Participar de um processo seletivo gera expectativa e, consequentemente, certo nervosismo. Uma das etapas que mais assustam os candidatos é a conversa com o recrutador. Esse momento é importante, pois você precisa demonstrar que tem o perfil ideal para a vaga. Por isso, é comum se perguntar: “o que devo falar numa entrevista de emprego?”.
Antes de tudo, tenha em mente que a entrevista não é nenhum bicho de sete cabeças. Encare esse momento como uma oportunidade para você falar em detalhes sobre seu perfil profissional, indo além do que está escrito no currículo. Planeje-se com antecedência para não atrasar e pense na sua roupa mesmo que a conversa seja online.
O que devo falar numa entrevista de emprego?
Caso esteja se sentindo perdido e não sabe o que dizer ao recrutador durante a entrevista, veja algumas dicas:
1. Fale sobre você
O primeiro passo é começar falando sobre você. Faça uma breve introdução se apresentando, dizendo de onde você é, qual sua formação acadêmica e quais são suas habilidades mais relevantes.
Seja simpático, sorria e mantenha uma postura profissional. Se for sua primeira entrevista ou estiver em processo seletivo depois de muitos anos, sinalize ao recrutador de forma descontraída que está um pouco tenso e explique o motivo.
Exemplo: “Eu sou formado em [citar campo de estudo], tenho [idade] anos, moro em [falar o local] e tenho experiência em [dizer o campo de trabalho]. Trabalho há [tempo] anos na área e minhas principais habilidades são [detalhar habilidades]”.
2. Por que você está interessado na posição
Explique por que você está interessado na posição em aberto. Nesta parte da conversa, você pode citar o que espera aprender, como pode contribuir com a equipe e as habilidades que possui e por que acredita ser uma boa escolha para o cargo.
Exemplo: “Estou interessado nesta posição porque [explicar o motivo]. Acredito que posso contribuir, pois [citar a forma como pode somar ao time] e estou animado para aprender mais sobre [comentar alguns aspectos do trabalho]”.
Lembre-se de focar em você e nas suas experiências. Seja profissional e não diminua ou diga que é melhor que os outros candidatos. A decisão de quem se encaixa no perfil da vaga é o recrutador.
3. Suas realizações
Também é importante citar quais são suas principais realizações e explicar por que elas são relevantes para a vaga. Esse bom momento para você falar coisas que não estão no currículo, como projetos bem-sucedidos, metas alcançadas ou habilidades que adquiriu com desafios anteriores.
Exemplo: “Uma das minhas principais realizações foi [citar feitos da sua carreira], que acredito que são relevantes para esta posição porque [explicar a razão]”.
4. Experiências de trabalhos anteriores
Outro ponto importante é você falar sobre suas experiências profissionais anteriores. Caso tenha passado por muitas empresas, foque nas principais. Destaque as habilidades e conhecimentos que adquiriu em cada local que passou e explique qual era sua função.
Exemplo: “Na minha função anterior como [citar cargo anterior], eu [descreva uma responsabilidade ou projeto chave]. Isso me ensinou [comentar sobre habilidade ou conhecimento], o que acredito ser diretamente aplicável a esta posição”.
A ideia não é você citar apenas o cargo, mas comentar suas principais responsabilidades em cada empresa que trabalhou. Por mais que tenham cito experiências ruins, não critique as organizações. Isso pode soar como algo não-profissional da sua parte.
5. Perguntas para o entrevistador
Prepare algumas perguntas para o recrutador. Sim, você também deve fazer alguns questionamentos durante a entrevista. Isso mostra que você está interessado na posição e em saber mais sobre a empresa.
Exemplos:
- Você poderia me contar mais sobre a cultura da empresa?
- Quais são as expectativas para esta posição nesses primeiros três meses?
- Há algum projeto futuro que você possa compartilhar que esta posição estaria trabalhando?
- O que vocês esperam de quem ocupar essa posição?
6. Habilidades e competências
Durante a conversa, não deixe de destacar suas habilidades e competências. Foque naquelas que acredita que são relevantes para a posição. Seja específico e dê exemplos de como você usou essas habilidades em experiências anteriores.
Exemplo: “Uma das minhas principais competências é [falar sobre suas habilidades]. Por exemplo, em meu último emprego, eu [dê um exemplo de como você usou essa habilidade]. Eu também quis me especializar e resolvi fazer [citar seus estudos]”.
Vale destacar que para desenvolver novas habilidades e ampliar seus conhecimentos, você deve investir nos estudos. Uma pós-graduação é uma excelente opção nesse aspecto. Matricule-se em uma pós e cite na entrevista que está se especializando em algo novo ou se aprimorando na sua área.
7. Planos futuros
Compartilhe seus objetivos de carreira a longo prazo. Falar sobre isso é interessante, pois ajuda o entrevistador a entender se seus planos se alinham com as oportunidades de crescimento que a empresa oferece.
Exemplo: “Em termos de crescimento de carreira, eu gostaria de [descreva seus objetivos]. Acredito que esta posição me permitirá alcançar isso porque [explique por que acredita que a posição se alinha com seus objetivos]”.
8. Conhecimento sobre a empresa
Para demonstrar interesse, faça uma pesquisa sobre a empresa antes de ir à entrevista de emprego. Durante o bate-papo, mencione algum projeto que a organização realizou e você achou interessante ou fale sobre a missão e os valores da organização. Se na sua pesquisa você ficou com alguma dúvida, aproveite este momento para perguntar.
Exemplo: “Estava lendo sobre a empresa e fiquei particularmente impressionado com [mencione um projeto, iniciativa ou aspecto da empresa]. Isso combina comigo porque [explique por que isso é importante para você]. Como surgiu a ideia dessa iniciativa?”.
9. Flexibilidade e adaptabilidade
É interessante mostrar durante a entrevista que você é flexível e capaz de se adaptar a novas situações que possam surgir no dia a dia. Isso é especialmente importante se o ambiente de trabalho estiver em constante mudança.
Exemplo: “Eu acredito que a adaptabilidade é uma das minhas forças. Em meu último emprego, eu [dê um exemplo de uma situação em que você teve que se adaptar rapidamente]”.
10. Agradecimento
Ao final da entrevista, agradeça o entrevistador pelo tempo e pela oportunidade. Lembre-se que não é fácil avançar em processos seletivos. Muitas vezes, os candidatos só fazem testes e nunca recebem um retorno. Ser educado também pode te colocar no radar para futuras oportunidades.
Exemplo: “Obrigado por seu tempo hoje. Estou realmente animado com a oportunidade e espero ter a chance de contribuir para sua equipe”.
Para que uma entrevista seja bem-sucedida, é preciso preparação. Analise a vaga em aberto, procure sobre a empresa e se prepare para falar sobre você. Seguindo as dicas acima, você não vai mais ficar se perguntando “o que devo falar numa entrevista de emprego?”.