Após a volta de férias do trabalho, como organizar a rotina?

homem trabalhando para ilustrar texto sobre volta de férias do trabalho

Todo mundo gosta de tirar um merecido descanso do trabalho, e passar semanas sem pensar nas tarefas profissionais. Porém, na volta de férias de trabalho, pode ser difícil engatar na rotina e pegar o ritmo. 

É normal que, depois de um tempo fora, pequenas atividades que ficaram paradas sejam esquecidas e os projetos que seguiram durante o período de recesso estejam em outra etapa. Além disso, é provável que durante as férias o ritmo tenha mudado, dormindo e acordando mais tarde, portanto o corpo e a mente precisam se readaptar. 

Nas férias, também experimentamos uma sensação de liberdade maior, por fazer o que queremos e na hora que for mais conveniente. Portanto, voltar a seguir regras e horários pode exigir um esforço. 

Por outro lado, a oportunidade de descansar, viajar e passar tempo fora do ambiente de trabalho pode oferecer novas perspectivas que vão ajudar no desempenho profissional. Seja ao conhecer novas culturas, seja ao ter contato com pessoas diferentes, ou ainda ler e consumir livros e filmes amplia os horizontes e permite criar um repertório mais diverso que pode ser utilizado no trabalho. 

Dicas para a volta de férias do trabalho

Antes de se desesperar pela volta das férias pensando no que ficou acumulado e na viagem que já acabou, siga nossas dicas para se organizar e retomar a rotina com tranquilidade:

Comece com o pré-férias

Antes mesmo de sair de férias, deixe anotadas informações que vai precisar depois. Em um caderno pessoal de trabalho, ou um arquivo no computador, descreve as atividades em andamento e o status de cada uma, para relembrar na volta. Guarde também as senhas como a de acesso ao computador e do e-mail. Você pode esquecer essas informações e ter ainda mais trabalho para resolver isso quando voltar. 

Reestabeleça uma rotina

Ao invés de acordar no dia de retorno e voltar à rotina de sempre, tente retomar alguns horários e hábitos costumeiros alguns dias antes. Volte ao horário regular de sono e tente fazer as refeições no mesmo período que faz quando trabalha. 

Assim o corpo vai, aos poucos, compreendendo as mudanças e o choque não será tão grande. 

Leve a animação das férias com você

Calma, não precisa curtir no escritório como faz na praia, mas recordar os bons momentos vividos durante o recesso ajudam a trazer ânimo e influenciam o humor. Levar a sensação de bem-estar do período de descanso colabora com uma rotina mais leve e ainda mais produtiva. 

Também ajuda se já começar a planejar as próximas férias. Pode parecer distante, mas ter um objetivo a longo prazo oferece foco, especialmente se envolver um planejamento maior de datas e economia financeira.

Comece com o básico

Antes de mais nada, confira os e-mails. Veja as mensagens que recebeu com novas solicitações, e acompanhe o andamento de conversas onde está copiado. Assim, quando for consultar os colegas, já terá perguntas específicas sobre o que ocorreu na sua ausência. Também é importante fazer uma limpa geral para começar sem inúmeros e-mails não lidos na caixa de entrada. 

Priorize

Depois de ver os e-mails e consultar as anotações que deixou antes de sair, faça uma lista de prioridades. Confira na agenda e nos materiais o que tem prazo de entrega mais curto, o que é mais urgente, o que não foi feito. 

Consulte os colegas

Você vai precisar falar com a equipe para saber o andamento das coisas. Dependendo do caso, pode ser necessária uma reunião. Caso não seja, chame um colega e peça instruções sobre o rumo dos projetos. Com a lista de prioridades, fica mais fácil definir o que precisa ser resolvido primeiro, assim, se os colegas não tiverem tempo imediatamente, você já sabe quais são os temas mais essenciais. 

Fale com o líder

Com todas as informações, marque um bate-papo com o gestor direto para entender dele quais as prioridades do trabalho. Busque as informações e entenda o que ele espera em seu retorno, para assim começar as atividades. 

Respeite seu ritmo

É importante ir com calma e dar tempo para que a cabeça retome o ritmo de antes das férias. Portanto, não se preocupe se tiver que fazer mais pausas no dia, demorar mais para responder um e-mail ou realizar uma atividade corriqueira. Faz parte, e logo o andamento das tarefas volta ao normal. 

Aproveite a motivação

Por conta dos momentos de lazer e relaxamento das férias, é comum que os profissionais retomem o trabalho mais motivados. Com isso, fica mais fácil realizar algumas atividades que eram adidas por conta do cansaço. 

Esse é um ótimo momento para rever essas questões e aproveitar a energia para investir no desenvolvimento profissional. Muitas pessoas desejam fazer uma pós, mas acabam deixando para depois por conta da rotina extensa. Por isso, aproveite as energias renovadas da volta de férias do trabalho e invista em uma especialização que te ajudará a conquistar novos patamares na carreira. 

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!