Como compartilhar suas ideias com equipe e liderança? 5 dicas

compartilhar suas ideias com equipe e liderança

Quem nunca teve medo de compartilhar suas ideias com equipe e liderança e não ser bem recebido, não é mesmo? Esse sentimento é bastante comum entre profissionais, e a boa notícia é que ele pode ser superado. Por muito tempo, “chefes” e gestores não incentivavam a troca entre seus colaboradores, mas esse momento das organizações já passou.

Inclusive, de acordo com uma nova pesquisa sobre mercado de trabalho, conduzida pela The School of Life e a consultoria de Recursos Humanos Robert Half, o cenário é bastante positivo para os liderados. Veja abaixo como esse ponto se saiu no levantamento.

O estudo descobriu que quase metade dos liderados entrevistados se sentem à vontade para compartilhar ideias e opiniões no trabalho, tanto com seus líderes quanto com seus pares. Em seguida, quase 22% dos profissionais compartilha ideias apenas com seus colegas, e não com a liderança, e mais de 11% fala apenas com os gestores.

Por fim, quase 18% não se sentem à vontade para falar sobre ideias e possibilidades profissionais com ninguém da empresa.

Do outro lado, quase 95% dos líderes disseram incentivar o compartilhamento aberto de opiniões, e mais dos 4% restantes sabem que precisam colocar isso em prática. Apenas 0,49% não faz isso nem pretende fazer, por não acreditar ser necessário.

Dessa forma, fica claro que você tem os caminhos abertos para desenvolver essa habilidade, certo? Estatisticamente, é mais provável que sua ideia seja acolhida e ouvida do que o contrário. Portanto, basta você se sentir confiante para fazê-lo e deixar o sucesso acontecer na sua carreira.

Para isso, veja 5 dicas abaixo de como começar.

Como compartilhar suas ideias com equipe e liderança em 5 passos

1 – Comece dividindo ideias com colegas de confiança de forma privada

Caso a sua restrição seja com os líderes, comece com os seus pares. Escolha profissionais que trabalham com você e são de confiança para compartilhar ideias e veja que, na maioria das vezes, a reação será positiva.

Nem sempre todos vão gostar e escolher as nossas ideias. Porém, o importante é saber que as pessoas ao nosso redor respeitam nossas opiniões, vão escutá-las e considerá-las. Isso já vai fazer a sua autoconfiança aumentar rumo a novos passos.

2 – Treine a maneira como vai compartilhar as suas ideias com antecedência

Outra opção para começar a se acostumar com a ideia de “fazer pitches” é treinar sozinho. Pense na sua opinião ou visão e faça treinos de como seria compartilhá-las com outras pessoas no seu trabalho.

Falar em voz alta é uma ótima estratégia nesse momento. Muitas vezes, acreditamos que estamos prontos levando em consideração os pensamentos organizados. Contudo, pensar é diferente de falar, por isso é tão importante o exercício da fala para se sentir pronto para fazer essa movimentação.

3 – Foque em ter uma comunicação simples, transparente, objetiva e eficaz

A comunicação é a chave para o sucesso no mercado de trabalho, em todas as frentes possíveis. O que inclui conseguir se posicionar, falar mais, defender suas ideias e bancar suas opiniões.

Quando você consegue desenvolver uma linha de raciocínio coesa e transparente, e deixá-la ganhar palavras na sua fala, tudo fica mais simples. Dessa forma, as pessoas terão mais facilidade para te entender, vão acompanhar a linearidade do seu pensamento e terão mais chances de gostar da sua ideia. Porém, caso a visão não seja bem recebida, ela ao menos será ouvida e respeitada.

Então, use um vocabulário adequado, evite repetições e monte sua argumentação com começo, meio e fim, trazendo contextos e elementos que facilitem a compreensão.

4 – Demonstre confiança e convicção para reforçar a sua credibilidade

Ter uma boa comunicação, contudo, não é algo que surge do nada. Para conseguir se comunicar com eficácia, os profissionais precisam ter confiança e convicção na hora de estruturar as ideias, treiná-las e, enfim, apresentá-las.

Para isso, não deixe de trabalhar o autoconhecimento e a busca pela melhor compreensão de si mesmo. Quanto mais você se conhecer, mais fácil será passar e explicar as suas ideias para outras pessoas no trabalho.

5 –  Peça feedbacks e estimule a troca de ideias entre todos os envolvidos

Para finalizar, não se esqueça da humildade e do senso de coletividade. Peça feedbacks e análises sobre suas opiniões e ideias compartilhadas, além de sugerir que outras pessoas apresentem suas visões. Isso faz com que a horizontalidade e a colaboração comecem, pouco a pouco, a fazer parte da cultura da empresa, beneficiando a todos.

Enfim, que tal uma dica extra sobre como compartilhar suas ideias com equipe e liderança? Então saiba que quanto mais você tem conhecimento sobre a sua área de atuação, mais você tem facilidade para expor suas ideias e defendê-las. Por isso, fazer uma especialização, como a pós-graduação completa em Liderança Positiva, é uma excelente maneira de desenvolver essa soft skill e deslanchar nas interações profissionais.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!