Lidar com chefes difíceis é, infelizmente, uma realidade para muitas pessoas. Geralmente despreparados para assumir suas funções, esses gestores acabam dificultando o desenvolvimento da equipe, criando um clima negativo e impossibilitando que eles se prosperem.
Quando o profissional passa por esse tipo de situação, é normal que queira se reposicionar e buscar novas oportunidades. No entanto, nem sempre é possível, seja por depender financeiramente do trabalho atual, seja por entender que, mesmo com essa chefia desafiadora, a empresa pode contribuir com a sua carreira.
Como é um chefe difícil?
Existem diversos tipos de liderança e é comum que chefes se comportem dentro de um modelo que acredita caber melhor na sua forma de trabalho, ou seja condizente com a cultura organizacional da empresa.
Alguns optam por um comando mais democrático, abrindo espaço para que cada um opine e dê ideias. Outros ainda são motivados pela situação enfrentada pelo time, e prezam pela capacidade de adaptação e flexibilidade para lidar com as atividades conforme elas se apresentam.
Existem, porém, aqueles que acabam por dificultar o trabalho da equipe, por se sentirem inseguros ou despreparados para sua posição. Entenda as principais características de um chefe difícil:
Não sabe delegar tarefas
Essa pessoa pode não confiar na equipe, ou achar que faz melhor o trabalho e, além de acumular tarefas, costuma manter o controle de tudo. Assim, os colaboradores não têm autonomia para trabalhar e precisam de constante aprovação.
Eles costumam passar tarefas sem planejamento e indicam exatamente como algo deve ser feito segundo sua expectativa.
Microgerenciamento
Da mesma forma que acumulam tarefas, é comum também acompanhar de perto o que está sendo produzido, exigem ser copiados em todos os e-mails, se intrometem em conversas em andamento e constantemente exigem que as pessoas refaçam um trabalho.
Má comunicação e altas críticas
Com líderes difíceis, a comunicação é ruim ou inexistente. Eles não sabem como dar feedback construtivo, ou mesmo negativo, porém estruturado, garantindo que o colaborador se sinta motivado a melhorar.
Pelo contrário, somente têm conversas com as pessoas para fazer críticas, muitas vezes infundadas, ou resultado de suas próprias exigências.
Instabilidade emocional
Muitas vezes esses comportamentos citados acima geram um clima de medo e tensão na equipe. Assim, as pessoas costumam se atentar para o humor do líder em determinado dia, pois isso definirá como será o dia de trabalho de todos.
E quando o humor não está bom, é comum que críticas, reclamações e problemas aconteçam com mais frequência.
Como lidar com chefes difíceis?
Esse tipo de despreparo para assumir a função pode, muitas vezes, estar relacionado com a própria cultura da empresa, que não valoriza uma liderança positiva. Nesses casos, o clima em geral pode se tornar tóxico, levando a problemas mais sérios relacionados à saúde mental dos colaboradores e a alta rotatividade.
Por isso as empresas devem reconsiderar a maneira como preparam seus líderes, investindo em treinamento e aperfeiçoamento constante, criando uma cultura de feedback e incentivando a busca por novas habilidades comportamentais.
Para os colaboradores, lidar com esses profissionais se torna mais um desafio frente às dificuldades que já enfrentam na carreira, como alta competitividade e pressão por resultados.
Nesse caso, a melhor forma de lidar com essas pessoas é considerar que as características acima partem de uma insegurança pessoal e falta de capacitação para ocupar o cargo. Lembrando disso, eles podem encontrar maneiras de enfrentar seu dia a dia sem se deixar abalar por essas pessoas. Veja quatro dicas para ajudar nesse processo:
1 – Não leve para o pessoal
Por mais difícil que seja ouvir certa crítica, ainda mais se não for condizente com a realidade, é preciso ter em mente que esse comportamento tem a ver com o líder, e não com o seu trabalho. Tente manter a calma e continue se esforçando para fazer seu melhor.
2 – Busque o diálogo
Tente encontrar uma forma de manter a comunicação aberta, aprimorando as próprias habilidades de comunicação e buscando conversar sobre as questões enfrentadas pelo time. Nem todo líder estará aberto para isso, mas alguns podem se propor a escutar e tentar mudar certos comportamentos.
3 – Documente as interações
Depois de reuniões de trabalho, tente formalizar o que foi conversado em resumir em um e-mail, para garantir que o que foi falado está acordado por todos. Isso serve para qualquer tópico relacionado a trabalho e ajuda a manter sua integridade profissional se algo não sair como planejado.
4 – Busque apoio
Às vezes, conversar com colegas que estão lidando com o mesmo chefe pode ajudar a buscar soluções para facilitar essa dinâmica. Pode até ser uma forma de aliviar o estresse e as preocupações relacionadas a essa pessoa.
Conte com amigos e familiares também e, se for necessário, busque ajuda profissional para enfrentar essa situação.
Chefes difíceis não precisam ser uma realidade na empresa. E quiser melhorar sua postura e relação com colegas de trabalho, aprenda sobre a Gestão e Liderança de Equipes com a pós online e se torne um líder mais eficiente.