Posso ligar na empresa para saber se passei na entrevista?

homem com telefone para ilustrar texto sobre Posso ligar na empresa para saber se passei na entrevista

Posso ligar na empresa para saber se passei na entrevista?” é uma pergunta que muitos profissionais fazem, levando em consideração a ansiedade e o desconforto de não receber um resultado naquele processo seletivo tão aguardado. As empresas prometem uma resposta, mas a gente sabe que não é bem assim, e que a negativa pode ser apenas o silêncio.

Ligar para a empresa não é o problema, mas certifique-se de que o prazo fornecido pelo recrutador no fim da entrevista já passou. Isso porque, se ele disser que a resposta chega em um determinado dia e você procurar antes disso, pode gerar uma impressão de que é um profissional ansioso e que não consegue lidar com instruções.

Posso ligar na empresa para saber se passei na entrevista? 

O melhor a fazer é conversar com o recrutador, no fim da entrevista, para que ele deixe um prazo estabelecido. Assim, você não vai ficar às cegas aguardando por qualquer informação acerca do cargo. 

É importante ter em mente que o processo seletivo pode demorar a gerar uma resposta, porque são várias fases. Além disso, os recrutadores, provavelmente, estão entrevistando várias outras pessoas ao longo da semana — ou até mesmo ao longo do mês. Por isso, você deve estar preparado para uma possível demora.

Considerando que o prazo passou, sim, você pode ligar na empresa para saber se já existe alguma resposta.  Nesse momento, se o recrutador disser que ainda não há uma conclusão a respeito do cargo, vale perguntar por um novo prazo, assim você não corre o risco de voltar a entrar em contato antes do necessário.

O que fazer ao ligar para saber sobre o resultado do processo

Vale prestar atenção em alguns fatores quando for ligar para saber o resultado muito aguardado de um processo seletivo, como o tom da comunicação ou as boas maneiras, para não deixar uma má impressão aos recrutadores:  

1 – Certifique-se de que é o momento certo

É importante se atentar ao fato de que o recrutador também possui uma vida fora do trabalho, assim como você. Por isso, ligar fora do horário comercial está fora de cogitação. Se ligar muito cedo ou muito tarde, você pode acabar como alguém inconveniente. 

Outra dica válida é evitar ligar durante horários de pico ou momentos em que a empresa possa estar ocupada. Tente ligar em um momento tranquilo, como no início da manhã ou no final da tarde — mas não passe disso, para não correr o risco de incomodar o recrutador.

Para saber exatamente quando ligar, no momento do processo seletivo, você pode já perguntar sobre os horários da empresa e em qual momento é adequado para entrar em contato possivelmente no futuro. Nada que a comunicação não resolva!  

2 – Seja gentil e não questione em tom de cobrança

Sabemos que, dependendo do prazo estipulado e a demora em relação à resposta, pode ser frustrante ficar sem informação nenhuma. No entanto, isso não é justificativa para um comportamento desagradável. 

Pense o seguinte: se está demorando, talvez a empresa esteja em dúvida referente à nova contratação. E se você ligar de um modo insistente ou acusatório, pode fazer a diferença na decisão dos recrutadores — e de um modo que não será favorável. 

Por isso, o melhor é entrar em contato com calma e manter o tom formal de sempre. Seja respeitoso e educado e comece a conversa se apresentando e explicando o motivo da ligação.

3 – Seja objetivo na ligação

A ligação serve justamente para uma comunicação rápida e objetiva, então aproveite para ir direto ao ponto e não fique dando voltas para chegar à questão. Lembre-se que o recrutador pode estar em meio a uma rotina corrida, e pode ser justamente esse o motivo de ainda não ter entrado em contato. Assim, quanto mais rápida for a sua interação, melhor.

4 – Esteja preparado para ouvir

Se o recrutador ainda não entrou em contato para acertar a contratação, talvez seja porque você não passou, ou porque ainda deve participar de mais alguma fase do processo seletivo — ou, até, aguardar por informações. 

Dito isso, você deve estar preparado para qualquer que seja o cenário. Antes de realizar a ligação, tenha a certeza de que está disposto a ouvir a resposta do recrutador. Não se esqueça de ser educado e agradecer pela informação, seja ela qual for. 

É melhor ligar, mandar e-mail ou WhatsApp? 

Ao fazer a pergunta “posso ligar na empresa para saber se passei na entrevista?”, pense se na cultura daquela organização, o melhor a fazer é realmente ligar ou se é melhor mandar um e-mail ou WhatsApp. São três formas de comunicação bem diferentes, com propostas distintas. E para aumentar as suas chances de passar no processo, a pós-graduação EAD pode ser uma grande aliada! Busque um curso que te agrade e continue seus estudos! 

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!