Você já parou para pensar se tem uma carreira significativa? Muitas pessoas perdem a motivação em seus trabalhos pois não conseguem ver significado no que fazem. Alguns não se identificam mais com suas profissões ou a empresa em que atuam, enquanto outros ainda percebem que não conseguem avançar profissionalmente.
Esses questionamentos e dúvidas são comuns, e muitos acabam se frustrando e seguindo em frente apenas impulsionados pela necessidade de ter um emprego. Mas, se passamos tanto tempo de nossas vidas trabalhando, por que não fazer algo que tem significado em nossas vidas e no mundo?
O mercado de trabalho é desafiador e, nos próximos anos, sofrerá ainda mais mudanças. Com a tecnologia cada vez mais atuante no dia a dia das profissões, os processos se transformam e até mesmo algumas carreiras se tornarão obsoletas.
Por outro lado, essa transformação abre espaço para o novo, e esse momento de questionamento é uma boa oportunidade para fazer uma análise de onde chegou até agora e o que realmente almeja na carreira.
Autoconhecimento e propósito
Antes de definir como ter uma carreira construtiva é preciso olhar para si e trabalhar o autoconhecimento, e a partir daí entender qual é o seu propósito.
Algumas pessoas têm dificuldade em olhar para si mesmas e se avaliar de maneira sincera. Mas esse é um processo que faz parte do amadurecimento, da mesma forma que deixamos de nos comportar da forma como fazíamos quando éramos adolescentes.
Ao crescer e se expor mais, as pessoas se tornam capazes de distinguir melhor o que consideram bom ou ruim, o que gostam ou não. Esse tipo de conhecimento permite fortalecer relações pessoais, mas também tem impacto na vida profissional.
Ao aplicar as cinco características do autoconhecimento, que incluem observação, análise e dedicação, fica mais fácil descobrir, enfim, o propósito.
O propósito significa o objetivo, o desejo de alcançar algo. Pode ser um cargo, uma empresa, ou ainda algo pessoal, como ter a casa própria. O que importa é que esse sentimento seja forte o suficiente para motivar as pessoas a traçarem metas e buscarem ativamente esse desejo.
O que perguntar para ajudar no processo?
Por isso esses dois aspectos estão conectados. Apenas olhando para si e sendo sincero consigo mesma, uma pessoa é capaz de identificar esse propósito. Há algumas perguntas que podem ajudar nesse processo. Confira:
O que é gratificante para você?
Entenda que tipo de atitude ou ação te fazem sentir melhor consigo mesmo ou com o mundo.
Como pode fazer a diferença?
Avalie o que em sua vida profissional contribui de alguma forma para a sociedade, para uma comunidade ou para as pessoas ao redor.
O que você mais gosta de fazer?
Pode ser um hobbie, ou alguma atividade profissional que te atraia mais. Responder essa pergunta pode dar boas ideias do caminho a seguir.
Onde você se vê em cinco anos?
Existe um motivo para recrutadores fazerem essa pergunta durante entrevistas de emprego. Uma pessoa que sabe onde quer estar nos próximos anos terá mais foco e dedicação no caminho e verá significado nos passos que dá na carreira.
Como ter uma carreira significativa?
Ao compreender qual seu propósito, será mais fácil trabalhar para ter uma carreira significativa. Mas essa compreensão é apenas o primeiro passo. A etapa seguinte envolve planejamento e a noção de que desafios ocorrerão. Veja como caminhar para ter a carreira que almeja:
Planejamento
Um propósito pode ser até um tanto abstrato, mas ações concretas devem ser tomadas para alcançá-lo. Portanto, a primeira etapa é entender o que deve ser feito para chegar lá.
Tudo isso pode ser planejado passo a passo e, a cada etapa, fica mais perto do objetivo final. Aqui, é importante também estabelecer metas e prazos. Quanto tempo precisa estudar determinado assunto, o que precisa aprender para se candidatar a determinado cargo?
Atualização
Pode ser apenas que um profissional se veja deixado para trás com as mudanças que sua empresa ou setor está passando. Ou ainda que encontrou uma oportunidade para desbravar um nicho de mercado. Seja qual for a ideia, é preciso aprimorar o conhecimento.
Mesmo que apenas tenha descoberto, no processo de autoconhecimento, que precisa adquirir determinadas habilidades, será necessário buscar conhecimento técnico, seja por meio de cursos livres, seja com pós-graduação.
Esteja aberto a mudanças
Neste processo, as pessoas podem descobrir outras áreas que interessam mais, ou aprender algo novo que se torna mais interessante que o ofício atual. Esse processo para ter uma carreira significativa exige que as pessoas estejam abertas para novas possibilidades e aceitem que mudanças podem ocorrer no meio do caminho.