Liderança autêntica: o que é, importância e como ser uma

liderança autêntica

Você já ouviu falar de liderança autêntica? Esse estilo tem como base a honestidade e a transparência. Envolve agir com propósito, seguindo valores. Neste guia completo, você descobre mais sobre esse conceito, qual a importância e o que fazer para se tornar um líder autêntico.

As coisas mudaram no ambiente corporativo, e a liderança já não precisa ser distante e inacessível. Na verdade, quanto mais humana e transparente, melhor para o relacionamento da equipe e, consequentemente, para o próprio funcionamento da empresa.

Então aderir a uma liderança autêntica é sinônimo de abraçar a modernidade em prol de um cenário muito mais favorável para a qualidade de vida de todos os envolvidos.

O que é ser um líder autêntico?

O líder autêntico tem o propósito de inspirar confiança e criar conexões com a equipe, guiando com empatia. O segredo da autenticidade é ser fiel a si mesmo e agir pensando no melhor interesse da equipe e organização.

É um líder que prioriza o bem-estar, sabe reconhecer as dores e as necessidades do outro e não se rende às tentações de seguir motivações egoístas.

Existem diversos tipos de liderança, e a autêntica se distingue de outros estilos ao priorizar a coerência entre valores e ações, além de um foco em criar conexões. 

De forma mais resumida, a autenticidade como estilo de liderança se destaca por unir emoção e ética, oferecendo uma abordagem mais completa e alinhada com as demandas do mundo de hoje.

Características de um líder autêntico

Na teoria, ser um líder autêntico pode parecer fácil e natural. No entanto, é um processo a ser colocado em prática diariamente, principalmente diante de dilemas e desafios. Algumas habilidades e comportamentos podem ajudar a construir esse líder:

Coerência

A coerência está entrelaçada com a autenticidade. As ações e os discursos devem estar sempre alinhados com os valores. Um líder autêntico tem consistência em sua conduta. É isso o que ajuda a fortalecer a confiança da equipe.

Empatia

Como já mencionamos, o líder autêntico deve saber se colocar no lugar do outro — entender e respeitar os diferentes pontos de vista, ocasionais limitações e vulnerabilidades. 

É aí que entra a empatia, uma competência que envolve deixar de olhar para si mesmo e ampliar essa visão, entender que o mundo não é feito só das nossas necessidades. 

Inteligência emocional

Para ser autêntico, o líder também precisa ser maduro e ter inteligência emocional. Você já precisou trabalhar com um líder inseguro? 

Normalmente, essa insegurança traz comportamentos tóxicos, como egoísmo e até sabotagem. 

Para lidar com maestria com a equipe, o líder deve saber como enfrentar desafios sem cair.

Humildade

Ser um líder autêntico também é sinônimo de entender que ainda há muito o que aprender, e que, inclusive, é possível aprender com os demais membros da equipe. É reconhecer que não se sabe tudo, valorizar o feedback e estar disposto a aprender com os outros.

A importância da liderança autêntica no ambiente de trabalho

Quando há uma liderança autêntica, os laços de confiança entre líderes e equipes se estreitam. Isso acontece porque os funcionários se sentem mais seguros para compartilhar ideias e desafios.

Também é mais fácil aumentar o engajamento da equipe, de forma natural e espontânea. Um líder que demonstra genuinidade e empatia é capaz de motivar as pessoas a darem o melhor de si. O resultado disso é uma produtividade notavelmente maior.

Partindo do pressuposto de que um líder autêntico é seguro de si e tem inteligência emocional, também podemos dizer que a equipe fica mais segura. 

Esse estilo de liderança oferece uma base sólida para enfrentar incertezas, o que é muito importante em um cenário que muda com tanta rapidez, de forma tão repentina.

Ambiente positivo

Líderes autênticos conseguem criar um clima de respeito e bem-estar, em que as pessoas se sentem valorizadas. Na prática, esse comportamento reduz conflitos, aumenta a satisfação e promove um ambiente mais harmonioso e produtivo.

Desenvolvimento pessoal

O feedback honesto e o suporte individualizado fazem parte desse estilo de liderança. Por conta disso, os colaboradores conseguem identificar e desenvolver seus potenciais. 

Transparência

Esse estilo de liderança também abre portas para uma comunicação aberta e honesta, então cria uma cultura onde todos se sentem à vontade para compartilhar ideias, preocupações e sugestões. Isso incentiva a inovação e a resolução de problemas.

Talentos

Um grande dilema empresarial é encontrar e manter os talentos na equipe. Quando a liderança é autêntica e deixa o profissional à vontade para trabalhar, sem aquele clima pesado de cobranças e microgerenciamento, a tendência é que ele não queira sair da empresa.

Bem-estar e saúde mental

Uma liderança genuína elimina pressões desnecessárias, favorecendo a saúde mental e emocional dos colaboradores. Dessa maneira, o clima fica mais leve e produtivo.

