A palavra “autocuidado” já faz parte do vocabulário de muitas pessoas, não é mesmo? Desde que o termo se popularizou, estamos cada vez mais preocupados e agindo de forma intencional para cuidarmos de nós mesmos, o que inclui diversas práticas. Porém, será que estamos dando a devida atenção para o autocuidado emocional?
Muitas vezes pensamos em autocuidado para nos referirmos a ações como cuidado com a pele, por exemplo. Contudo, ele vai muito além disso, e precisa ter um foco que também considera a mente e as emoções. É aqui que o autocuidado com foco emocional entra.
Sendo assim, se você deseja aprender mais sobre ele e descobrir como colocá-lo em prática, continue lendo o texto.
O que é autocuidado emocional?
Em suma, o autocuidado com as emoções nada mais é do que realizar ações e práticas que sejam benéficas para a sua saúde mental. Ou seja, para o seu emocional.
Estamos falando de ser intencional com o seu cuidado mental, trabalhando para conseguir lidar com as suas emoções de forma madura e saudável e, consequentemente, levar a vida de maneira mais leve e consciente.
Exemplos de autocuidado emocional
Sendo assim, existem milhares de exemplos de como você pode cuidar do seu emocional de forma ativa. Alguns deles são:
- Ter uma vida social ativa;
- Cultivar amizades e relacionamentos saudáveis;
- Dedicar-se ao trabalho voluntário;
- Fazer psicoterapia;
- Manter uma alimentação saudável e balanceada;
- Não se esquecer da importância do sono;
- Escrever seus pensamentos e sentimentos;
- Buscar hobbies que te agradam.
Dicas de autocuidado emocional
Esse tema é bastante abrangente, como você deve ter percebido. Por isso, se está em busca de dicas práticas do que fazer para cuidar das suas emoções, confira a lista que preparamos abaixo.
Contudo, é fundamental ter um olhar personalizado na hora de pensar nas suas práticas de autocuidado. Afinal de contas, apenas você pode ter a certeza das suas necessidades.
1 – Ter uma rotina balanceada
Em primeiro lugar, não se esqueça de buscar uma rotina balanceada. Isso inclui ter horários definidos, conseguir dormir bem, se alimentar de forma adequada, cuidar do seu corpo, ter hobbies, praticar atividades físicas, se dedicar aos diversos aspectos da sua vida de forma equilibrada, tudo com organização.
Afinal de contas, uma rotina bagunçada pode atrapalhar a sua clareza sobre a vida, seus objetivos e necessidades.
2 – Procurar o autoconhecimento por meio da psicoterapia
Você sabia que todas as pessoas podem se beneficiar da psicoterapia? Ela é uma poderosa ferramenta de saúde e de autocuidado, em que você terá um acompanhamento contínuo para entender mais sobre sua mente, emoções e sentimentos.
Dessa maneira, você poderá compreender de forma aprofundada seus comportamentos e pensamentos, tendo mais clareza sobre si mesmo e aprendendo novas formas de lidar com a vida.
3 – Praticar atividades físicas de forma regular
Muitas pessoas associam as atividades físicas apenas ao autocuidado físico. Afinal de contas, praticar esportes e se manter ativo tem um impacto direto no seu corpo, e essa é a consequência direta que todos imaginam.
Todavia, os benefícios da atividade física na mente das pessoas já são conhecidos há bastante tempo. Ela atua de forma direta no nosso emocional, ajudando tanto a prevenir quanto a tratar questões como depressão, estresse, ansiedade e muitos outros quadros.
Isso acontece por conta de reações químicas em nosso corpo, como a liberação de hormônios que incluem a endorfina, e também de outros efeitos. Ser uma pessoa ativa melhora a nossa autoestima, autoconfiança, consciência corporal, imunidade e disposição, o que influencia a saúde mental de forma positiva e bastante importante.
Então, não se esqueça de incluir algum esporte na sua rotina, de pouco em pouco, para colher os benefícios da prática.
4 – Cultivar os seus relacionamentos
Seres humanos são seres sociais, que precisam do convívio de outras pessoas para ter uma vida equilibrada. Sendo assim, os relacionamentos fazem parte das rotinas de autocuidado.
Ter amigos, cultivar relacionamentos de todas as naturezas, ficar próximo da família e ter uma vida social, no geral, são bastante positivos. Isso faz com que tenhamos um maior senso de pertencimento, reconhecimento e acolhimento, desde que as relações sejam saudáveis, combinado?
5 – Ser intencional para desenvolver a sua inteligência emocional
A psicoterapia também vai te ajudar a desenvolver inteligência emocional, sabia? Ela é a capacidade de lidar com as suas emoções em diversas situações, e quanto mais inteligência mental você tiver, mais simples será passar pela vida de forma mais tranquila e saudável.
Isso acontece porque as emoções, positivas e negativas, fazem parte da vida de todas as pessoas. Elas vão surgir de forma constante, todos os dias, e não é possível fugir dos seus desafios e problemas. Porém, é possível controlar a forma como você reage a todas essas situações, deixando a vida mais leve e serena.
6 – Buscar de forma constante o equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional
Hoje em dia, muitas pessoas pecam no desafio de equilibrar a carreira e a vida pessoal. Contudo, manter essa balança em ordem é uma peça fundamental para o autocuidado. Afinal de contas, focar apenas no trabalho pode ser bastante perigoso, já que você deixa outras partes da vida de lado e não consegue se cuidar de forma adequada.
Inclusive, se temas como autocuidado emocional despertam o seu interesse, você sabia que é possível fazer um curso livre de Competências Socioemocionais? Para isso, aprenda sobre habilidades socioemocionais nessa especialização e transforme a sua vida profissional a partir de agora.