10 comportamentos que podem sabotar sua carreira

comportamentos que podem sabotar sua carreira

Muito se fala sobre o que fazer para alavancar a carreira, não é mesmo? Contudo, também vale a pena saber quais são os comportamentos que podem sabotar sua carreira. Afinal de contas, por mais que acertar os hábitos recomendados seja fundamental para crescer profissionalmente, cometer erros pode comprometer todo o seu desenvolvimento.

Então, para te ajudar a manter a carreira no caminho certo, listamos os 10 principais comportamentos que devem ser evitados na vida profissional. Confira todos eles agora.

10 comportamentos que podem sabotar sua carreira

1 – Deixar o planejamento da carreira de lado

O planejamento é a base da vida, e isso também se aplica para a jornada profissional. Por isso, desenvolver um plano de carreira e mantê-lo atualizado, com suas conquistas e mudança de trajeto, é fundamental para ter um norte e saber como chegar até ele.

Essa é a única maneira de ter clareza sobre o que você quer para a sua carreira e quais são os passos que vão te levar aos seus objetivos. Atingindo, assim, as suas metas de médio e longo prazo de forma estratégica e inteligente.

2 – Ignorar os benefícios do networking

O networking pode ser o conselho mais antigo sobre vida profissional. Há décadas sabemos que ter uma boa rede de contatos e cultivá-la é essencial para quem deseja uma carreira estruturada, por inúmeros motivos.

Além de serem pessoas que vão abrir portas profissionais para você, os profissionais do seu networking também vão enriquecer seus conhecimentos, promover debates, ajudar com colaborações, apresentar novas possibilidades e garantir trocas. Afinal de contas, eles também vão contar com você, e esse relacionamento será valioso para toda a sua vida.

3 – Ser levado pela procrastinação

Quem nunca procrastinou, não é mesmo? O comportamento é normal para todas as pessoas, todavia, é preciso tomar muito cuidado com a “dose do remédio”. Ao adiar tarefas e evitar pensar na sua trajetória profissional, você coloca a sua carreira em risco de inúmeras maneiras diferentes.

Você vai perder prazos, decepcionar colegas e gestores, fazer entregas com uma qualidade inferior ao que você pode performar, comprometer sua imagem e reputação e deixar o tempo passar, enquanto você poderia estar se dedicando ao seu desenvolvimento.

4 – Ter um comportamento negativo

A positividade tóxica é um grande problema. Afinal de contas, nem sempre a vida será boa e feliz. Contudo, o inverso também pode ser um grande empecilho, deixando claro que o equilíbrio é o melhor caminho.

Sendo assim, reclamar o tempo todo, ter uma visão pessimista do trabalho, não encontrar lados positivos e olhar tudo com maus olhos vai te atrapalhar durante toda a carreira. Por exemplo, no dia a dia em seu emprego, você pode comprometer seus resultados, deixar o ambiente organizacional pesado, ficar sem motivação e ainda prejudicar os seus colegas.

5 – Não saber se comunicar de forma eficaz

A comunicação é a chave de todas as relações profissionais, e isso não significa ser um grande orador ou conseguir emocionar por meio da sua fala. Aqui, estamos falando da comunicação básica feita de forma eficaz e objetiva.

Ou seja, saber comunicar as suas ideias, planos, necessidades e demandas, conseguir dar feedbacks precisos, explicar tudo o que está na sua cabeça e manter a transparência nas relações profissionais. Isso faz com que você seja visto de forma positiva, aumentando a sua credibilidade, e ainda evita conflitos, problemas e mal entendidos no trabalho.

Inclusive, se você quer assumir cargos de liderança, saiba que saber se comunicar será grande parte do seu trabalho.

6 – Ser resistente a mudanças e transformações

O mundo está em constante transformação e isso não vai mudar, muito pelo contrário. Cada vez mais, as transformações acontecem todos os dias, impactando todas as profissões e setores da economia.

Sendo assim, profissionais que são resistentes às novas tecnologias, ambientes, processos e ideias não serão bem vistos no mercado de trabalho. Esse comportamento atrapalha o desenvolvimento das equipes, compromete a empresa e faz com que você fique para trás, sem se desenvolver da forma que poderia caso fosse mais flexível e resiliente.

7 – Ter uma péssima gestão do tempo

Ser organizado é fundamental na vida profissional, e isso inclui saber gerir o seu tempo. Junto da procrastinação, essa é uma dupla perigosa para a sua carreira, fazendo com que você não consiga usar todo o seu potencial, comprometa entregas, fique estressado e afete toda a equipe que trabalha com você.

Sendo assim, se você tem dificuldades em organizar o seu tempo, não coloque sua vida profissional em risco e procure agora mesmo técnicas de gerenciamento e organização que podem te ajudar.

8 – Não aceitar feedbacks e avaliações

A resistência às mudanças é um problema, e quando ela também acontece na hora de ouvir feedbacks e avaliações, temos um grande alerta vermelho para o profissional.

Quando você trabalha com outras pessoas, é normal que elas percebam pontos que você pode melhorar, e o processo de feedback construtivo é extremamente valioso no mundo corporativo. Por isso, você deve ouvi-los e considerá-los sempre que possível, entendendo que, na maioria das vezes, os colegas não estão sendo “implicantes”.

Na realidade, essa visão externa pode te ajudar a melhorar e evoluir, garantindo o seu próprio sucesso profissional.

9 – A falta de ética

Em todos os aspectos da vida, ter ética é o que vai balizar a sua reputação e caráter. Por isso, fuja de comportamentos que envolvem mentir, desrespeitar colegas, assumir o crédito de trabalhos que não são seus e comprometer, de forma geral, outros profissionais.

Acredite, a integridade é a maior soft skill que você pode ter na sua trajetória profissional.

10 – Não investir no aprendizado contínuo

Por fim, muitos profissionais acreditam que a graduação é o suficiente para ter uma carreira de sucesso, e esse é um grande erro.

Com tantas mudanças no mundo, o bom profissional é aquele que está sempre atualizado, e sabe que buscar mais conhecimentos e habilidades é a chave para ser completo e, assim, conquistar novos patamares na carreira. O que é possível adquirir fazendo cursos de pós-graduação, cursos livres, palestras e participando de eventos focados na especialização e reciclagem profissional.

Inclusive, depois de entender os principais comportamentos que podem sabotar sua carreira, aprenda sobre marketing pessoal com esse curso livre feito especialmente para profissionais que querem ser mais. Dessa maneira, você vai descobrir tudo o que precisa para elevar a sua carreira e se transformar em um novo profissional, atingindo todos os seus objetivos.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!