Quem acha que vai escapar dos números e contas ao atuar com comunicação está enganado. Quando se trata de ações publicitárias, os números fazem parte da rotina de trabalho e definir e administrar a verba de marketing é uma das atividades da área.
E essa não é uma tarefa fácil, já que determinar o orçamento de marketing envolve diversos fatores, como o planejamento estratégico da organização, os objetivos do setor, a área de produtos e vendas e, claro, o financeiro.
Geralmente a verba do marketing é definida anualmente, junto com o que é estipulado para outros setores. Por isso, o planejamento é ainda mais importante, e ficar de olho no calendário é a chave para traçar as estratégias corretas e definir o valor adequado.
Planejamento de marketing
O marketing tem um papel central em como a empresa é vista pelo mercado e os públicos que pode atingir. Portanto, se a área ainda não é uma prioridade na empresa, é necessário reconsiderar e compreender onde as ações de marketing podem levar a organização.
Trata-se não só de divulgar produtos e administrar redes sociais, mas contar com ações complementares que permitam promover produtos, aumentar a visibilidade da marca e seus valores, e posicioná-la frente aos concorrentes junto ao público-alvo.
Parte disso inclui, por exemplo, o uso de mídias pagas. Em determinadas datas ou para períodos específicos, é importante selecionar uma parte do orçamento para esse tipo de estratégia.
Uma empresa de varejo voltada ao público feminino pode, por exemplo, selecionar parte de sua verba para ações como dia dos namorados ou dia das mães. Lojas de brinquedo vão apostar em um investimento mais alto para o dia das crianças.
Mas, existem também outras estratégias, como mídias offline, participação e patrocínio de eventos, compra de itens de merchandising, impressão de material gráfico, além de contratação de terceiros para ações específicas.
Portanto, antes de definir os números, a empresa precisa fazer um planejamento de marketing e definir sua estratégia para o setor, considerando:
Público-alvo
Para quem essa comunicação será feita é um dos aspectos mais importantes na hora de definir as estratégias. O público desejado está ciente das soluções da empresa, ou ainda há oportunidades para conquistar mais clientes?
Além disso, existe algum novo segmento ou nicho que a empresa pretende conquistar no ano vigente? Se sim, como ele se difere do público atual, quais canais utiliza, quais são seus hábitos de consumo? Responder a essas questões é o que abrirá o caminho para definir o que será feito.
Resultados prévios
Analisar o que já foi feito também é uma referência importante. Se a empresa notou que no último ano houve um aumento de engajamento no Instagram, será que é a hora de investir em anúncios pagos na rede?
Ou como o site aparece nas buscas do Google? Há como melhorar isso? Usar os dados anteriores ajuda a traçar os próximos passos.
Objetivos
O que a empresa busca com suas ações? Caso esteja previsto o lançamento de um novo produto ou solução, mesmo que seja em 10 meses, esse valor precisa ser reservado para que não haja problemas adiante.
Se o foco é aumentar a base de leads, será necessário investir em uma plataforma de CRM ou especializada em endomarketing. Pode ser até que já exista uma ferramenta, mas é insuficiente para as ações em andamento e precisa de um upgrade, que elevará o custo da mensalidade.
Como calcular a verba de marketing?
O planejamento, por mais importante que seja, vai esbarrar em questões orçamentárias. Em um cenário ideal, a empresa tem verba o suficiente para realizar todas as ações, mas essa não é a realidade na maioria das empresas.
Por isso, após definir o planejamento, as ações devem ser orçadas para que seja possível ter um indicativo concreto de quanto isso custará. Ainda assim, a verba disponibilizada pela empresa deve ser equilibrada entre as áreas.
Por isso, especialistas defendem que quem está começando a investir em ações de marketing deve ser de até 20% do valor disponível pela empresa. Mas isso pode variar muito, já que organizações com uma estrutura definida nesse sentido podem apostar cerca de 7% a 8%.
Alguns estudos ainda indicam que o valor investido em marketing deve ser igual a porcentagem do mercado que a empresa almeja ocupar. Se uma organização quer obter 20% de seu mercado, deve selecionar 20% do orçamento para o marketing.
Além disso, uma verba de segurança precisa ser considerada nessa conta, incluindo lidar com imprevistos, como para potencializar ações que não entraram na previsão.
Com um mercado em transformação, o marketing digital se torna cada vez mais importante para as estratégias de uma organização. Além de oferecer vantagens competitivas em relação aos concorrentes, também têm impacto direto nas vendas, considerando que as compras online aumentam anualmente.
Por isso, se especializar no tema com a pós EAD Unopar permite aos profissionais se atentar às atualizações do segmento e adquirirem conhecimento para inovarem e planejarem ações mais assertivas, dentro da verba de marketing estipulada.