Em diversos cursos de graduação, conseguir um estágio faz parte da jornada acadêmica. Ele costuma marcar a entrada do estudante no mundo profissional, sendo muitas vezes uma grande porta de entrada para o mercado de trabalho. Contudo, será que a mesma coisa acontece para as especializações? Afinal de contas, quem faz pós-graduação pode estagiar?
Levando em consideração que a pós mergulha em um tema específico da sua profissão, faz sentido pensar que os estágios seriam uma boa ideia, não é mesmo? Com eles, você poderia ampliar a sua visão do assunto, atuando diretamente com ele na prática, sob a supervisão de outros profissionais especialistas.
Porém, será que essa é mesmo a lógica? A pós funciona da mesma maneira da graduação, quando o assunto é estagiar? Isso tudo você vai descobrir agora. Então, continue lendo o texto para entender tudo sobre os estágios e os cursos de pós-graduação no país.
Quem faz pós-graduação pode estagiar?
Se você já está cursando uma pós e ficou interessado em se tornar estagiário, nós temos uma boa notícia. Sim, quem faz pós-graduação pode fazer estágios.
De acordo com a Lei 11.788/2008, também conhecida como Lei do Estágio, todos os alunos matriculados em cursos de nível superior, incluindo a pós lato sensu, com especializações e MBAs, podem estagiar durante o período do curso em questão.
Quais são as regras do estágio para quem cursa especializações?
No geral, as regras são as mesmas para todos os tipos de estágio, você sabia?
Ele pode ou não ser obrigatório, o que vai depender das diretrizes de cada curso em específico. Você só poderá estagiar durante 6 horas diárias, totalizando 30 horas de estágio. O seu contrato como estagiário não poderá ultrapassar 2 anos em uma mesma empresa, havendo exceções para estagiários com deficiências, e levará em consideração o tempo do curso.
Além disso, a Lei do Estágio garante 30 dias de férias remuneradas, sempre após 12 meses seguidos de estágio na mesma companhia, e também assegura que você terá uma bolsa estágio, também conhecida como bolsa-auxílio. Por fim, você terá Seguro de Acidentes Pessoais e a sua jornada como estagiário também poderá ser reduzida em semanas de avaliações em seu curso do Ensino Superior.
Outros benefícios, como vale refeição e alimentação, poderão ser concedidos de acordo com as normas da empresa em que você estiver estagiando.
Estágio na pós-graduação: quais são as vantagens?
Ficou feliz com a notícia do estágio? Então chegou a hora de entender melhor as vantagens e benefícios de se dedicar a um estágio durante a sua pós-graduação.
1 – Colocar os seus conhecimentos teóricos em prática
Durante as aulas da especialização, você vai se aprofundar no que há de mais novo, avançado e atualizado em conhecimentos na sua área. Assim, ao chegar no estágio, você terá a chance de “arregaçar as mangas” e colocar todas essas informações em prática, em um ambiente feito para isso.
2 – Aprender com a prática e com profissionais experientes
Sendo assim, essa é a sua oportunidade de testar o que você já aprendeu em um local seguro. Afinal de contas, o estágio foi feito para isso. Para que você tente, erre, aprenda, reflita e aprimore suas habilidades e conhecimentos.
Tudo isso com a supervisão de profissionais experientes, que já são especialistas no tema em questão e estarão ali para oferecer todo o suporte que você precisar. Além disso, eles serão o seu norte, podendo ensinar muito para a sua trajetória como especialista em formação.
3 – Adicionar vivências profissionais específicas à sua jornada profissional
Pode ser que você já tenha feito estágios ao longo da graduação e já tenha entrado, de forma oficial, no mercado de trabalho da sua área. Contudo, caso você ainda não tenha experiências no assunto específico da sua pós-graduação, o estágio representa essa possibilidade.
Além de proporcionar novos aprendizados, ele também pode ser a sua porta de entrada para o seu novo direcionamento de carreira. Em um cenário tão competitivo e exigente para os profissionais, provar para as empresas que você já tem alguma experiência na área pode ser valioso, e um verdadeiro diferencial, junto da especialização em si, na hora de participar de processos seletivos.
4 – Desenvolver análise crítica e reflexiva para os problemas socioeconômicos do país
Por fim, estagiar também significa estar em contato direto com o mercado de trabalho. Isso significa que você vai poder inter-relacionar os conhecimentos práticos e teóricos adquiridos no curso, aplicando-os na solução de problemas reais da sua profissão.
Como consequência, você vai melhorar a sua capacidade reflexiva e de análise crítica, correlacionadas com as questões socioeconômicas do país, mostrando seu compromisso com a profissão e com a evolução da sua área, como um todo.
Agora que você descobriu que quem faz pós-graduação pode estagiar, só falta você iniciar o seu curso. Escolha a sua pós-graduação Anhanguera, aproveitando o amplo portfólio em diversas áreas do conhecimento, e comece agora mesmo mais esse capítulo na sua trajetória profissional e acadêmica.