Qual a importância do empreendedorismo? [Guia completo]

qual a importância do empreendedorismo

Começar um novo negócio pode parecer desafiador, mas tirar uma ideia do papel tem inúmeros benefícios para o mercado nacional, para a expansão da economia e para o desenvolvimento pessoal e até do país. Entender qual a importância do empreendedorismo pode incentivar muitos profissionais a irem atrás dos seus sonhos e transformá-los em realidade. 

Essa é uma oportunidade de desenvolver novas ideias, inovar, modernizar o país, gerar empregos e fortalecer o mercado interno. Além disso, permite exercer a criatividade e oferece a possibilidade de ser seu próprio chefe. 

O que é empreendedorismo?

Antes de entender a importância dessa iniciativa, é preciso entender o que, de fato, o que significa o termo. Empreender é o ato de reconhecer uma oportunidade ou um problema em determinado segmento e criar um produto, solução ou atividade para sanar essa questão. 

Isso pode significar usar experiências prévias e habilidades técnicas para criar uma empresa que atue de uma forma a suprir possíveis brechas encontradas durante a atuação profissional, ou desenvolver ou produto, físico ou digital, que facilite o trabalho ou melhore a vida das pessoas. 

Os campos para empreender são infinitos e tudo começa com uma ideia. Por outro lado, empreender também implica em correr riscos. Portanto, é necessário buscar conhecimentos e se aprofundar no mercado de atuação, para desenvolver uma visão estratégica. 

Assim como as possibilidades são vastas, também são os meios de começar. O tipo de empresa dependerá de fatores como recursos financeiros, necessidades aderentes ao negócio, mercado de atuação ou até mesmo região do país. 

Prestar um serviço por conta própria pode ser uma forma de iniciar, atuando como microempreendedor individual. Essa categoria de negócio, também conhecida como MEI, se popularizou nos últimos anos e permite que autônomos, profissionais em início de carreira ou outros modelos de negócio regularizem sua atividade, contando com benefícios próprios específicos. 

Já outros empreendimentos necessitam de investimento maior, como as startups, que buscam investidores para ajudar a tirar do papel projetos com potencial de inovação. 

Qual a importância do empreendedorismo?

Como vimos, empreender é uma iniciativa que pode impactar diversos setores, seja na iniciativa pública, seja na privada, no meio digital ou físico e oferecendo produtos ou serviços. Assim, ela tem um importante papel na economia e na sociedade. Entenda seu impacto:

Novas tecnologias 

Em 1997, uma empresa foi criada nos EUA com a proposta de facilitar o acesso a filmes, fazendo um serviço delivery de DVDs para assinantes. O que já parecia inovador para a época seguiu evoluindo para uma ferramenta digital que disponibilizava filmes digitalmente, em um só site, chamado Netflix. 

Uma ideia com potencial pode transformar até mesmo a forma como nos comunicamos, trabalhamos, cuidamos de casa e, sim, assistimos televisão. Empreender permite isso, já que incentiva o desenvolvimento de soluções disruptivas e pode promover o avanço tecnológico. 

Geração de emprego

Abrir uma empresa implica em disponibilizar novas vagas de emprego, o que vai contribuir para um aumento na demanda por vagas. Além disso, começar a empreender pode ser uma alternativa para profissionais que não conseguem se recolocar e podem oferecer seu serviço a outras empresas. 

Desenvolvimento econômico

Uma solução inovadora pode impulsionar o desenvolvimento de um setor inteiro, o que fará com que as empresas sejam mais produtivas e lucrativas, expandindo e fazendo novas contratações. 

O desenvolvimento econômico funciona como um ciclo envolvendo todos os setores do mercado do mercado de trabalho, e o empreendedor pode atuar em todos. Isso faz com que setores específicos e o mercado como um todo prosperem. 

Como empreender?

Sim, empreender começa só com uma ideia, mas esse é apenas o primeiro passo para criar algo novo. Tirar o sonho do papel vai envolver muita pesquisa e busca constante por novos conhecimentos. 

Mesmo quem tem domínio da própria profissão precisa adquirir capacitações administrativas e financeiras, além de entender de marketing, toda a parte burocrática, e ainda ser capaz de ter uma visão sistêmica para criar estratégias de desenvolvimento para o negócio. 

O empreendedorismo oferece uma oportunidade para quem busca novas alternativas no mercado de trabalho, mas a competição também é acirrada, e estudar e se especializar traz um diferencial para a empresa. 

Além de organização e planejamento, o empreendedor precisa estar sempre atento às inovações de seu segmento, a temas ligados à economia nacional e internacional, novas ferramentas e transformação dos hábitos de consumo. 

Além de impactar no negócio, esses conhecimentos permitem tomar decisões mais embasadas e tendem a levar a estratégias mais eficientes. 

Fazer cursos sobre temas específicos também é importante, mas hoje existem especializações, como a pós Anhanguera, que trata especificamente do papel do empreendedor, que englobam todos esses fatores e estimula os profissionais a desenvolverem essa visão sistêmica. 

Buscar novos conhecimentos também contribui para a criatividade, outra característica importante do empreendedorismo. 

Ser criativo permite não só inovar, mas também solucionar problemas e lidar com instabilidades do mercado e mudanças com mais facilidade e maestria. 

Entender qual a importância do empreendedorismo estimula os profissionais a buscarem alternativas que tenham potencial para transformar seu campo de atuação e abrir novos caminhos profissionais.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!