Defina metas claras e mensuráveis para crescer na carreira; veja

alvo para ilustrar texto sobre metas claras e mensuráveis

Um dos principais responsáveis por fazer um profissional crescer é a definição de metas claras e mensuráveis, ou seja: objetivos específicos e bem definidos que podem ser facilmente compreendidos e quantificados. É por meio delas, afinal, que se estabelece direção e foco necessários para alcançar os avanços almejados.

Para que o próprio profissional não fique desnorteado e possa, assim, sair do lugar, as metas devem ser detalhadas, evitando ambiguidade. Também podem envolver o uso de números, porcentagens, datas ou outros indicadores.

Vale ressaltar que, sob a premissa de evitar o sentimento de frustração, essas metas também precisam ser realistas. Quando os objetivos são muito fáceis de alcançar, podem não gerar o esforço necessário, mas quando são impossíveis, o único resultado é desmotivar.

A importância de definir metas claras e mensuráveis

Basicamente, as metas claras ajudam a definir prioridades e a concentrar esforços em áreas específicas. Também é com o auxílio delas que o profissional consegue se livrar de distrações e indecisões.

O impacto das metas não é apenas na carreira. Até mesmo o emocional de um profissional pode ser atingido positivamente, uma vez que o progresso em direção a esses objetivos tem potencial para aumentar a autoconfiança e a motivação.

Ao atingir metas significativas, o profissional demonstra seu valor e contribuição para a organização, o que aumenta as chances de reconhecimento, recompensas e oportunidades adicionais. Além disso, estabelecer esses objetivos ajuda na tomada de decisões ao longo da carreira.

Como definir metas claras e mensuráveis

De modo geral, estabelecer metas claras e mensuráveis pode ser considerada como uma prática essencial para o desenvolvimento e o avanço na carreira. Com base nisso, trazemos alguns comportamentos pertinentes ao profissional que planeja progredir: 

1 – Avalie seu potencial

Antes de entender onde você quer chegar, é preciso saber onde você está! Quais são suas habilidades neste momento? Qual o nível de conhecimento que possui sobre a área em que atua? Quais são seus pontos fortes e fracos? Saber responder a estas questões pode representar um passo à frente na elaboração de metas.

Ter esse autoconhecimento ajuda a evitar aquele sentimento de frustração, justamente porque você se conhece e sabe exatamente os recursos que possui. Com essa informação em mente, você não desenvolve um plano às cegas. 

2 – Divida as metas em etapas

Uma estratégia eficaz é definir as metas em etapas. Assim, em vez de considerar o objetivo final, algo que pode parecer distante e inalcançável, você pode se concentrar nas pequenas coisas que, aos poucos, te guiam por aquele caminho rumo à meta em questão.

3 – Certifique-se de acompanhar o progresso

Manter um registro de seu progresso em relação às metas estabelecidas impede você de se sentir perdido. Além disso, quando se vê no papel as realizações, desafios e lições aprendidas para avaliar seu progresso, isso só dá mais forças para continuar, e você passa a perceber que o tempo gasto teve um propósito.

4 – Ajuste o que for necessário

Um erro do profissional é achar que, só porque estabeleceu as metas, elas são imutáveis e não devem ser mexidas. Tudo muda, e a carreira não é diferente. Nossas percepções podem mudar, tal como nossas ambições. As circunstâncias externas também têm certa influência nos seus objetivos, e podem adiantá-los ou atrasá-los. Não se sinta culpado se precisar ajustar as metas em algum momento.

5 – Mantenha equilíbrio no tempo gasto

Além de manter registrado todo o processo, acompanhe também quanto tempo você dedica a cada meta para garantir que esteja distribuindo  de maneira eficaz. Aqui, é uma boa opção estabelecer as prioridades de acordo com o que exige urgência e o que pode ser deixado para depois. 

Metas de curto, médio e longo prazo

Diferenciar as metas em curto, médio e longo prazo pode ajudar a direcionar sua energia e recursos para as áreas certas em cada momento. Veja como definir cada uma delas: 

Metas de curto prazo

Metas de curto prazo são objetivos que você pretende alcançar em um período que varia de alguns dias a até um ano. Na prática, ajudam a manter o foco nas tarefas que podem ser realizadas de maneira mais imediata e evita que você se sinta sobrecarregado por objetivos de longo prazo.

Exemplos de metas de curto prazo podem incluir concluir um curso de treinamento dentro dos próximos três meses, aumentar as vendas trimestrais em 10% em relação ao trimestre anterior ou economizar uma quantia específica de dinheiro nos próximos seis meses para uma viagem.

Metas de médio prazo

Quando falamos de metas de médio prazo, geralmente nos referimos a um período que varia de um a cinco anos. A ideia é estabelecer objetivos intermediários que sustentam a realização de metas de longo prazo.

As metas podem incluir mudar de emprego para uma empresa que ofereça melhores oportunidades de crescimento dentro de dois anos, completar um programa de treinamento executivo ou de gestão em um período de 18 meses. 

Metas de longo prazo

Por sua vez, as metas de longo prazo geralmente têm prazos de cinco anos ou mais, e consistem em realizações significativas que você deseja alcançar em sua vida ou carreira, como tornar-se gerente em uma grande empresa dentro de 10 anos ou construir uma empresa de sucesso do zero e alcançar um determinado valor de mercado em 15 anos.

As metas claras e mensuráveis podem girar em torno da sua carreira ou dos seus estudos, tendo relação com uma pós-graduação em Saúde, por exemplo, ou qualquer área que lhe atraia. Seja de curto, seja médio ou longo prazo, o importante é persistir. 

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