Top 10 habilidades para 2025: o que os recrutadores buscam?

top 10 habilidades para 2025

O mundo está submerso em uma constante mudança, e isso também se reflete no mercado de trabalho. Com a ascensão constante da tecnologia, muita coisa que está em alta fica obsoleta sem que a gente perceba. Por outro lado, determinadas habilidades ficam em alta, como você pode ver no top 10 habilidades para 2025.

Pensar no futuro é estar um passo à frente dos concorrentes. Quando consideramos todo o contexto competitivo do mercado de trabalho, isso se torna ainda mais necessário. Em meio à pandemia, o artigo The Future of Jobs 2020, do World Economic Forum, destacou o que podemos esperar para os próximos anos e como podemos nos preparar.

O relatório destaca as mudanças estruturais impulsionadas pela pandemia e a necessidade urgente de requalificação e atualização das habilidades. Vamos explicar detalhadamente cada uma das skills necessárias para o próximo ano!

O futuro do mercado de trabalho

De acordo com o relatório, até 2025, 85 milhões de empregos serão substituídos pela divisão de trabalho entre humanos e máquinas, enquanto 97 milhões de novos papéis, mais adaptados à nova divisão de trabalho, surgirão.

O material também destaca a necessidade de requalificação: 40% dos trabalhadores precisarão de requalificação de seis meses ou menos, e 94% dos líderes empresariais esperam que os funcionários adquiram novas habilidades no trabalho.

Top 10 habilidades para 2025

Dito isso, vamos entender as habilidades do futuro, que merecem os olhares desde já — afinal, quanto antes você conseguir desenvolvê-las, mais apto vai estar para progredir em sua carreira e enfrentar os desafios que devem surgir no mercado de trabalho:

  1. Pensamento analítico e inovação
  2. Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizagem
  3. Resolução de problemas complexos
  4. Pensamento crítico
  5. Criatividade, originalidade e iniciativa
  6. Liderança e influência
  7. Uso, monitoramento e controle de tecnologia
  8. Design de tecnologia e programação
  9. Resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade
  10. Raciocínio, resolução de problemas e ideação

A seguir, você confere os maiores detalhes de cada uma dessas habilidades e entende por que ela vai se tornar tão especial em 2025 e, principalmente, o que fazer para conseguir desenvolver com eficácia.

1 – Pensamento analítico e inovação

A capacidade de analisar informações complexas e desenvolver soluções inovadoras pode se tornar imprescindível quando pensamos em um mercado de trabalho cada vez mais orientado por dados.

Para desenvolver essa habilidade, a dica é praticar a resolução de problemas em seu cotidiano e participar de workshops de design thinking.

2 – Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizagem

Novas tecnologias e metodologias surgem a todo momento, e a capacidade de aprender de forma ativa e estratégica tende a ficar cada vez mais necessária.

Para desenvolver isso na prática, adote uma mentalidade de crescimento, utilize recursos online como cursos e webinars e busque feedback constante de líderes ou mentores que te inspirem e que você confia.

3 – Resolução de problemas complexos

A aptidão para resolver problemas novos e complexos que não possuem soluções claras deve se tornar cada vez mais necessária por conta de fatores como a tecnologia e a globalização.

Você consegue desenvolver essa habilidade ao se envolver em projetos desafiadores e participar de grupos de discussão, que possam trazer diferentes visões sobre uma mesma problemática.

4 – Pensamento crítico

Enquanto isso, o pensamento crítico é a capacidade de pensar de maneira clara e racional, entendendo a lógica entre ideias. Para desenvolver, você deve começar a avaliar de forma detalhada informações, ter o hábito de participar de debates e ler amplamente sobre diversos assuntos. 

Basicamente, é se desafiar mentalmente o tempo todo (como se você fizesse exercícios na academia, mas nesse caso, para o seu cérebro).

5 – Criatividade, originalidade e iniciativa

Já a criatividade está interligada à capacidade de gerar ideias originais e agir sobre elas proativamente. Para isso, você precisa ter um pouco de coragem e ousadia de sair do óbvio e entender a importância de tomar riscos e deixar de lado a zona de conforto.

Aqui vai uma dica de desenvolvimento: que tal participar de atividades artísticas? Experimente novas abordagens em projetos e incentive a inovação em seu ambiente de trabalho. Não precisa mudar tudo radicalmente de um dia para o outro. Comece com pequenas mudanças e ideias.

6 – Liderança e influência

Vivemos na era da influência. Com as redes sociais, todo mundo quer ser visto e influenciar as outras pessoas. É uma habilidade que está cada vez mais em alta, e deve tomar maiores proporções em 2025.

Líderes eficazes que podem inspirar e motivar suas equipes, mesmo a distância, conseguem garantir a produtividade e a coesão da equipe, além de guiar com sucesso iniciativas estratégicas. Por isso, as empresas estão de olho em profissionais que possuem essa aptidão.

7 – Uso, monitoramento e controle de tecnologia

A competência em utilizar e gerenciar tecnologias é indispensável. Para tudo o que vamos fazer atualmente, a tecnologia está presente. Não fique de fora dessa. Dispense o medo e a resistência a dispositivos e ferramentas tecnológicas e entenda que eles podem ser seus aliados. 

Começar a ler artigos sobre tecnologia e as ferramentas mais procuradas por profissionais da sua área é um bom começo.

8 – Design de tecnologia e programação

A habilidade de projetar e programar novas tecnologias e sistemas também ganha os olhares em 2025, principalmente no que diz respeito à resolução de problemas e à eficiência operacional.

Por isso, segue a dica: aprenda linguagens de programação, participe de hackathons e colabore em projetos de desenvolvimento de software.

9 – Resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade

Se você quiser ser um profissional atualizado e por dentro das tendências, também vai precisar desenvolver a capacidade de se adaptar a situações adversas e manter a eficiência sob pressão.

A questão é que aqui não há uma fórmula. É preciso colocar em prática uma rotina de autocuidado e ter muito autoconhecimento para se dar conta dos seus limites e do que pode te ajudar a lidar com as situações de grande pressão.

10 – Raciocínio, resolução de problemas e ideação

Por fim, o top 10 habilidades para 2025 destaca o raciocínio lógico, que você pode desenvolver ao desafiar o seu cérebro com hobbies que envolvam cálculo e estratégia. O MBA intensivo em Soft Skills também é o grande aliado do profissional que pretende ficar atualizado nas tendências profissionais. Não perca!

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!