Você já deve ter percebido que, nos últimos anos, as empresas passaram a valorizar ainda mais algumas habilidades de comportamento, certo? Estamos falando das soft skills, que definem a maneira como você vai lidar com o trabalho no dia a dia e já são prioridades para as companhias. Isso significa que elas precisam de colaboradores organizados, resilientes, focados, por exemplo, e também de um profissional adaptável.
Ao avaliarmos acontecimentos recentes, como a chegada da inteligência artificial, fica fácil entender por que as organizações precisam tanto da soft skill da adaptabilidade. Se antigamente muitas áreas, setores e profissões tinham trajetórias previsíveis e quase imutáveis, isso não é mais possível hoje em dia.
Todos, sem exceção, precisam saber lidar com mudanças repentinas e adversidades para sobreviver no mercado de trabalho. Afinal de contas, no meio de tantas transformações, a empresa precisa contar com colaboradores parceiros. Que vão respirar fundo, arregaçar as mangas e trabalhar, em conjunto, para superar todos os novos desafios e mudanças.
Sendo assim, se você deseja ser mais adaptável e ser ainda mais reconhecido pelo mercado de trabalho, vale a pena investir nessa competência emocional. Para isso, vamos te ajudar com uma lista que vai direto ao ponto. Com 6 dicas infalíveis, ela vai guiar o seu processo para adicionar mais uma soft skill ao currículo.
Profissional adaptável: como ser um em 6 etapas
1 – Desenvolva uma visão otimista sobre a vida
O primeiro passo é entender que a mãe da adaptabilidade é o otimismo. Pessoas que conseguem ver “o copo meio cheio”, enxergam oportunidades nos obstáculos e estão sempre esperançosas com o futuro, mesmo que tudo esteja de cabeça para baixo agora, costumam ser as mais adaptáveis.
Isso acontece porque elas são capazes de entender que, no fim das contas, tudo vai dar certo. Então, quando mudanças aparecem e deixam muitos colaboradores de cabelo em pé, elas são as primeiras a pensar no lado positivo. Agindo de forma estratégica para garantir o melhor resultado possível.
2 – Exponha-se a situações diferentes e fora da sua “zona de conforto”
Você já percebeu como é difícil experimentar novos sabores, quando você fica muito tempo provando apenas o mesmo? O seu cérebro acostuma com aquela única opção e fica “viciado”, então, é normal que ele estranhe um gosto diferente. Então, saiba que a mesma coisa acontece em muitos outros aspectos da vida.
Viver sempre as mesmas coisas, pegar o mesmo caminho, nunca viajar para lugares novos, deixar de conhecer pessoas e, enfim, nunca se expor ao novo e ao diferente, vão te “enrijecer”. Você fica menos flexível, não consegue ter uma mente aberta, quer que tudo sempre fique igual, porque é o que você já conhece, e cria aversão a novas possibilidades.
Deu para perceber que esse é o retrato de alguém nada adaptável no trabalho, certo? Por isso, sempre que possível se lembre de sair da “zona de conforto”. Conheça lugares, sabores e visões novas. Deixe seu cérebro se encantar com outras maneiras de pensar e ver o mundo. E veja a mágica acontecer também na vida profissional.
3 – Seja curioso e aprenda a explorar
Inclusive, uma ótima tática para conseguir se abrir para o novo é desenvolver um olhar curioso.
Quanto mais você se interessa pela vida e pelo mundo, mais você vai ter vontade de ver mais e entender mais. Logo, você vai desenvolver uma personalidade mais aventureira e exploradora, que quer matar essa curiosidade e acaba encontrando um universo de possibilidades no caminho.
Ademais, também é a curiosidade que vai fazer você estudar coisas novas na sua profissão. Encontrando novidades, jeitos diferentes de trabalhar, talvez uma transição de carreira e muitas ferramentas para lidar com situações de mudanças. Afinal de contas, quanto mais você sabe sobre a sua área, mais fácil é para se adaptar ao novo.
4 – Trabalhe a sua inteligência emocional
Ter inteligência emocional nada mais é do que saber lidar com os seus sentimentos e emoções. Então, em momentos mais difíceis, cheios de mudanças, desafios e obstáculos, conseguir entender e lidar com as suas emoções é muito valioso.
Dessa maneira, você vai conseguir focar no que realmente importa, dando a devida atenção à importância da adaptabilidade e conseguindo lidar, também, com tudo que acompanha as transformações, no nível psicológico.
5 – Fique de olho nas tendências e novidades na sua área
Sabia que se antecipar também é uma forma de conseguir ser flexível? Afinal de contas, quando você acompanha o mercado, sabe quais são as tendências e as novidades da área, você aumenta as chances de já saber, de antemão, o que pode acontecer no seu trabalho.
Então, quando as mudanças chegarem, isso não vai ser um baque. Você já estará preparado para trabalhar no meio das transformações, sabendo, inclusive, o que fazer para que esse momento seja o mais tranquilo possível.
6 – Esteja sempre em busca de atualização e novos conhecimentos
Para finalizar, além de saber as tendências e novidades, é fundamental estar atualizado.
Quanto mais você sabe sobre as metodologias e técnicas atuais da sua profissão, mais fácil serão as mudanças para você. Que aprendeu conhecimentos novos, desenvolveu habilidades valiosas e se colocou em um lugar de aprendiz, entendendo que sempre podemos aprender mais para entregar um trabalho melhor.
Assim, as mudanças serão naturais para você, que não se deixará abalar por modificações no trabalho. Então, aproveite o momento e conheça os cursos de pós-graduação online da Anhanguera e termine em menos de um ano. Esse é o investimento que você precisa para alavancar sua carreira, sendo um profissional adaptável e pronto para os desafios do mercado de trabalho.