Habilidades de liderança desde cedo: como desenvolvê-las? 

avião de papel para ilustrar texto sobre habilidades de liderança desde cedo

Quando uma empresa busca um profissional para ocupar um cargo de liderança, ela não se preocupa apenas com a experiência que o candidato possui na área de atuação. Um líder precisa ter outras qualificações, pois é quem vai conduzir e motivar a equipe. Caso seu objetivo seja desenvolver habilidades de liderança desde cedo, saiba que existem algumas formas de se preparar para isso. 

Ocupar um cargo de liderança é desafiador porque, além da tomada de decisões constantes, você precisa lidar com funcionários de diferentes perfis. Por conta disso, é necessário ter o famoso jogo de cintura para encarar os desafios do dia a dia. A primeira dica para desenvolver essa habilidade é trabalhar seu lado emocional e comportamental. 

Qual o perfil de um líder? 

Além de se especializar para dominar sua área de atuação, busque trabalhar alguns pontos da sua personalidade. Um bom líder é aquele que: 

  • Possui empatia com os integrantes da sua equipe; 
  • Consegue se adaptar a novas situações;
  • É capaz de intermediar e resolver conflitos;
  • Sabe ouvir todos os lados e propor diálogos; 
  • Consegue incentivar a equipe a bater as metas estabelecidas pela empresa. 

Para desenvolver essas habilidades conhecidas como soft skills, você precisa trabalhar o seu autoconhecimento, ou seja, deve analisar seu perfil e ver quais são seus pontos fortes e quais precisa melhorar. 

Às vezes, no entanto, não conseguimos enxergar nossos próprios defeitos, então não tenha medo de pedir feedbacks e saiba ouvi-los sem levar para o lado pessoal. Isso te fará crescer enquanto profissional. Se quiser ou precisar de ajuda nesse processo, uma sugestão é procurar por um psicólogo. 

Como desenvolver habilidades de liderança desde cedo

Mas, o que ainda o profissional deve fazer para desenvolver as habilidades de liderança desde cedo? Confira a seguir.

Vista a camisa com seu time

Muitas pessoas costumam dizer que o chefe é quem apenas demanda. Já o líder é quem acompanha a equipe. Então, sempre que for colocado em uma posição de liderança, não deixe de demonstrar apoio às pessoas que estão com você. 

Se as pessoas que estão no seu time te veem como alguém que coloca a mão na massa, isso poderá motivá-los. Primeiro porque eles não se sentirão sozinhos ou sendo explorados e, segundo, porque você se tornará um exemplo de como agir. 

Imagine que um novo profissional entrou na empresa para trabalhar no seu setor e seu líder pede para você passar o serviço e também acompanhar o que esse novo funcionário está fazendo. Não seja autoritário ou impaciente, seja parceiro. Sente para fazer o serviço junto com ele e tenha tato na hora de corrigi-lo. Isso mostrará que tem habilidade para ser um líder.   

Saiba ouvir

Lembra que é importante pedir feedbacks? Além de ajudar no seu autoconhecimento, ouvir as pessoas que estão ao seu redor vai te ajudar a entender o que está acontecendo à sua volta. Uma dica simples para praticar desde cedo o seu lado ouvinte é escutar as pessoas com quem convive. Ouça seus amigos e familiares, sejam histórias, sejam problemas, e só depois dê sua opinião. 

Isso será útil quando você assumir um cargo de liderança. Não esqueça que a vida das pessoas não se resume apenas ao trabalho e que problemas pessoais podem, sim, interferir no rendimento de um profissional. Se alguém da sua equipe entregou um serviço errado ou não está conseguindo cumprir os prazos, não julgue antes de tentar entender o que está se passando com ela. 

Além de ouvir, seja aberto ao diálogo 

Para a pessoa se abrir, você precisa estar aberto ao diálogo. Propor conversas ajuda no relacionamento da equipe. Crie o hábito de conversar com as pessoas, entenda o dia a dia de trabalho e a personalidade de cada uma. Assim, será mais fácil ajudar e motivar quem trabalha com você. Cada pessoa é de um jeito, por isso, não dá para lidar com todos da mesma forma. 

O legal é que, durante essas conversas, você também pode aprender coisas novas ou identificar, por exemplo, um problema operacional que pode ser resolvido com o auxílio de outro setor. O líder não precisa passar a ideia de que só ele sabe tudo, então dialogue com seus parceiros de trabalho e demonstre que você pode ensinar, mas também aprender com eles. 

Tenha confiança

Ao ocupar um cargo de liderança, você terá que tomar decisões. Nem sempre você vai acertar e está tudo bem. É um risco que se corre. O medo e a insegurança são sentimentos que podem atrapalhar uma pessoa que almeja um cargo de líder. Confie no seu trabalho e no da sua equipe, saiba se posicionar e não se intimide com questionamentos. 

Demonstrar segurança no que está fazendo ou ensinando para alguém mostra que você confia no seu trabalho e é capaz de assumir riscos. Quando algo não der certo, basta ter a humildade de reconhecer seu erro. 

É importante treinar a autoconfiança desde cedo. Mesmo que esteja na posição de subordinado, mostre que confia em si e no seu trabalho. Não tem problema perguntar quando tiver uma dúvida, mas não fique sempre dependente da validação de terceiros. Quando tiver domínio do que está fazendo, demonstre isso.  

Invista na sua formação profissional

Uma forma de demonstrar que é um profissional qualificado e interessado em crescer é não deixar de estudar. Para se atualizar e ampliar seus conhecimentos, é válido procurar por cursos de especialização e MBA. A pós-graduação Anhanguera pode te ajudar nisso, pois, além de dar uma turbinada no seu currículo, ela vai ampliar e aperfeiçoar suas habilidades de liderança desde cedo. 

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