Quem nunca ficou estressado com o trabalho, não é mesmo? Sendo uma atividade que ocupa boa parte dos dias dos profissionais, é normal que, eventualmente, ela gere algum desconforto e nervosismo. Contudo, isso não pode se tornar uma rotina, e existem habilidades que reduzem o estresse no trabalho para te ajudar com isso.
Afinal de contas, ninguém gosta de ficar nervoso. Além disso, o constante estado de estresse pode atrapalhar a sua saúde, comprometer a produtividade e ter impactos tanto na vida pessoal quanto na profissional. Sendo assim, parece ser uma boa ideia desenvolver competências que podem reduzir esse quadro, certo?
Para te ajudar, a The School of Life, em parceria com a Robert Half, realizou um estudo focado justamente nisso. Entre os meses de julho e agosto, ela conversou com diversos profissionais brasileiros que estão no mercado de trabalho, entre líderes e liderados, para tentar entender melhor essa situação.
Como resultado, a pesquisa mapeou as 6 principais habilidades que os entrevistados consideraram essenciais para lidar com o medo e o estresse no ambiente organizacional. O foco, aqui, era compreender o que poderia ajudar a saúde mental e também emocional de todos os profissionais.
Abaixo você encontra as competências encontradas, em uma lista valiosa para guardar e incluir nas suas metas de desenvolvimento pessoal e profissional.
6 habilidades que reduzem o estresse no trabalho para desenvolver já
1 – Flexibilidade e adaptabilidade
Você já deve ter percebido que, cada vez mais, as mudanças e imprevistos fazem parte do dia a dia do trabalho, certo? E, para o bem ou para o mal, eles não vão parar por aí. Espera-se que as transformações e novidades fiquem ainda mais frequentes no mundo do trabalho, nas mais diversas frentes. O que significa que você precisa se preparar.
Por mais que nem sempre seja possível prever essas mudanças, profissionais flexíveis e adaptáveis conseguem lidar com elas de forma mais leve e tranquila. Assim, eles passam por esses momentos com menos estresse do que colegas que são controladores, rígidos e não gostam de mudanças de jeito nenhum.
2 – Inteligência emocional
A capacidade de identificar e compreender as suas emoções é chamada de inteligência emocional. E você já deve estar imaginando por que ela está nessa lista, certo?
Muitas vezes, o estresse no trabalho surge da nossa incapacidade de lidar com as emoções em momentos desafiadores. Nos mais diversos cenários, conseguir entender os sentimentos que emergiram ali é fundamental para manter a calma e agir de forma racional e equilibrada, sem deixar que o nervosismo tome conta e prejudique a sua atuação.
3 – Priorização e gerenciamento de tempo
Nenhum profissional sabe fazer mágica ou é capaz de resolver todas as suas demandas em tempo recorde. Por isso, para ter uma vida mais tranquila e leve, vale a pena saber priorizar tarefas e ter um bom gerenciamento do seu tempo.
Assim, você terá clareza sobre o que precisa ser entregue com mais urgência, conseguirá organizar o seu tempo para realizar suas responsabilidades e terá menos chances de se estressar com prazos corridos e verdadeiras maratonas para cumprir com os combinados.
4 – Resolução de problemas
Problemas e estresse parecem estar intimamente ligados, não é mesmo? Porém, por mais que seja impossível não sentir um certo desconforto ao lidar com problemas no trabalho, eles não precisam ser sinônimos de um grande nervosismo e caos mental.
Profissionais que desenvolvem a habilidade de resolução de problemas conseguem lidar com essas situações com muito mais calma. Afinal de contas, eles sabem que nenhum problema é grande demais para ser resolvido, especialmente quando você é um especialista na sua área.
Dessa maneira, desenvolver um pensamento que olha para os problemas de outra maneira, focando nos seus desdobramentos e soluções, vai transformar a sua forma de encarar um perrengue no trabalho.
5 – Capacidade de comunicação eficaz e objetiva
Converse com qualquer profissional com anos de carreira por alguns minutos e pergunte a ele sobre habilidades fundamentais. Com toda a certeza ele falará sobre a comunicação, que é essencial para todas as etapas de qualquer trabalho.
Saber se comunicar de forma eficaz, transparente e objetiva é uma competência que nem todos possuem, mas que todos deveriam buscar ter. Ela faz com que você seja entendido com mais facilidade, consiga passar todas as mensagens necessárias, reduza o tempo de interações desnecessárias, resolva problemas com mais facilidade e garanta o alinhamento entre seus colegas. Percebeu como tudo isso está ligado à redução do estresse?
6 – Facilidade para aprender de forma contínua
Por fim, a pesquisa também identificou que a facilidade para aprender de forma contínua tem um grande impacto na saúde mental no trabalho.
Quanto mais você se esforça e se empenha para aprender, mais você adquire as ferramentas necessárias para ser mais produtivo, além de ter um verdadeiro trunfo na manga na hora de ser mais adaptável e flexível.
Inclusive, você percebeu que todas as habilidades são comportamentais? Estamos falando de soft skills como habilidades que reduzem o estresse no trabalho. Então, se você já entendeu a importância dessas competências e quer melhorar ainda mais, invista no curso de MBA em Soft Skills para dominá-las e dar adeus ao estresse.