Como destacar promoções no currículo? Dicas e exemplos práticos

promoções no currículo

O CV é um documento valioso para a trajetória de qualquer profissional. Geralmente, ele é o primeiro contato das empresas e recrutadores com um candidato. Isso significa que um CV bem preparado e estratégico é capaz de passar uma ótima impressão e te colocar na próxima etapa do processo seletivo, especialmente se você conseguir destacar suas promoções no currículo.

Afinal de contas, ter posições mais altas é um excelente marcador para os profissionais de Recursos Humanos. Contudo, você precisa conseguir contar essa história, mostrando como foi a sua caminhada, os cargos que já assumiu, como isso aconteceu e por que você foi o escolhido para subir mais um degrau.

Essa etapa é fundamental para ter uma narrativa forte sobre o seu perfil profissional e suas aspirações para o futuro. Portanto, na hora de organizar o CV, vale a pena dedicar um tempinho para ser estratégico e deixar essas informações bem claras para os recrutadores.

Então, como fazer isso? Abaixo, preparamos um passo a passo bastante didático para te ajudar. Seguindo cada uma das etapas, você vai conseguir destacar as suas promoções e deixar explícito que é o profissional ideal para as próximas vagas que aplicar. Pronto para aprender tudo?

Promoções no currículo: passo a passo para destacá-las

1 – A primeira experiência profissional da lista deve ser a empresa atual

Tanto as formações acadêmicas quanto as experiências profissionais de um currículo devem ser organizadas de forma cronológica inversa. Ou seja, em primeiro lugar as experiências atuais e mais recentes, seguindo com as mais antigas.

Então, insira a empresa em que está trabalhando atualmente e não se esqueça de colocar há quanto tempo está lá. Por exemplo:

“Empresa XYZ | Março de 2017 – atualmente”

2 – Destaque o seu cargo do momento

Em seguida, em um subtítulo depois da empresa, destaque o seu cargo atual. Ele precisa ser a grande estrela do seu currículo, mostrando a posição que ocupa e há quanto tempo está nela. Aqui, seja preciso e traduza títulos, se necessário, seguindo a norma da sua área de atuação para que o recrutador entenda exatamente o que você faz.

Por exemplo, você pode colocar o seu cargo atual dessa maneira:

“Gerente de Comunicação Externa | Julho de 2023 – atualmente”

3 – Insira as outras posições que já ocupou na empresa, na ordem das promoções

Para conseguir dar um grande destaque para o fato de ter sido promovido algumas vezes, você pode usar mais uma vez o recurso dos subtítulos. Dessa vez, todos os cargos anteriores ao atual seguirão o mesmo padrão de tamanho, sem esquecer do tempo de atuação em cada um deles.

Para ter mais clareza na visualização, confira o exemplo abaixo, seguindo a ideia do item anterior.

“Coordenador de Comunicação Externa | Maio de 2022 a Julho de 2023

Analista Sênior de Comunicação Institucional | Janeiro de 2020 a Maio de 2022

Analista Pleno de Comunicação Institucional | Novembro de 2018 a Janeiro de 2020

Analista Júnior de Comunicação Institucional | Janeiro de 2017 a Novembro de 2018”

4 – Comece a descrição explicando por que foi promovido

Depois de adicionar todos os títulos e subtítulos, chegou a hora de preencher as descrições para todos eles. Afinal de contas, os recrutadores não querem saber apenas as posições que você ocupou ao longo das promoções. Eles também precisam entender o que exatamente você fez, quais foram suas conquistas, como você agregou valor para a empresa e por que você foi promovido.

Então, comece justamente falando sobre as promoções. Você pode explicar que foi promovido por atingir as metas estabelecidas, por entregar os resultados esperados e performar acima da média, por exemplo. O importante é ser realista e deixar claro o que aconteceu para você ser reconhecido. Veja de forma mais concreta no exemplo abaixo:

“Promovido a Gerente de Comunicação Externa após cerca de um ano como Coordenador da área, posição em que gerenciei campanhas de comunicação institucional para stakeholders externos, como imprensa e consumidores diretos, e atingi todas as metas estabelecidas de acordo com os KPIs da companhia.”

5 – Adicione suas responsabilidades e funções no cargo

Depois, para cada uma das posições, insira as suas responsabilidades, funções e conquistas. Essa é a penúltima etapa para deixar o seu currículo completo para os recrutadores. Por exemplo, você pode dizer que:

“Como Analista Sênior de Comunicação Institucional, atuei diretamente com as lideranças da área para definir as estratégias e metodologias de comunicação com base nos objetivos de negócio da empresa. Fui responsável pelo desenvolvimento de planos estratégicos, coordenação dos estagiários, conseguindo a efetivação de todos eles por meio de um plano de carreira estruturado, e também do controle operacional da comunicação externa, incluindo imprensa, influenciadores e consumidores finais.”

6 – Repita o processo para empregos antigos, nos quais também foi promovido

Por fim, não se esqueça que esse processo não serve apenas para o seu emprego atual. Ele deve ser replicado para todas as outras empresas em que já passou, mantendo um padrão e continuidade no documento.

Então, depois de saber tudo sobre a melhor maneira de adicionar promoções no currículo, que tal melhorar outra parte do documento? Ao adicionar uma especialização na sua formação acadêmica, você deixa seu CV ainda mais robusto e completo, chamando a atenção do mercado de trabalho. Por isso, confira os cursos de pós-graduação Unopar e invista agora mesmo no seu futuro.

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