O que é eNPS e por que é importante para as empresas medi-lo

eNPS

O mundo corporativo tem uma série de termos e siglas específicas, não é mesmo? Algumas são próprias para setores e áreas em particular. Enquanto outras fazem parte do dia a dia de todas as companhias, representando questões fundamentais para o bom funcionamento e sucesso das operações. Inclusive, o eNPS é uma dessas siglas valiosas.

Todavia, você sabe o que ela é e por que é tão importante para as organizações? Talvez você já esteja familiarizado com o NPS, mas o que será que significa o “e” antes da famosa sigla?

Para descobrir tudo sobre ela e se tornar um profissional mais completo, que saiba como melhorar os parâmetros e ações de gestão de pessoas nas empresas, continue lendo o texto.

Porém, para entender a sigla, primeiramente precisamos ter claro o significado de NPS. 

Você já sabe o que é NP?

O Net Promoter Score é uma métrica capaz de avaliar o quão leais e fiéis são os clientes de uma empresa. Ou seja, quais são as chances de comprarem e utilizarem os serviços novamente e indicarem a outras pessoas, deixando clara a sua percepção e satisfação em relação à marca ou companhia em questão.

O termo surgiu no começo dos anos 2000 e se tornou um verdadeiro clássico para empresas que lidam com clientes e consumidores. Afinal de contas, a sua aplicação mostrou diversas vantagens e uma abordagem mais estratégica do que outros métodos de satisfação que eram utilizados até então.

Alguns de seus benefícios são:

  • Menos riscos de manipulação;
  • Possibilidade de adaptar o método às mais diferentes realidades;
  • Fácil de aplicar e colher os resultados;
  • Oportunidade de comparar os resultados com outras empresas.

Isso acontece porque o NPS tem uma maneira muito específica de trabalhar com pesquisas, fazendo com que o grau de precisão e confiança sejam bastante altos e respeitados.

O que é eNPS?

Por isso, logo o termo foi adaptado para pensar no público interno das organizações, que são os próprios colaboradores e as suas percepções sobre o local onde trabalham, dando origem ao Employee Net Promoter Score, tendo em vista que “employee” é uma palavra em inglês, que significa “colaborador” em português.

Em resumo, o e-NPS é uma métrica altamente efetiva, que avalia como está o ambiente organizacional por meio da satisfação dos profissionais que integram o quadro de colaboradores.

Por que as empresas devem medi-lo?

Hoje em dia, as empresas já sabem que ter um bom ambiente organizacional e colaboradores satisfeitos e engajados é um grande trunfo. Com isso, você consegue aumentar a produtividade, atrair e reter talentos, incentivar a inovação e fazer com que os resultados esperados para o negócio sejam atingidos.

Nesse contexto, ter uma metodologia eficaz para mensurar a lealdade dos profissionais é extremamente estratégico. Assim, a companhia terá dados reais e confiáveis para avaliar o que está funcionando, o que precisa de ajustes e como transformar a empresa em um local visado para a carreira, conseguindo agir de forma rápida e direcionada.

Isso tudo com uma série de benefícios, como os que já mencionamos acima, sobre o NPS. Eles incluem:

  • Colher avaliações de forma anônima;
  • Ter os resultados dos feedbacks rapidamente;
  • Obter dados que vão ajudar na tomada de decisões;
  • Realizar pesquisas com mais frequência, dada a simplicidade do método;
  • Não precisar divulgar projetos e planos de ação com detalhes;
  • Conseguir uma pesquisa tanto quantitativa quanto qualitativa;
  • Ser capaz de implementar mudanças que vão impactar positivamente os colaboradores.

Como é possível fazer isso?

Então, entendeu porque vale a pena instituir esse tipo de metodologia na sua empresa? Para isso, você pode seguir os passos abaixo para não errar e ter sucesso nessa movimentação.

1 – Seja transparente e explique sobre a métrica aos colaboradores

O primeiro passo é ser transparente com os colaboradores e explicar como serão as pesquisas, por que elas vão acontecer e a sua importância, frisando o modo anônimo da avaliação e que o objetivo é melhorar os aspectos da empresa.

2 – Tenha uma estratégia para elaborar as perguntas e pensar na quantidade

Depois, não se esqueça de olhar para esse cenário de forma crítica e estratégica. Na hora de pensar nas perguntas e nas quantidades, seja razoável, conheça sua equipe e entenda que muitas questões podem desencorajar as respostas.

3 – Avalie a frequência necessária para rodar pesquisas

Da mesma maneira, avalie de quanto em quanto tempo os colaboradores terão que responder à pesquisa, pensando tanto nas respostas anteriores quanto no que está sendo observado.

4 – Garanta que a liderança está pronta para lidar com os resultados

Um ponto de muita relevância é ter alinhamento com a liderança. Afinal de contas, a ideia é entender a percepção e fidelidade das equipes e conseguir melhorar aspectos para que o valor do employee NPS continue aumentando. Sendo assim, ações precisam ser tomadas de acordo com os resultados.

5 – Classifique as notas para calcular o Employee Net Promoter Score

Por fim, saiba classificar as notas obtidas. Há uma fórmula básica para fazer isso, em que o Employee Net Promoter Score, em porcentagem, é o resultado da porcentagem dos colaboradores promotores menos a porcentagem dos colaboradores detratores.

Agora que você já sabe o que é eNPS e por que ele é tão valioso para as empresas, você tem tudo para se tornar um profissional de gestão de pessoas ainda mais completo. Para ter ainda mais destaque e atingir novos patamares na sua carreira, aproveite e conheça os cursos de pós-graduação online em 10 meses. Dessa maneira, você vai se atualizar, aprender novas habilidades e receber o título de especialista em menos de um ano, ficando mais próximo do sucesso profissional.

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