Como ser uma liderança autêntica?

Adotar uma liderança autêntica exige autoconhecimento, prática e compromisso com o aprendizado contínuo. Como já mencionamos, é uma missão a ser cumprida dia após dia. 

Esse processo envolve disposição de ouvir, aprender e se adaptar às necessidades do ambiente e das pessoas que você lidera. Também é importante saber que a autenticidade na liderança não é sobre perfeição, mas sobre ser verdadeiro consigo mesmo e com os outros.

É um estilo de liderança que se traduz em comportamentos que refletem integridade e propósito. Evolui com o tempo, à medida que o líder se aprofunda no entendimento de si mesmo e de sua equipe.

Dito isso, vamos a um passo a passo do que você pode fazer para implementar a autenticidade na sua liderança:

1. Conheça a si mesmo

Na verdade, esse primeiro passo vale para qualquer estilo de liderança que você pensar em seguir. O líder precisa ter consciência dos próprios pontos fortes e do que ainda deve ser lapidado.

Por isso, frequentemente, faça uma análise sobre o seu próprio comportamento, suas habilidades e seu desempenho como líder com o decorrer do tempo.

É importante que esse autoconhecimento seja periódico porque, assim como o mundo à nossa volta, nós também mudamos o tempo todo, e precisamos estar cientes disso, acompanhando de perto cada fase em que nos colocamos.

2. Conheça a sua equipe

Além de saber quem é você, enquanto líder, também é necessário entender quem é a sua equipe. Qual a função de cada um? Quais são as principais habilidades de cada membro desse time?

Conhecer é a primeira iniciativa para criar laços com o grupo, e liderança autêntica é isso: não ter medo de criar uma verdadeira conexão com os colaboradores.

3. Tenha valores claros

São os seus valores que devem servir como guia para suas decisões e ações. Para garantir uma liderança autêntica, seja transparente sobre o que você acredita, e alinhe essas crenças ao comportamento no ambiente de trabalho. Isso cria uma base sólida de credibilidade.

4. Saiba dialogar (e principalmente ouvir)

É claro que se comunicar bem e conseguir expressar as próprias ideias é uma parte muito importante de uma boa liderança. No entanto, no caso do líder autêntico, é interessante saber ouvir o que as outras pessoas têm a dizer. É dessa forma que se coloca em prática as habilidades voltadas à empatia.

5. Confie na sua equipe para que eles confiem em você

A liderança autêntica é muito sobre confiança. Como você espera que sua equipe confie em você, se você não confia neles? Então um passo muito importante nessa jornada é ser transparente em suas decisões e deixar todos informados sobre o que está acontecendo.

Quando a equipe sente que tem a sua confiança e que realmente tem seu papel de importância na empresa, as relações ficam muito melhores.

6. Não tenha medo de ser vulnerável e acessível

A confiança está diretamente relacionada com a vulnerabilidade. Quando confiamos em alguém, de certa forma, baixamos a guarda. Muitos líderes têm medo de fazer isso, mas o líder autêntico não deve ter esse medo. Pelo contrário: deve ser acessível e transmitir segurança para a equipe.

7. Faça sempre o que é certo, e não o que é fácil

Nem sempre o caminho correto é o mais fácil, mas ser um líder autêntico significa fazer o certo mesmo que isso seja mais trabalhoso e mais difícil. A ética deve ser o principal pilar de sua liderança.

8.  Seja um exemplo a ser seguido

A diferença entre líder e chefe é que o chefe só delega, enquanto o líder se torna um verdadeiro exemplo a ser seguido. Faça isso ao tratar todos com respeito, do mesmo jeito que você espera ser tratado, e ao fazer o seu trabalho com empenho e dedicação.

Liderar pelo exemplo cria um ambiente de respeito e admiração, em que os colaboradores se sentem motivados a espelhar suas atitudes. Dessa forma, você consegue fortalecer a confiança e estabelecer um padrão de integridade por toda a equipe.

9. Pense nos outros

Coloque as necessidades da equipe acima das suas. O egoísmo não combina com uma liderança autêntica. Pense que o seu time precisa de você na linha de frente.

10. Esteja aberto ao aprendizado

A humildade de um líder autêntico também está em reconhecer a importância do aprendizado constante. Invista em uma especialização e em conhecimentos que possam te tornar um profissional exemplar. 

Podemos concluir que a liderança autêntica é uma forma de liderar baseada na integridade, empatia e alinhamento entre valores pessoais e ações. 

No ambiente de trabalho, gera um clima positivo e contribui para o bem-estar. Para se tornar um líder autêntico, você precisa conhecer muito bem a si mesmo e a equipe, ser transparente e não ter medo de criar vínculos. 

Também cabe, aqui, buscar o aprendizado contínuo. Para isso, fica nossa última dica: explore os cursos de MBA e pós-graduação Anhanguera.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!