Se você quer se destacar como profissional, precisa desenvolver boas habilidades para comunicar com impacto. Desta forma, você consegue fazer sua voz se destacar no mercado, motivando seus colegas a buscarem os objetivos que vocês desejam alcançar.
Todo profissional que sabe como conseguir uma conexão com sua plateia por meio da identificação, característica base da comunicação de impacto, tende a conseguir oportunidades de emprego de maneira mais fácil, principalmente em cargos de liderança.
Para te ajudar a desenvolver sua capacidade de comunicar com impacto, selecionamos as 6 habilidades essenciais para potencializar essa skill. Confira!
Habilidades para comunicar com impacto: as 6 principais
1 – Comunicação clara e concisa
Para ser um bom comunicador você precisa ser entendido pelo máximo número de pessoas possíveis. Portanto, quanto mais clara for sua forma de falar e mais concisa for sua mensagem, melhor será o desempenho dos seus discursos.
E quando falamos de clareza, nos referimos à conversa com o seu público na linguagem que ele entende, utilizando termos que se identificam com suas vivências. Falar de outra maneira, sem conseguir captar a atenção dos interlocutores, será a mesma coisa que não dizer absolutamente nada.
Por exemplo: se sua equipe é formada por pessoas do setor financeiro, você precisa ser mais formal e utilizar linguagem técnica que se assemelha aos assuntos que eles estão mais familiarizados.
É uma forma de se comunicar que só gera identificação nesse contexto, pois aplicar o mesmo pensamento com profissionais da área de design, por exemplo, dificilmente funcionará da mesma forma.
Ser conciso também é fundamental para comunicar com impacto. Quanto mais demorada for sua colocação, menores são as chances das pessoas prestarem atenção em você até o final da fala.
Diga apenas o necessário, de maneira objetiva. Desta forma, ainda haverá espaço para seus interlocutores fazerem apontamentos.
2 – Escuta ativa
Este termo é utilizado na comunicação para definir uma escuta com atenção e interesse, ouvindo atentamente cada fala do interlocutor. Bons comunicadores não sabem apenas falar bem, mas também são ótimos ouvintes e, dessa forma, conseguem criar uma conexão com seu público.
A escuta ativa é útil para entender a forma como os seus interlocutores pensam. Esse conhecimento pode te ajudar a fundamentar seu discurso, trazendo mais elementos que reforcem a identificação do público com sua mensagem, aumentando sua eficiência.
Sempre que for direcionar uma mensagem a alguém ou a um grupo de pessoas, como durante uma palestra ou reunião de equipe, abra espaço para ouvir as pessoas após sua fala. É uma ótima maneira de entender como eles pensam, conseguir um feedback sobre sua apresentação e refinar seu discurso.
3 – Empatia
Se colocar no lugar do interlocutor é uma boa maneira de entender a forma como ele pensa, além de refletir sobre a forma como cada um sente o impacto de uma situação. Ser empático é fundamental para compreender como cada indivíduo se comporta em diferentes cenários e, assim, moldar seu discurso ao modelo mais ideal de comunicação.
A empatia ainda é uma habilidade fundamental para líderes. Como gestor, quando você aplica a liderança empática, começa a ter uma compreensão maior de como suas escolhas afetam cada colaborador e passa a ter tomadas de decisões mais conscientes.
O mesmo princípio se impõe no caso de bons comunicadores. Quando o profissional é empático e entende quais são as dores da plateia, ele consegue estruturar seu discurso com elementos que tocarão profundamente em cada indivíduo, conquistando a atenção do público. Para uma comunicação com impacto não há nada mais assertivo!
4 – Tolerância e paciência
Muitas vezes, a comunicação de impacto é utilizada para expor problemas estruturais em uma empresa ou equipe de trabalho e, por esse motivo, ela exige tolerância a erros. Sem essa paciência, é bem provável que o discurso seja acompanhado de agressividade e impulsividade, distanciando-se dos interlocutores.
Ao elaborar uma mensagem de feedback, entenda que todos estão passíveis a erros. Não ter paciência para compreender o lado do interlocutor vai te atrapalhar na criação de um vínculo de confiança, o que gera distanciamento e desinteresse em ouví-lo.Tal atitude, além de tudo, torna a devolutiva ineficiente, não tendo um único ponto positivo.
A tolerância também serve na comunicação de impacto como forma de ampliar sua compreensão caso encontre algum colaborador com mais dificuldade de compreensão. Diante deste cenário, será mais fácil encontrar assertividade para reformular sua explicação e ser ainda mais claro nos seus apontamentos sendo uma pessoa paciente.
5 – Saber falar em público
Ser desenvolto para conseguir ter uma boa performance ao falar em público é fundamental para conseguir solidificar uma comunicação de impacto. Muitas vezes, você precisará se referir à sua equipe ou outros colaboradores de maneira pública. Logo, precisa estar bem resolvido com sua performance.
Já podemos concluir que pessoas tímidas têm muita dificuldade de fazer comunicação de impacto, mas isso não significa que você precisa ser extremamente extrovertido. Ter tranquilidade de se manifestar publicamente e calma para conseguir formular as frases de maneira clara é essencial, e esta habilidade já bastará.
O segredo para falar bem em público é manter sua respiração controlada e pensar que está se dirigindo a amigos próximos, para tirar a pressão de se dirigir a desconhecidos ou pessoas com quem não tem tanta intimidade. A depender da situação, até mesmo uma linguagem informal pode ser adotada por você.
6 – Se adapte a seu público
Pessoas diferentes são impactadas por discursos distintos. Por este motivo, é essencial que você adapte seu discurso a depender do seu público, para criar uma conexão exclusivamente direcionada para quem estará te ouvindo naquele momento.
Assim, você se prepara para criar conexões com qualquer tipo de interlocutor, e ainda é possível ser mais assertivo e eficiente nos seus discursos!
Agora que você já sabe como desenvolver habilidades para comunicar com impacto, é o momento de saber o passo certo para impulsionar sua carreira. E um MBA em 6 meses na sua área de atuação é o investimento que você precisa fazer para alcançar o sucesso!