Quando você está em um processo seletivo, é importante mostrar que tem exatamente o que a empresa precisa. Por isso, saber relacionar suas habilidades com o cargo aumenta muito as suas chances de ser selecionado.
A estratégia de relacionar suas habilidades com o cargo ajuda você a se destacar na busca por emprego porque, dessa forma, você passa a adaptar seu currículo e suas respostas na entrevista e justamente mostra que reflete as exigências da empresa.
Por isso, fique bem atento ao cargo em que você está se candidatando. Se o nível de suas habilidades simplesmente for muito inferior ao solicitado, pode ser que você perca o seu tempo e o recrutador também. Vale mais fazer uma boa seleção das vagas nas quais se enquadra de fato.
A importância de relacionar suas habilidades com o cargo
Ao relacionar suas habilidades com o cargo, você evidencia como pode agregar valor à empresa. Assim, o entrevistador vê como suas competências podem resolver problemas específicos ou contribuir para os objetivos da organização.
Como muitas entrevistas têm muitos candidatos, mostrar como suas habilidades são relevantes para o cargo é uma maneira de se destacar, em comparação com os outros.
Relacionar suas habilidades com o cargo também mostra que você fez sua lição de casa, ou seja: que você pesquisou sobre a vaga e a empresa e que está realmente interessado na posição. A preparação é um sinal positivo para os entrevistadores, já que reflete comprometimento e profissionalismo.
Quando você relaciona suas habilidades com as exigências do cargo, também fica mais fácil para o entrevistador entender e avaliar suas experiências anteriores. O resultado é um diálogo mais focado e produtivo, onde você pode fornecer exemplos específicos e relevantes de como suas habilidades foram aplicadas com sucesso no passado.
Como relacionar suas habilidades com o cargo
Então agora que você já entendeu a importância, que tal vermos algumas dicas de como isso pode ser colocado em prática? Lembre-se que, nesse caso, o autoconhecimento pode fazer a diferença: é por meio disso que se compreende as próprias competências.
1 – Leia atentamente o anúncio de emprego
É como comentamos: antes de tudo, analise a descrição do cargo para identificar as competências essenciais. Isso ajudará a entender o que a empresa está procurando e a adaptar suas respostas e documentos para refletir essas necessidades.
2 – Foco nas palavras-chave
Use as palavras-chave ao seu favor. Muitas empresas utilizam sistemas automatizados para revisar currículos. Inclua palavras-chave e frases diretamente do anúncio de emprego para garantir que seu currículo passe por essas triagens iniciais.
Por outro lado, você também pode filtrar palavras-chave quando for realizar a busca pelo emprego. Além disso, essas palavras-chave podem te ajudar a lembrar de habilidades para mencionar durante a entrevista.
3 – Destaque resultados
Foque em resultados concretos que você alcançou em experiências passadas. Os números podem ser grandes aliados no que diz respeito à credibilidade, e podem te ajudar a mostrar ao recrutador que você tem as habilidades necessárias e está apto para preencher aquele cargo. Por isso, use suas conquistas para ilustrar o impacto positivo de suas habilidades.
4 – Estude o cargo
Nunca vá para uma entrevista sem saber muito bem sobre o cargo. Pesquise mais sobre a função, converse com colegas que já exerceram e faça uma boa pesquisa para saber quais habilidades são essenciais.
5 – Deixe de lado as habilidades irrelevantes
Se você possui habilidades que já te ajudaram em outras ocasiões, mas que são absolutamente irrelevantes para o cargo atual, pode ser melhor tirar do currículo e não mencionar na entrevista, assim você apresenta apenas um conjunto específico e impecável de aptidões.
6 – Fique atento às deixas
Existem momentos mais propícios para relacionar suas habilidades com o cargo na entrevista. Ouvir bem o recrutador e se conectar com ele te ajuda a entrar no timing da conversa, para que assim possa trazer exemplos nos momentos certos.
Principais erros ao relacionar suas habilidades com o cargo
Fique atento aos erros mais comuns na hora de relacionar as habilidades com o cargo. O primeiro é não personalizar o seu currículo para refletir as competências e experiências que são mais relevantes. Sempre dê uma atenção especial para isso antes.
Evite listar apenas suas responsabilidades anteriores. Em vez disso, concentre-se em como suas ações resultaram em resultados concretos e positivos.
Outro erro é ir para uma entrevista sem ter exemplos concretos para demonstrar suas habilidades, pois isso pode resultar em respostas vagas. Evite, também, ser abstrato ao descrever suas habilidades. Sempre relacione suas competências com resultados tangíveis e como elas se aplicam diretamente às necessidades do cargo.
Ter em mente como relacionar suas habilidades com o cargo é uma boa tática para se dar bem na entrevista, mas focar no seu estudo também ajuda muito a mostrar que você é o profissional certo para aquela vaga. Por isso, faça uma pós-graduação Anhanguera e se torne um verdadeiro especialista.