O feedback é uma conhecida ferramenta no meio corporativo, pois permite estimular as equipes e os colaboradores, além de mantê-los alinhados com o propósito da organização. Mas, para que isso ocorra adequadamente, é preciso entender como criar um ambiente para dar feedback nas empresas.
Utilizar esse método pode trazer muitos benefícios, mas como estamos falando de uma avaliação direta dos comportamentos e realizações dos profissionais, deve-se ter atenção na hora de implementá-lo.
Isso porque algumas pessoas levam os comentários para o aspecto pessoal e se mostram inflexíveis à mudanças. Além disso, quem dá o feedback também precisa estar aberto a recebê-los. Essa é, inclusive, uma forma eficiente de analisar a atuação dos líderes em relação às suas equipes.
Como criar um ambiente para dar feedback?
As empresas que não realizam essa prática e desejam implementar devem levar o fator humano em consideração na hora de fazê-lo. O feedback só irá funcionar se partir de um ambiente de boa comunicação, com estímulo ao desenvolvimento dos colaboradores.
Por isso, quando se fala em criar esse ambiente, é necessário pensar em toda a cultura da organização e envolver as áreas, gestores e RH. Mas o que é, exatamente, a cultura de trabalho?
Ao expandir negócios, criar metas anuais, estabelecer sua missão e valores, a empresa estabelece uma série de parâmetros para a atuação dos colaboradores. São regras que irão guiar os times, e sob as quais os líderes atuarão dentro de suas áreas.
Isso inclui todo aspecto em que a empresa atua, como relação com clientes, treinamento das equipes, processo de onboarding, relações interpessoais, entre outros. Da mesma forma como pensamos em “cultura” como um conjunto de costumes de determinada região, o mesmo serve para as empresas.
É por meio desses aspectos que será possível criar um ambiente adequado para uma cultura de feedback que estimule os profissionais a alcançarem metas e concluírem objetivos.
Como estimular um ambiente de feedback dentro da cultura organizacional?
Mantenha uma comunicação aberta
Em um cenário corporativo ideal, os profissionais deveriam se sentir à vontade para propor ideias e fazer comentários construtivos em relação a processos e até mesmo colegas. Mas, quando isso não é estimulado nas empresas, as pessoas sentem medo e ficam acuadas em dar sua opinião.
A consequência disso é um ambiente hostil, em que os colegas não podem contar uns com os outros, propostas de melhoria são ignoradas e nem a empresa nem as pessoas conseguem alcançar seu potencial.
Portanto, ao estimular a boa comunicação, a empresa demonstra que a opinião de todos é valiosa e deve ser levada em consideração.
Promova a empatia
Algumas habilidades comportamentais não são consideradas prioritárias dentro das organizações, e isso reflete das relações interpessoais. É claro que em um ambiente com pessoas de origens e vivências distintas, nem todos irão concordar, mas a única maneira para que eles convivam em harmonia e resolvendo as questões com base em diálogo é por meio da empatia.
A capacidade de se colocar no lugar do outro permite ampliar a perspectiva em relação aos colegas, suas dificuldades e seu modo de ver a vida e o trabalho. Isso estimula até mesmo que eles se conheçam melhor e permite que cada um traga seu diferencial como um ativo valioso para a realização de projetos.
Treine as lideranças
Por mais dispostos que os colaboradores sejam em se comunicar abertamente, isso só será possível se partir das lideranças. E o mercado, incluindo novas gerações que estão começando a trabalhar agora, se transforma constantemente. Portanto, promover palestras e treinamentos específicos que os permita lidar com essas transformações vai promover um ambiente mais empático e com boa comunicação.
Além disso, o próprio cargo de liderança envolve o desenvolvimento de soft skills, já que sua natureza implica em lidar com outras pessoas. Portanto, quanto mais preparados, mais receptivos estarão para também dar e receber feedbacks, de maneira adequada, promovendo o crescimento dos profissionais.
Ofereça um plano de carreira
Por falar em crescimento, uma empresa que deseja fortalecer as habilidades de seus colaboradores, precisa pensar em um plano de carreira para eles. A possibilidade de ser promovido, contar com melhores benefícios e ter novas oportunidades na carreira é um fator estimulante.
Ao visualizar o caminho que pode seguir, o profissional estará mais receptivo ao feedback, visto que esses comentários devem proporcionar um encorajamento para que eles se aperfeiçoem e sejam capazes de atingirem esse plano.
Estimule o desenvolvimento profissional
O feedback, especialmente o negativo, parte de um pressuposto que faltou algo na conduta do profissional que gerou um erro, ou não permitiu que os resultados planejados fossem alcançados, ou ainda que tenha dificultado as relações com outras áreas.
Portanto, ao ter essa conversa e estimular o colaborador a rever seu comportamento, é preciso também estimular que ele continue se desenvolvendo, estudando e adquirindo novos conhecimentos.
Com uma especialização, como a pós-graduação em 6 meses, os profissionais entram em contato com aprendizados inovadores, conhecem tendências do mercado onde atuam e desenvolvem habilidades técnicas que os permitirá evoluir nesses quesitos que estão em falta.
Para entender como criar um ambiente para dar feedback é preciso voltar ao básico e estimular uma boa relação profissional, que garanta oportunidades e valorize os colaboradores.