Como enfrentar dificuldades nos primeiros dias de trabalho?

mulher com expressão de preocupada para ilustrar texto sobre dificuldades nos primeiros dias de trabalho

É muito comum se deparar com dificuldades nos primeiros dias de trabalho, levando em consideração que é um cenário totalmente novo, além de uma cultura organizacional com a qual o profissional não está acostumado. No entanto, não é o fim do mundo. Algumas atitudes podem fazer a diferença para superar esses obstáculos.

O mais importante é que o profissional respeite o próprio limite e entenda que não é sua culpa não conseguir se adaptar às novidades logo de cara. Tudo leva um tempo até se acostumar e, nos primeiros dias, as funções podem não estar tão claras assim. 

Levando isso em consideração, a ideia é manter a calma e dar o seu melhor, mas prestar atenção nas dificuldades que aparecem no caminho e pedir ajuda o quanto antes pode ser essencial. 

Principais dificuldades nos primeiros dias de trabalho 

Estar preparado para os primeiros dias de trabalho é uma forma eficaz de prevenir determinados imprevistos. Por isso, saber as dificuldades mais comuns desse período inicial pode ajudá-lo a ficar um passo à frente.

1 – Pessoas desconhecidas

Estar no meio de dezenas de desconhecidos pode ser intimidador para qualquer pessoa, afinal, nunca se sabe o que esperar. Caminhar nos corredores e trocar olhares com profissionais que você nunca viu na vida é um verdadeiro desafio, principalmente levando em conta que todos eles já se conhecem e estão entrosados entre si.

Como enfrentar: o primeiro passo é entender que não tem para onde fugir — você vai encontrar um verdadeiro mar de pessoas totalmente novas. No entanto, entenda isso como uma coisa boa. Afinal, é uma oportunidade para ampliar o seu networking e obter visões diferentes acerca do mercado e da carreira que está seguindo. Seja educado, receptivo e não tenha medo de conversar com seus novos colegas a fim de conhecê-los.

2 – Sistema novo

As dificuldades do primeiro dia também podem ser técnicas, já que a empresa deve seguir suas operações em um sistema próprio, e pode ser que você não esteja familiarizado com a tecnologia específica a ser utilizada no cotidiano. Nos primeiros dias, é comum não saber lidar com as complexidades de ferramentas novas.

Como enfrentar: você pode perguntar ao seu gestor se existe algum manual que traga informações de como o novo sistema funciona. Muitos lugares já deixam um vídeo de instrução preparado justamente para ajudar os novos contratados. Pedir ajuda a um colega que está há mais tempo na empresa também pode ser útil.

3 – Insegurança

As dificuldades podem contribuir para o surgimento de mais uma: a insegurança. Ainda que no momento do processo seletivo você tenha conseguido demonstrar calma e confiança, ao colocar a mão na massa, a história pode ser outra. A insegurança pode te atrapalhar e impedir que se entregue por completo à nova função, pelo medo de errar.

Como enfrentar: reconheça que é um novato e, por mais que seja talentoso e tenha experiência em outros lugares, agora a situação é nova. Não exija a perfeição de si mesmo nos primeiros dias. Saiba que os erros são comuns nesta etapa e que, com o tempo e o acúmulo de experiência, tudo tende a se tornar mais fácil.

4 – Estilo de liderança diferente do que está acostumado

Um estilo de liderança diferente do que estava acostumado na outra empresa também pode gerar dificuldades nos primeiros dias, já que esse líder pode ter expectativas diferentes em relação ao desempenho, comunicação, tomada de decisões e colaboração. Se o colaborador estava acostumado com uma abordagem de comunicação específica, pode ser desafiador se adaptar a um estilo diferente.

Como enfrentar: nos primeiros dias, observe como o líder se comunica, toma decisões e interage com a equipe. Escute atentamente as orientações e feedbacks fornecidos pelo líder para entender suas expectativas. Mas acima de tudo, pergunte! Sempre que houver alguma dúvida, não hesite em perguntar ao gestor, assim fica por dentro do que ele almeja.

5 – Sensação de não pertencimento 

Justamente por conta de toda essa leva de novidades, pode ficar uma sensação de que você não pertence a aquele lugar. Por sua vez, isso dificulta ainda mais o processo de se entrosar na equipe e estreitar laços com os colegas. Com isso, é comum o surgimento de comparações entre a antiga empresa e a atual.

Como enfrentar: entenda que está em um lugar novo e que a empresa anterior é coisa do passado. Evite fazer comparações, porque isso só vai aumentar a ansiedade de lidar com um cenário desconhecido. Abrace as novidades, dê tempo ao tempo e mostre que você é participativo e tem um interesse genuíno na empresa nova.

6 – Falta de conhecimento

Quando um profissional é novo em uma empresa ou função, enfrentar uma curva de aprendizado pode ser desafiador. Se o colaborador é novo em um setor específico, pode não entender completamente os termos técnicos, conceitos e práticas comuns, o que pode dificultar a comunicação e compreensão das demandas.

Como enfrentar: essa falta de conhecimento pode ser uma das grandes dificuldades nos primeiros dias de trabalho, mas além de tirar dúvidas e fazer uma boa pesquisa em casa, uma dica é se aprofundar em um curso que te ajude a suprir essa necessidade. A pós-graduação EAD Anhanguera pode garantir esse conhecimento a mais.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!