Afinal, como criar um ambiente para dar feedback?

como criar um ambiente para dar feedback

Por mais que algumas empresas já tenham uma boa cultura de feedbacks, essa não é, ainda, a realidade de todas as companhias. Algumas não contam com processos estruturados, outras já tentaram, mas não conseguiram resultados efetivos. Enquanto muitas ainda não descobriram o poder e a importância de feedbacks contínuos. Sendo assim, se você precisa entender como criar um ambiente para dar feedback, saiba que você não está sozinho.

Muitos profissionais, sejam eles da liderança, gestores ou da área de Recursos Humanos, estão em busca de respostas para essa questão. Vocês querem estabelecer uma nova cultura na organização, mas não sabem o melhor caminho para fazer isso, certo?

Por mais que não exista uma resposta pronta para esse tópico, e que cada abordagem deva seguir as particularidades das companhias, você pode começar a “plantar essa sementinha” até mesmo com pequenas ações, sabia?

Abaixo, listamos algumas táticas e ideias que vão ajudar nesse primeiro momento, fazendo com que o feedback se torne algo muito mais natural e positivo para todos os colaboradores.

Como criar um ambiente para dar feedback em 6 passos estratégicos

1 – Foque na escuta ativa e na empatia nas relações profissionais

O primeiro passo é começar aos poucos, por mais clichê que essa frase possa ser. Uma boa cultura de feedbacks tem uma base de empatia e escuta ativa em todas as empresas, sabia? Afinal de contas, esse é o conceito primordial das avaliações. Saber observar, ouvir e entender o outro, seja para conseguir analisar sua performance ou para receber um feedback, positivo ou negativo.

Então, passe a ouvir mais os colaboradores da sua equipe. Tenha plena atenção ao observar suas palavras e ações, e faça de tudo para compreender o que está por trás de cada movimentação profissional.

2 – Abra novos canais de comunicação e dê o exemplo

Se o primeiro passo envolve ouvir, o segundo tem tudo a ver com o falar. Conseguir passar um feedback completo em um ambiente confortável não acontece do dia para a noite. Você precisa que as pessoas estejam acostumadas a serem ouvidas e a falarem, em uma cultura comunicativa que incentiva a colaboração e os “pitacos” saudáveis de todos.

Portanto, não hesite antes de avaliar novos canais e formas de comunicação com a sua equipe. Assim, o contato será mais transparente e natural entre todos, preparando o terreno para uma cultura mais fortalecida de feedbacks.

3 – Comece distribuindo elogios às pessoas da sua equipe

Inclusive, que tal começar distribuindo bons elogios? Com toda a certeza, você deve perceber ótimos resultados e performances no seu time. Então, comece a verbalizar mais esses momentos e destaques, contribuindo para que todos se sintam mais confortáveis com a prática de avaliação.

Por mais que nem sempre os feedbacks sejam tão positivos quanto elogios, isso vai ajudar na preparação do ambiente, deixando tudo mais leve e propício para feedbacks em um futuro próximo.

4 – Transforme os feedbacks pontuais em uma prática estabelecida

Enfim, chegou o momento de realmente oficializar os feedbacks. Você pode começar aos poucos, caso tenha essa autonomia, estabelecendo rotinas com os seus mentorados ou liderados.

Aos poucos, as reuniões de feedback vão entrar no dia a dia da empresa. Quem sabe, com processos mais formais e estabelecidos, que incluam mais colaboradores e vão além das reuniões one-on-one.

5 – Inclua outros líderes e gestores na conversa sobre feedbacks

Com resultados promissores e positivos, você pode incluir novos líderes e gestores para falar sobre a sua experiência com os feedbacks. Assim, eles vão perceber a riqueza de ter uma cultura que valoriza as análises e avaliações, com foco no desenvolvimento dos colaboradores, e poderão te ajudar a expandir esse projeto tão importante.

Quem sabe você não começa uma verdadeira revolução e coloca a companhia em um degrau ainda mais alto? Afinal de contas, desenvolver os profissionais é uma ótima maneira de aumentar a produtividade, alcançar os objetivos da organização e atrair e reter talentos. Em um cenário de escassez, com poucos profissionais que preenchem os pré-requisitos dos processos seletivos, essa pode ser uma oportunidade de ouro.

6 – Esteja pronto para receber avaliações diversas na sua caminhada

Por fim, quando os processos já estiverem definidos, você precisará estar pronto para receber feedbacks sobre si mesmo. Talvez, inclusive, eles sejam até mesmo sobre o processo de implementar as avaliações.

Aqui, o importante é entender como estar do outro lado, seja para ouvir elogios ou críticas construtivas, depois de um longo período sendo o coordenador dos feedbacks, e não o receptor.

Agora que você já sabe como criar um ambiente para dar feedback, que tal melhorar o seu perfil profissional para receber excelentes avaliações? Para isso, expanda suas oportunidades com a pós-graduação Anhanguera, que conta com um corpo docente de peso em um amplo portfólio de cursos, garantindo que você vai encontrar a especialização ideal para a sua carreira.

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