A área de comércio digital cresceu bastante nos últimos tempos, não é mesmo? Hoje em dia, não é possível pensar em estratégias comerciais sem cogitar as lojas online, o que fez com que a demanda por profissionais da área crescesse bastante. Um desses profissionais é o analista de e-commerce.
Seu papel é realizar análises constantes do desempenho do e-commerce em questão, com uso de ferramentas e metodologias que avaliam a performance das estratégias adotadas pelo comércio digital. Além disso, muitos analistas atuam na parte de identificar oportunidades e possibilidades, com o desenvolvimento de novas estratégias e conexões com o marketing digital para atingir os objetivos da empresa.
Porém, como está o mercado atual para analistas de e-commerce? O salário vale a pena? E como ingressar nessa área? Continue lendo o texto para descobrir tudo agora mesmo.
Tudo sobre analista de e-commerce: cenário, salários e mais
No Brasil, segundo dados do Observatório do Comércio Eletrônico Nacional, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o setor cresceu quase 5% em 2023. Isso mostra que o e-commerce tem uma grande força e deve continuar em trajetória de crescimento nos próximos anos, deixando clara a necessidade do mercado por profissionais qualificados.
Então, essa pode ser a sua chance de entrar em um mercado aquecido e alavancar a sua remuneração ao longo dos anos.
Falando em remuneração, de acordo com o site Glassdoor, a remuneração média dos profissionais é de R$ 3.000 no Brasil. Com variação de R$ 2.000 a R$ 4.000 no país. Sendo assim, essa pode ser uma boa maneira de entrar no setor dos e-commerces, se preparando para crescer de forma constante e atingir cargos cada vez mais elevados.
Para isso, vale a pena investir em uma pós-graduação e desenvolver habilidades específicas para o comércio digital. Confira algumas opções abaixo.
6 cursos de pós-graduação para trabalhar com e-commerce
1 – MBA em Growth Marketing para E-commerce
Para entender melhor o contexto midiático e tecnológico e pensar em soluções inovadoras, o MBA em Growth Marketing para E-commerce é o curso ideal. Com ele, diversos profissionais com interesse em gestão na área de E-commerce vão compreender a evolução do ambiente de negócios, com foco no comércio eletrônico.
Além disso, o MBA vai articular conceitos de branding, empreendedorismo e growth marketing, com aplicação em e-commerce, falar sobre metodologias atuais de gestão, com foco em resultados e escalabilidade, e apresentar conceitos legais de atuação no comércio.
2 – Varejo de Moda, E-commerce e Empreendedorismo
Profissionais com foco em moda podem se beneficiar da especialização em Varejo de Moda, E-commerce e Empreendedorismo.
O curso vai te ajudar a formular conceitos e pesquisar tendências para negócios e design de moda, com foco em estratégia, além de te capacitar para inovar, criar novos planos de negócios, resolver problemas e otimizar recursos. Você também terá a oportunidade de analisar as oportunidades do mercado de design de moda, pensando em empreender de forma direcionada.
3 – E-commerce de Moda
Inclusive, se você deseja um curso ainda mais direcionado para moda, considere a pós em E-commerce de Moda.
Ela vai te apresentar conceitos de gestão orientada ao consumidor, falar sobre métodos, ferramentas e estratégias de marketing digital, explicar o desenvolvimento da jornada do cliente e aplicar inteligência de produto com conceitos de ciência de dados. Ademais, você vai aprender sobre moda e cultura, técnicas de desenvolvimento de produto e coleção, direito empresarial e direito do consumidor.
4 – Gestão da Logística no E-commerce
Profissionais de Logística podem gostar bastante da pós-graduação em Gestão da Logística no E-commerce.
Ela vai abordar métodos de avaliação de estoque para e-commerce, gestão de estoques, análises de métodos de estoque, estratégias de logística e distribuição no e-commerce e como escolher canais logísticos e modais de distribuição.
5 – E-commerce
Ainda não sabe exatamente em que área do e-commerce deseja se especializar? Então aproveite o curso de E-commerce para ter uma visão abrangente desse mercado.
As aulas incluirão projetos de e-commerce e gestão de loja virtual, estratégias específicas, planejamento de cadeia de processos, processamento de pedidos, cálculo de frete e despesas de envio, plataformas, cadastro de produtos, fornecedores e muito mais.
6 – Gestão de E-commerce
Por fim, para aprender a melhor maneira de gerir esse modelo de negócios, invista na pós em Gestão de E-commerce.
Com ela, você vai aprender técnicas e ferramentas de gestão em e-commerce, entender o desenvolvimento de soluções inovadoras e criativas e ainda compreender quais são os principais aspectos ligados ao funcionamento dos negócios digitais.
Descobriu tudo o que queria sobre a carreira como analista de e-commerce? Então comece ainda hoje a sua jornada rumo ao sucesso na área. Para isso, escolha a sua pós intensiva online 6 meses e conquiste, em tempo recorde, o seu título de especialista em e-commerce. Dessa maneira, seu currículo vai chamar a atenção de qualquer recrutador nos processos seletivos.