Pós-graduação e o desenvolvimento de soft skills: veja relação

pós-graduação e o desenvolvimento de soft skills

Se você busca aprimorar seus conhecimentos e habilidades profissionais, a pós-graduação é um caminho para isso. Além de ser uma porta de entrada para melhores oportunidades, existe uma relação importante entre a pós-graduação e o desenvolvimento de soft skills.  

Pensando nisso, preparamos este artigo sobre a importância das soft skills e como aproveitar a pós-graduação EAD para desenvolvê-las. Afinal, mais do que conhecimento técnico, essas habilidades interpessoais também são essenciais para o sucesso profissional. 

Quer saber mais? Então continue a leitura! 

O que são soft skills? 

As soft skills são um conjunto de habilidades interpessoais, ou seja, elas são relacionadas ao comportamento. Elas não são técnicas nem específicas de uma profissão, mas são essenciais para o sucesso em qualquer área. 

São consideradas soft skills habilidades como: 

  • Inteligência emocional
  • Comunicação
  • Trabalho em equipe
  • Liderança
  • Empatia
  • Resiliência
  • Criatividade

Elas são tão importantes para a carreira que hoje o mercado valoriza cada vez mais profissionais com soft skills. Em um ambiente de trabalho competitivo, se destacam aqueles que conseguem desenvolver essas habilidades. 

Qual a importância das soft skills?

As soft skills são importantes por diversos motivos e para profissionais de todas as áreas. O mercado de trabalho é dinâmico e aprimorar essas competências é um caminho para o sucesso, já que elas contribuem não só para o desenvolvimento pessoal, mas também para o crescimento e realização profissional. 

Na prática, o que se observa é que profissionais com soft skills conseguem encarar os desafios com resiliência e criatividade, sempre encontrando soluções inovadoras para as adversidades. 

Além disso, se comunicam de maneira assertiva e tem boas relações interpessoais, olham para os colegas com empatia e respeito, entre tantas outras qualidades que impactam positivamente a rotina de trabalho. 

Banner 2 do projeto de pós-graduação

Pós-graduação e o desenvolvimento de soft skills: qual a relação?

Quando pensamos sobre pós-graduação EAD, estamos falando de um cenário favorável para o desenvolvimento de soft skills. Saiba os motivos: 

Autodisciplina e autogestão

Uma característica do EAD é que os estudantes são responsáveis por gerir o seu próprio tempo e manter-se motivados para estudar. Essa é uma forma de desenvolver habilidades como a autodisciplina e a autogestão, que são muito valorizadas no mercado de trabalho.

Comunicação

A comunicação no EAD se dá principalmente pelas plataformas digitais. Os alunos participam de fóruns de discussão e interagem por meio desse canal. Tudo isso ajuda a aprimorar as habilidades de comunicação, algo fundamental em qualquer ambiente de trabalho. 

Resolução de problemas e pensamento crítico

Durante sua trajetória no EAD, os estudantes são frequentemente desafiados a resolver problemas por conta própria. Eles precisam analisar conteúdos e encontrar soluções para questões complexas enquanto estudam. Isso os ajuda a desenvolver a habilidade de resolver problemas e o pensamento crítico, soft skills importantíssimas. 

Habilidades tecnológicas

É fato que o EAD exige o uso de várias plataformas e ferramentas digitais. A vantagem é que isso pode ser aproveitado pelos alunos como uma oportunidade para desenvolver novas habilidades tecnológicas, algo cada vez mais valorizado pelos recrutadores. 

Adaptabilidade

Outro ponto importante é que o EAD exige que os estudantes constantemente se adaptem às novas formas de aprendizagem e diferentes tecnologias. Como resultado, eles desenvolvem a adaptabilidade, uma soft skills altamente valorizada em um mercado de trabalho em constante mudança.

Como colocar soft skills no currículo?

Agora que você aprendeu como desenvolver essas habilidades, é importante saber como colocar soft skills no currículo. Afinal, os recrutadores precisam identificá-las facilmente e saber que você é um profissional preparado para as exigências do mercado. 

O primeiro passo é criar uma seção específica para essas habilidades no documento. A dica é destacar aquelas que mais se relacionam com a posição que você está se candidatando. Dessa forma, você mostra ao recrutador que entende as necessidades da função e tem as habilidades necessárias para desempenhá-la com sucesso.

Outra dica interessante é destacar as soft skills na seção de “Experiências profissionais”. Nesse caso, as habilidades aparecem ao descrever as atividades realizadas em cada posição. 

Por exemplo, funções como “Gestão de equipe”, “Produção de eventos” e “Desenvolvimento de apresentações” indicam, respectivamente, habilidades de liderança, organização e comunicação. Isso mostra aos recrutadores efetivamente de que forma você aplicou essas habilidades no seu dia a dia. 

Conheça nossos cursos de pós-graduação

Deu para perceber como a pós-graduação e o desenvolvimento de soft skills estão relacionados, né? Aproveite a oportunidade para conhecer nossos cursos de pós-graduação e desenvolver novas habilidades enquanto você se torna um especialista no seu campo! Nós temos opções de pós em 10 meses em diferentes áreas. Encontre a que mais se adequa aos seus objetivos e conquiste o sucesso profissional!

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!