O feedback é muito falado como uma ferramenta de comunicação nas empresas, embora a abordagem utilizada nem sempre seja eficiente. Falar sobre pontos positivos e negativos com outros colaboradores pode não ser fácil, mas entender para que serve o feedback ajuda líderes e equipes a ter uma relação mais harmoniosa e ainda pode estimular o desempenho profissional.
A palavra se tornou tão comum que às vezes é mal interpretada. Apesar de feedback significar algo como “retorno” em inglês, deve existir um processo por trás dessa abordagem com o propósito de posicionar os colaboradores em relação ao trabalho executado e seu papel na equipe.
Com isso, o objetivo do feedback, independente se for uma crítica ou elogio, é oferecer às pessoas conhecimento de suas ações e ferramentas para ajustar suas habilidades ao que a empresa e a equipe necessitam.
Para que serve o feedback?
O feedback é uma ferramenta utilizada nas empresas que oferece uma avaliação das pessoas, seja por ações pontuais em determinados projetos, seja por sua performance em geral, ou competências necessárias para crescer internamente.
Existem muitas formas como isso é aplicado. Confira:
Entre colegas
Não são só os chefes que avaliam e comentam sobre o trabalho dos colaboradores. Eles também podem opinar entre si e oferecer novas perspectivas sobre a atuação dos colegas e como melhorar a dinâmica interna. Isso permite que o trabalho seja mais fluido, com todos em sintonia, e cientes de suas próprias obrigações.
Para líderes
O cenário ideal é que, além de receber feedback dos gestores, os profissionais os deem. Existem aspectos no papel da liderança que podem ser melhorados e um bom líder precisa estar disposto a ouvir sobre essas questões e buscar formas de se ajustar.
Mesmo uma pessoa bem intencionada pode ter dificuldades para compreender o estilo de trabalho ou a maneira de agir dos outros. Propor um novo olhar sobre como as coisas podem ser feitas tem potencial para criar uma equipe mais unida e que valoriza o apoio dos gestores.
Individual
Já o modelo mais tradicional é o que é transmitido na liderança para cada colaborador individualmente. Essas conversas podem acontecer em situações pontuais, quando há conflito ou quando o líder nota alguma mudança no comportamento da pessoa.
Também pode estar atrelado a uma avaliação de desempenho, e aplicado regularmente de acordo com os indicadores que a empresa considera importante medir.
Diferentes abordagens na hora de fazer um feedback
Além dessas estruturas, existem diferentes abordagens na hora de fazer um feedback. Entenda as principais:
Positivo
Nem sempre as empresas focam em fazer comentários positivos sobre os colaboradores, mas quem não gosta de ser elogiado? Além de valorizar a pessoa, é uma forma de mantê-lo motivado, pois entende que está no caminho certo.
Da mesma forma, um feedback positivo para a equipe após a conclusão de algum projeto desafiador também colabora com o sentimento de que estão contribuindo para a organização.
Negativo
Embora seu propósito seja abordar pontos que precisam ser melhorados, nem sempre os profissionais fazem isso da forma correta. Apontar erros faz parte, e as pessoas precisam se dispor a ouvir comentários que os ajude a melhorar.
Mas ao oferecer um feedback negativo, o ideal é indicá-lo de uma maneira que instigue a pessoa a melhorar esses aspectos. Por isso, quanto mais específico melhor.
Construtivo
Nesse caso, o feedback pode ser positivo ou negativo, mas a ideia é que a pessoa que está transmitindo a mensagem deixe claro onde e como o profissional pode melhorar.
Sempre há maneiras de se aperfeiçoar e com o formato construtivo é possível até mesmo indicar oportunidades para que esse profissional evolua na carreira.
Pessoal
Essa abordagem está mais relacionada a aspectos comportamentais. Em geral, é dado assim que alguma situação conflituosa é detectada, e seu intuito deve ser similar ao construtivo, apontar determinada solução e indicar como o colaborador pode ajustar seu comportamento para se adaptar melhor à equipe.
Como se preparar para um feedback?
Algumas pessoas encaram essas conversas como um confronto e se preparam para se defender, muitas vezes apontando erros e questões com outras pessoas para isso. Mas é preciso mudar essa mentalidade, considerando que essa abordagem será feita de uma forma ou de outra.
Por isso, ao invés de lidar com isso como uma acusação pessoal, veja como se preparar para uma reunião de feedback:
Faça perguntas
Ser inflexível dificulta esse processo de feedback, pois muitas vezes as pessoas têm dificuldade em assumir que pode mudar determinada postura ou melhorar algum processo. Mas, ao se abrir para a conversa e fazer perguntas, esse processo pode ser mais fácil.
Encare como uma oportunidade
Por mais difícil que seja ouvir algo negativo sobre o próprio trabalho, essa pode ser uma oportunidade de se aperfeiçoar. Veja, segundo os comentários feitos, quais habilidades comportamentais pode desenvolver, e que tipo de aprendizado técnico precisa conquistar.
Crie metas
Depois da conversa, veja como transformar isso em ação. Crie metas para ajudar a planejar essa transformação profissional. Fazer uma especialização, como a pós Anhanguera, ajuda nesse processo e contribui para um melhor desempenho, além de demonstrar para a empresa seu comprometimento com a carreira.
Entender para que serve o feedback ajuda o profissional a ver esse processo como uma oportunidade de se destacar e se aprimorar.