Saber como procurar candidatos no LinkedIn é essencial para um recrutador que pretende aproveitar a plataforma à sua melhor maneira. Desde o surgimento, a rede social corporativa serviu como uma verdadeira ponte entre os dois lados do ambiente de trabalho: o profissional de Recursos Humanos e o futuro colaborador, à procura de uma oportunidade.
Para procurar candidatos de maneira eficaz, o recrutador deve explorar os recursos e estratégias de pesquisa voltados à identificação de perfis que correspondam às necessidades da empresa em questão.
Além de ser considerado como uma ferramenta poderosa para encontrar candidatos, o LinkedIn também facilita a construção de relacionamentos e redes de forma autêntica.
O LinkedIn é a plataforma certa para encontrar candidatos?
O LinkedIn conta com milhões de profissionais e candidatos ativos em busca de oportunidades de emprego. Dito isso, abriga uma vasta base de dados de profissionais de diversas áreas, com informações detalhadas sobre suas experiências, habilidades e históricos de trabalho.
No que diz respeito a recursos, a plataforma também não deixa a desejar. Vale observar, por exemplo, as opções de filtros de pesquisa avançados que permitem refinar as buscas com base em critérios específicos, como localização, cargo, experiência, competências e até formação.
Como o recrutador também pode direcionar as buscas para candidatos que se encaixam perfeitamente nos requisitos da vaga, a plataforma atua como uma ferramenta de economia de tempo e esforço.
Outro ponto importante da rede social é a possibilidade de entrar em contato diretamente com candidatos por meio de mensagens. Isso facilita demais a comunicação e o agendamento de entrevistas.
Como procurar candidatos no LinkedIn
Agora que você já tem uma noção mais aprofundada de como o LinkedIn pode ajudar nessa tarefa de procurar candidatos, nada mais justo que indicar um passo a passo de como isso pode ser feito da forma mais eficiente:
1 – Tenha critérios de busca estabelecidos e claros
O primeiro passo é saber o que procurar. Por isso, determine os critérios específicos que deseja para os candidatos, como localização geográfica, setor, cargo, experiência, competências, nível de formação, etc.
Reunir essas informações facilita no momento de encontrar alguém adequado ao cargo que está vago em sua empresa. Quanto mais específico, maior a chance de chegar a um perfil diretamente proporcional ao que a organização precisa.
2 – Use palavras-chave
Depois que tiver esses critérios bem claros, utilize a barra de pesquisa do LinkedIn para inserir. Você pode usar palavras-chave relevantes para a vaga, como “engenheiro de software” ou “gerente de marketing”, por exemplo.
Ao usar palavras-chave relevantes, você consegue encontrar candidatos que atendam a esses critérios de forma mais precisa. Levando em conta que as palavras-chave apropriadas ajudam a reduzir o número de resultados irrelevantes na pesquisa, você pode usar isso ao seu favor e economizar tempo, tornando o processo de recrutamento mais eficaz.
3 – Aproveite os filtros avançados
Não hesite em utilizar os filtros avançados, pois como já mencionamos, são recursos que ajudam justamente a refinar os resultados. Por sua vez, possibilitam que você especifique critérios adicionais, como o tempo de experiência, nível de formação e até idiomas falados.
4 – Explore grupos e hashtags
Também vale a dica: não subestime o poder dos grupos e hashtags. Trata-se de uma ótima maneira de encontrar candidatos que compartilham interesses ou competências específicas. Participe de grupos relacionados à sua área e acompanhe hashtags relevantes.
5 – Verifique os perfis de pessoas recomendadas
Talvez você já tenha notado, mas o LinkedIn fornece sugestões de perfis de acordo com sua pesquisa. Isso também pode ser utilizado a seu favor: explore esses perfis para encontrar candidatos que se encaixem no que você procura e fique atento nas futuras sugestões.
6 – Use o LinkedIn Recruiter
Tudo o que falamos por enquanto faz parte da versão gratuita do LinkedIn. No entanto, se você está recrutando regularmente, considere a utilização do LinkedIn Recruiter, uma ferramenta paga que oferece recursos avançados para pesquisa e contato com candidatos.
Assim que criar sua lista final, pode interagir com os candidatos utilizando InMails personalizados (mensagens) mesmo sem ter suas informações de contato. As mensagens em lote e os modelos de mensagens ajudam a contatar rapidamente mais candidatos. Também é possível compartilhar facilmente perfis de candidatos para receber feedback de gestores de contratações.
7 – Crie alertas de vaga
Para encontrar os candidatos com mais rapidez, você pode configurar alertas de vaga com base em palavras-chave relevantes para a posição que está tentando preencher. O LinkedIn enviará notificações quando novos candidatos atenderem aos critérios.
8 – Aperfeiçoe a sua formação
Além de saber como procurar candidatos no LinkedIn, o recrutador também deve ter em mente o aprendizado constante, ou seja, a busca por uma formação complementar. A pós-graduação Anhanguera pode ser uma aliada nessa missão e proporcionar os conhecimentos que um profissional da área de Recursos Humanos deve ter.