O que é comunicação assertiva? Como praticá-la?

o que é comunicação assertiva

Saber se comunicar no ambiente corporativo colabora com um bom trabalho em equipe e relações frutíferas. Porém, nem sempre os profissionais e líderes conseguem transmitir informações de forma eficiente, o que pode gerar atritos. Mas entender o que é comunicação assertiva pode auxiliar nesse processo e oferecer ferramentas para melhorar a qualidade do diálogo nas equipes.

Afinal, passamos boa parte dos nossos dias convivendo com pessoas com históricos, vida e opiniões diferentes. Sem um esforço ativo para criar um ambiente de comunicação aberta, essa convivência pode se complicar e afetar o trabalho. 

Além disso, o diálogo eficiente entre líder e equipes permite que todos trabalhem alinhados e com foco nos mesmos objetivos. 

O que é comunicação assertiva?

As pessoas se comunicam de maneira diferente, seja no tom de voz, seja no estilo de conversa, nível de intimidade, perfil comportamental. Porém, quando se trata de trabalho, a comunicação tem um propósito diferente que é ser claro e objetivo na mensagem. 

Portanto, a comunicação assertiva é a capacidade que o profissional tem de ser direto e claro em seu pronunciamento, fazendo com que sua fala seja recebida da maneira correta. 

Não se trata, então, de como conversamos com colegas sobre temas aleatórios como notícias, amenidades, histórias sobre nossas vidas pessoais, e sim um discurso específico relacionado a trabalho, que transmita informações necessárias, sejam números, sejam instruções, pedidos ou sugestões. 

E por mais que os profissionais possam desenvolver essa habilidade individualmente, a maneira como a empresa se posiciona e incentiva seus colaboradores a exercerem comunicação assertiva tem impacto em como isso é aplicado no dia a dia de trabalho. Entenda como isso contribui para as empresas:

Evita atritos entre colaboradores

Pessoas com personalidades opostas podem acabar não se tornando amigos no trabalho, mas ainda assim devem encontrar uma forma de colaborar sem serem levados por suas opiniões pessoais. 

É um desafio mas, quando há boa comunicação, especialmente estimulada pelas lideranças, é mais fácil garantir a harmonia do grupo. 

Impede retrabalhos

Quando uma mensagem não é transmitida com eficiência, ela pode se perder e quem deve recebê-la não compreende exatamente o que deve ser feito. Isso pode provocar retrabalhos e afetar a produtividade e a conclusão de projetos. 

Quando o colaborador entende com clareza as atividades e prioridade, ele é capaz também de se organizar e planejar para realizar tudo o que foi pedido, evitando uma etapa extra que irá atrasar as entregas. 

Cria um ambiente mais amigável

A comunicação assertiva tende a criar um ambiente mais amigável, com melhor clima organizacional. Os profissionais entendem a importância de feedbacks e, principalmente, de como transmitir essa mensagem sem criar conflitos, reclamar do outro ou ser desrespeitoso. 

Como praticar comunicação assertiva?

A comunicação é uma habilidade comportamental obrigatória para se desenvolver na carreira. Profissionais precisam se comunicar com clareza ao realizar uma entrevista de emprego, interagir com colegas, falar em uma reunião, até mesmo para negociar benefícios ou remuneração. 

Muito disso envolve a postura física que aponta para confiança, como falar com uma voz clara, manter a cabeça erguida, evitar gaguejar ou divagar e perder o foco. Mas existem outras formas de pôr em prática a comunicação assertiva. Veja como:

Pratique o autoconhecimento

Ao praticar e desenvolver uma habilidade comportamental, é fundamental saber olhar para si mesmo e reconhecer o que precisa ser aperfeiçoado. Esse é o primeiro passo para buscar ferramentas que melhorem os aspectos da comunicação que exigem mais dedicação. 

Saiba receber feedback

Além do autoconhecimento, saber receber observações pontuais de colegas e líderes sem levar para o aspecto pessoal também prepara o profissional emocionalmente para uma comunicação eficaz. 

Assim, ele também é capaz de fazer perguntas pertinentes e propor soluções que ajudem a resolver as questões apontadas no feedback. 

Prepare-se com antecedência

Se precisar ter uma conversa específica, ou tem uma apresentação agendada na empresa, a melhor forma de se comunicar com eficiência e clareza é se preparando. Mesmo se for propor uma nova ideia durante a reunião, pesquise o assunto, se informe sobre números e leve referências para corroborar com sua fala. 

Esse estudo prévio ajuda no domínio do conteúdo e permite que o profissional fale com mais segurança e confiança. 

Saiba ouvir

Comunicação também é sobre escutar o outro. Se uma pessoa está distraída, sem focar no que está ouvindo, pode não absorver detalhes que podem levar a retrabalhos e atritos. Portanto, além de transmitir a mensagem de maneira eficiente, escutar com atenção não só é um sinal de dedicação ao trabalho, mas também de consideração aos colegas. 

Estude e se aprimore

Dominar um tema também pode significar estudá-lo mais à fundo com uma pós-graduação. Isso torna o profissional mais capacitado para exercer seu trabalho e falar sobre temas específicos. 

Mas existem também formações para quem quer deseja aperfeiçoar suas habilidades comunicativas, como o curso livre de Comunicação Assertiva. Isso permitirá o desenvolvimento de métodos e ferramentas que irão aperfeiçoar essas habilidades. 

Além de contribuir com uma boa comunicação entre colegas, se torna um diferencial para quem busca posições de liderança e precisa saber o que é comunicação assertiva para gerir bem a equipe. 

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