Minicurrículo: o que é, como fazer e exemplos

minicurrículo

É comum que profissionais tenham que fazer um minicurrículo para apresentações específicas, como um resumo das habilidades profissionais. As “mini bios”, como são chamadas, são muito usuais também em materiais que estão online, como textos e artigos. Por isso, em alguns casos têm características similares às das redes: conteúdo curto e direto ao ponto.

Outro aspecto que pode mudar na criação é a linguagem. Existe a possibilidade do texto ser mais informal, dependendo da plataforma onde está localizado. Mas, além disso, há muitas variáveis que fazem com que esse material seja customizado e siga determinadas regras. Vamos entender tudo neste texto e explicar os tipos de minicurrículo e seus usos. 

O que é um minicurrículo?

Como o nome já diz, ele se trata de uma apresentação das competências profissionais e acadêmicas, porém com um imenso desafio: o tamanho. A versão mini não deve ter mais que um parágrafo, ou seja, muito menos que a página onde são detalhadas todas as informações. 

Geralmente não é utilizado em processos de recrutamento, mas também pode fazer parte, embora não invalide o envio do currículo completo. Mas também tem outros usos e serve como uma apresentação para profissionais especialistas. Confira os principais usos do minicurrículo: 

Artigos e publicações

É muito comum que quem atua na área de comunicação precise desenvolver um pequeno texto sobre suas competências ao escrever para veículos especializados. Por exemplo, digamos que um jornalista escreve sobre cinema em um blog, seu texto pode incluir informações como filme favorito e uma pequena descrição sobre lugares onde já escreveu sobre o tema, ou há quanto tempo o faz. 

Também serve para profissionais de outras áreas que publicam conteúdos. Seja em grandes jornais até sites com temáticas específicas, é importante que o autor do artigo se identifique, oferecendo um contexto sobre sua relevância para falar sobre determinado tema. Nesse caso, pode incluir também um hobbie ou informação pessoal que dê uma indicação sobre o perfil da pessoa. Veja um exemplo:

Ana Maria é arquiteta e há 10 anos oferece consultorias para projetos de baixa renda. Tem amor por ajudar as pessoas a realizarem o sonho de transformar seus lares e toda semana escreve no blog sobre reformas econômicas.  

Apresentações profissionais

Neste caso, o conteúdo é um pouco mais complexo, pois precisa contar muitas coisas de forma sucinta. Esse é o modelo de minicurrículo mais comum e pode ser utilizado por quem está em busca de oportunidades de emprego. Serve para incluir informações em bancos de talento, enviar mensagens por e-mail e até no perfil do LinkedIn

É importante ressaltar, porém, que esse texto não inviabiliza o envio do currículo tradicional. Pelo contrário, caso o material seja para se inscrever em uma vaga, essa será uma informação introdutória que irá culminar no currículo completo. 

Neste caso, é preciso considerar apenas os dados mais relevantes para a vaga ou área em questão. Digamos que um profissional da área de nutrição está se candidatando para atuar em um hospital. O ideal é que faça um pequeno texto com tempo de atuação e nome de uma ou duas empresas onde trabalhou. A partir daí, inclua a especialização mais relevante.

Graduado em Enfermagem [nome da instituição de ensino] e cursa especialização em Enfermagem Oncológica na [nome da instituição de ensino]. Tem oito anos de experiência na área hospitalar, sendo três dedicados à oncologia. Já passou pelo [nome do local], por onde atuou durante quatro anos e pelo [nome do local], onde atuou na equipe de nutrição. Possui disponibilidade de início imediato. 

Resumo para palestras

Outro uso comum dos minicurrículos é quando o profissional vai participar de palestras e eventos. Nesse caso, a informação é dividida em duas partes:

Muito curta: apenas uma frase ou duas, indicado para materiais impressos. Em alguns casos, contém apenas o nome, cargo e empresa onde trabalha. 

Mais longo: Com um ou até dois parágrafos, pode constar em materiais maiores que serão distribuídos no evento ou para a imprensa, por exemplo. Esse texto, ou até mesmo um um pouco mais longo, também será usado ao fazer a introdução do especialista em seu painel ou palestra. 

Ana Maria é formada em Psicologia pela [nome da instituição de ensino]. Mestre em Psicologia Escolar, desenvolveu uma pesquisa sobre os efeitos da saúde mental na educação infantil até os 10 anos. Atua em parceria com o Conselho [nome] na construção de políticas públicas que promovam o bem-estar infantil. 

Como fazer um minicurrículo?

Escolha uma informação de destaque

Defina um tema para se destacar, que em geral será sua principal realização profissional. Em alguns casos, também pode ser a especialização, que indicam a capacitação profissional aprofundada e sua reputação.

Escreva em 3ª pessoa

Pode ser que um site ou revista peça para que a bio seja feita em 1ª pessoa mas, caso não seja solicitado, o padrão é escrever em 3ª pessoa. Nesse caso, o ideal é evitar os pronomes pessoais em geral e fazer um texto como os citados acima, evitando repetições de “ele/ela”. 

Customize o conteúdo

O texto, por menor que seja, deve estar alinhado com o contexto. Se for uma vaga de emprego, destaque uma atividade relacionada com a descrição. Já na palestra, coloque em evidência a atividade que mais se relaciona com a apresentação. 

O minicurrículo é um desafio pois, além de curto, deve ser bem escrito e chamar atenção. Mas é uma forma de exercitar as habilidades textuais e ainda ajuda no autoconhecimento já que, por menor que seja, exige que o profissional avalie suas melhores competências. 

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