Participar de uma reunião é uma experiência que pode ser vista por muitos profissionais como desafiadora.
Afinal, além dos momentos da reunião em que se expressa uma ideia ou apresenta um projeto, existem também as ocasiões em que é necessário um posicionamento.
É justamente esse ponto, como se posicionar em uma reunião, que vamos abordar neste texto.
Juntos, vamos explorar estratégias e dicas de como se posicionar de uma maneira que seja profissional, objetiva e eficaz.
Como se posicionar em uma reunião?
1 – Antes da reunião, prepare-se
Para ter uma participação ativa e confiante na reunião, é necessária uma preparação prévia.
Imagine um roteiro com os pontos principais que deseja expor, treinando e adaptando o discurso com as melhores palavras.
Para algumas pessoas, treinar em frente ao espelho pode ser uma ótima estratégia para criar confiança.
Não tente gravar em sua cabeça palavra por palavra do discurso que imaginou, pois essa ação pode transformar sua fala em algo robótico e artificial.
Apenas tenha em mente os pontos principais que precisará tocar para expor seu posicionamento da melhor maneira.
Pense diversas vezes em como você poderia se posicionar da maneira mais eficaz, lapidando aos poucos o que irá falar, trocando palavras, adicionando novos pensamentos e tirando outros.
Se possível, imagine quais serão as possíveis perguntas que te farão diante do posicionamento, para que possa imaginar também respostas para as questões.
Quanto mais formado estiver o cenário da reunião em sua mente, mais confiante se sentirá.
2 – Faça-se presente durante a reunião
Durante toda a conversa, demonstre sua atenção, para que no momento em que for se posicionar receba a mesma atenção dos outros integrantes da reunião.
Mantenha contato visual, tome notas e mostre seu interesse no assunto. Assim, você conseguirá ainda entender o momento ideal para introduzir seu posicionamento.
Sobre o momento adequado, fique atento ao assunto conversado, para não inserir um posicionamento inadequado ao assunto.
Uma dica: se notar em algum momento uma lacuna na conversa, esse pode ser um bom momento para introduzir sua fala.
3 – Como se posicionar em uma reunião
Bem preparado previamente e atento a reunião, você encontrou o momento ideal para expressar seu posicionamento. Confira algumas dicas para esse momento:
- Respire fundo antes de iniciar a frase, acalmando-se antes da primeira palavra sair de sua boca;
- Mantenha a sua postura ereta, faça contato visual e evite gestos bruscos, utilizando sua melhor linguagem corporal confiante;
- Se essa for a sua primeira fala durante a reunião, não se esqueça de cumprimentar a todos de maneira geral, demonstrando cordialidade;
- Seja claro e conciso, evitando divagações que podem fazer com que os outros participantes da reunião percam o foco em você. Seja firme, mas não agressivo em suas falas;
- Caso seu posicionamento seja discordante ao posicionamento de alguém, tenha cuidado, respeito e empatia, reconhecendo outros pontos de vista;
- Utilize exemplos ou dados para embasar seu posicionamento;
- Esteja disponível para ouvir o que os outros irão falar sobre sua fala;
- Seja flexível, estando aberto para mudar de ideia durante o decorrer da reunião ou até mesmo diante de argumentos convincentes. Flexibilidade é uma qualidade;
- Respeite o tempo da reunião, não monopolizando a conversa;
- Por fim, ao finalizar sua linha de raciocínio, se possível, incentive os outros participantes a darem suas opiniões também.
4 – Lidando com o depois
Dado o seu ponto de vista, tenha em mente que existe a possibilidade de seu posicionamento não ser bem aceito.
Prepare-se previamente, como dito anteriormente, para feedbacks e dúvidas que possam surgir.
No caso de feedbacks negativos, ouça atentamente as opiniões diversas a sua, demonstrando seu profissionalismo.
Mantenha a calma, evitando uma reação defensiva que possa ser interpretada como impulsiva.
Agradeça o feedback, sem levar para o lado pessoal, e avalie internamente o que foi dito, de maneira imparcial, observando o feedback como um aprendizado.
5 – A importância de se posicionar em uma reunião
Se você ainda está em dúvida sobre se posicionar ou não em uma reunião, veja agora alguns dos muitos benefícios de se posicionar em uma reunião:
- Dando o seu ponto de vista, você estará contribuindo de maneira ativa na tomada de decisões feitas durante a reunião. Sua perspectiva pode ajudar a solucionar algum problema, ou ainda permitir que todos analisem a situação de uma nova angulação;
- Participar da reunião também demonstrará seu envolvimento e comprometimento com o assunto, a reunião e a empresa no geral;
- Ser mais presente também pode te dar mais destaque, ajudando a construir novos relacionamentos com os colegas de trabalho;
- Conforme você for se posicionando, criará mais confiança não somente em si mesmo como também alimentará mais confiança dos outros em relação a você;
- Os feedbacks são também aprendizados que te ajudarão a crescer profissionalmente.
Saber como se posicionar em uma reunião é uma habilidade e qualidade profissional excepcional para um profissional de sucesso. Com a preparação adequada e todas as dicas, você com certeza saberá estar pronto para esse momento. Aproveite que já está por aqui e saiba mais também sobre pós-graduação 6 meses.