails

Sabemos que a caixa de e-mail pode ficar sobrecarregada e nem sempre conseguimos dar uma resposta imediata. Antes de sair de férias, é importante “fazer uma limpa”, responder o que ainda estiver em aberto e até mesmo encaminhar e-mails que terão desenvolvimento enquanto você estiver fora. 

E não se esqueça de ativar o aviso automático de férias, informando o período em que estará ausente e os contatos da pessoa ou equipe que devem ser acionados no período. 

Crie um cronograma

Ter data e hora para parar de trabalhar pode se tornar uma corrida contra o tempo. O fato de que não vai conseguir continuar as tarefas em alguns dias pode aumentar a carga de trabalho, especialmente ao realizar as tarefas acima. Portanto, crie um cronograma que ajude a organizar essas questões e permita sair no horário e com o check-list concluído.

Faça uma limpeza

É possível que a pessoa que ficará no seu lugar ocupe sua mesa, ou tenha que consultar seu espaço, como armário e gavetas, à procura de documentos. Para evitar bagunça, o que pode passar uma má impressão profissional, aproveite para fazer uma limpeza, jogar fora coisas desnecessárias e organizar os arquivos para serem facilmente acessados. 

Não se esqueça do backup

Muitas coisas podem acontecer na sua ausência, incluindo o “sumiço” de arquivos importantes. Se o computador tiver que ser atualizado ou um colega acidentalmente apagar alguma coisa, um backup trará a segurança de que documentos importantes serão recuperados.  

Pense no “pós-férias”

Ninguém quer sair de férias pensando no trabalho da volta mas, especialmente se for um período mais longo, como um mês, alguns detalhes podem ser esquecidos, inclusive senhas como a de acesso ao computador. 

Antes do recesso, anote o que precisa fazer quando retornar, bem como suas senhas, caso a memória falhe. 

Novos conhecimentos nas férias

Relaxar em casa assistindo férias, ou viajando para ver a família são formas válidas e prazerosas de aproveitar as férias. Mas o período também pode servir para aprender coisas novas, adquirir experiências e buscar aperfeiçoamento profissional. 

Viagens, seja pelo Brasil, seja em outros países, ajudam a ampliar nossos horizontes, oferecem novas perspectivas e ainda ajudam a criar resiliências, características que podem ser aplicadas no trabalho. 

Além disso, investir no conhecimento é uma estratégia que permitirá conseguir posições melhores no trabalho e evoluir profissionalmente. Com uma pós-graduação em 4 meses, você inicia esse processo e em curto prazo pode dar novos rumos à carreira.

Não esqueça de se planejar antes de sair de férias do trabalho, para poder curtir fazendo o que mais gosta, realizando um sonho e desenvolvendo novas habilidades e conhecimentos. 

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!